Estado deu mais de 2,4 mil milhões em benefícios fiscais a empresas e entidades públicas

Manuel de Almeida / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Mais de 35 mil beneficiários, nomeadamente a EDP e as Câmaras de Lisboa e do Porto, beneficiaram de quase 2.500 milhões de euros de isenções e benefícios fiscais, em 2016, implicando impostos como IRC, IMI, IMT, IVA e outros.

O Público refere que o Estado abdicou de uma receita fiscal superior em 600 milhões de euros ao valor de 2015, ano em que o total dos benefícios fiscais concedidos se situou nos 1.875 milhões de euros.

As isenções de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) surgem à cabeça no alívio concedido às empresas e a diversas entidades públicas, num valor de 875 milhões de euros. Os benefícios em termos de IRC resultaram numa poupança para as empresas de 831 milhões de euros.

No topo da lista dos beneficiários, no capítulo do IMI, aparece a Câmara Municipal do Porto que “poupou” 87,9 milhões de euros. A Câmara Municipal de Lisboa recebeu benefícios de 44,9 milhões de euros.

Entre os dez primeiros mais beneficiados por estas isenções surge a EDP Gestão da Produção de Energia que, segundo o Público, poupou uma verba superior a 36 milhões de euros. Já a EDP Distribuição e a EDP Renováveis somam, juntas, benefícios fiscais na ordem dos 39 milhões de euros.

A TAP, o BCP, o Santander Totta, o Novo Banco e a Caixa Económica Montepio Geral estão também entre as entidades que contaram com estes benefícis fiscais, ao longo de 2016.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Impostos perdoados a quem muito cobra. Retirar o imposto que está a mais nos combustíveis nada. Mas ainda vão parar ao poleiro outra vez.

RESPONDER

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …

39 pessoas encontradas mortas dentro de um camião no Reino Unido

Um camião foi encontrado, esta quarta-feira, em Essex, no Reino Unido, com 39 pessoas sem vida no seu interior. O condutor já foi detido. Segundo o The Guardian, as autoridades britânicas já iniciaram uma investigação, depois …

Hospital das Forças Armadas não operou um único doente do SNS

O Hospital das Forças Armadas (HFAR) ainda não apresentou qualquer candidatura para ser “convencionado pelo Serviço Nacional de Saúde”. No ano passado, os ministérios da Defesa e da Saúde assinaram um acordo para que o Hospital …