Estado injeta 55 milhões de euros na CP em quase meio ano

Nos primeiros cinco meses deste ano, a CP já recebeu injeções de capital público no valor de 55 milhões de euros para pagar dívidas, fazer investimentos e pagar remunerações a funcionários.

Segundo o Público, que teve por base o relatório dos resultados semestrais da ferroviária, só nos primeiros cinco meses de 2018, o Estado já injetou 54,9 milhões de euros na CP.

Em junho foi feito um aumento de capital no valor de 32 milhões, dos quais 14 milhões foram realizados em junho e os restantes 18 milhões serão feitos em setembro. Esta injeção acumula com o aumento de capital em fevereiro, no valor de 22,9 milhões.

De acordo com a empresa, citada pelo jornal, estes aumentos de capital foram decididos “para suprir as necessidades correntes do serviço de dívida, investimento e alguns gastos com pessoal relacionados com o acordo histórico de abonos variáveis”.

O diário escreve que foi devido a esta injeção de capital que a dívida remunerada do grupo CP sofreu uma redução de 12,7 milhões de euros, na sequência da amortização de um empréstimo contraído junto do Banco Europeu de Investimento (BEI). Esta redução colocou o valor da dívida total da ferroviária nos 2,6 mil milhões de euros.

De acordo com o Público, em 2017, a CP recebeu seis aumentos de capital por parte do Estado num total de 516 milhões de euros.

De acordo com os auditores, “o grupo tem vindo a acumular resultados líquidos negativos consecutivos, de montante significativo, apresentando em 30 de junho de 2018 um total de capital próprio negativo de 2,246 mil milhões de euros“.

Por sua vez, o conselho fiscal destaca na sua análise às contas que a continuidade da atividade da CP “depende, não só do suporte financeiro por parte do Estado, mas também do impacto dos constrangimentos decorrentes do adiamento da concretização dos investimentos no rejuvenescimento do material circulante, na infra-estrutura ferroviária, e do reforço da força de trabalho especializada”, sobretudo na manutenção.

No primeiro semestre deste ano, a empresa já tem um prejuízo de 55,3 milhões de euros, uma melhoria de 4,6% face ao prejuízo de 57,9 milhões registado no mesmo período do ano anterior, de acordo com as contas semestrais publicadas na terça-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …