Estado dá garantia de quatro mil milhões de euros à Lone Star

Tiago Petinga / Lusa

-

O Lone Star vai controlar 75% do Novo Banco após injeção de mil milhões de euros e vai beneficiar de uma garantia pública, através do Fundo de Resolução, de quatro mil milhões para cobrir riscos de crédito.

O investidor norte-americano vai reforçar o capital do Novo Banco em mil milhões de euros em duas fases: vai injetar 750 milhões de euros e, dois anos depois, aplicará mais 250 milhões.

A notícia é adiantada pelo jornal Eco, que destaca que o Estado vai ficar com 25% das ações, através do Fundo de Resolução, e, em simultâneo, vai prestar uma “garantia” de quase quatro mil milhões de euros sobre os ativos considerados problemáticos e que estão integrados no chamado ‘side bank‘.

Desde o início das negociações entre o Banco de Portugal e a Lone Star, as garantias públicas foram o principal ponto de discussão. O ministro das Finanças, Mário Centeno, alertou que não poderia haver uma garantia do Estado.

Segundo o Eco, essa contragarantia do Estado sobre uma garantia do Fundo de Resolução na venda do Novo Banco caiu, como era exigido – mas a garantia do Fundo de Resolução não. E, sendo que o Fundo de Resolução é gerido e foi criado pelo Estado pode haver um risco de responsabilidades futuras associadas a este negócio.

No entanto, adianta o Observador, como Fundo de Resolução não tem dinheiro, poderá haver necessidade de usar fundos públicos, o que poderá constituir um “perigo” para os contribuintes.

O Estado não vai ter direito a voto nem administradores mas, ao prestar uma garantia de quase quatro mil milhões vai ter uma palavra na gestão e venda do ‘side bank’, para garantir que o Lone Star seja impedido de vender os ativos problemáticos sem controlo de quem presta a garantia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quase que então poderia ser ao contrário… 25% para a Lone Star, e 75% para o Estado Português.
    Se eles irão ter lucros no futuro porque não o Estado Português?

RESPONDER

Governo britânico rejeita "prazo artificial" para apresentar alternativas ao acordo do Brexit

O Governo britânico respondeu esta quinta-feira às exigências finlandesas e francesas. Só irá apresentar soluções escritas "quando estiver pronto". "Iremos apresentar soluções escritas e formais quando estivermos prontos - não em função de um prazo artificial …

Griezmann negociou comissões com o Barcelona antes do fim da época

A imprensa espanhola teve acesso a e-mails que mostram que o jogador e o Barcelona já negociavam o pagamento das comissões relativas à sua transferência antes do final da época.  O El Mundo revela, esta sexta-feira, …

Irão promete "guerra total" caso o país seja alvo de um ataque

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, disse na quinta-feira que o país quer evitar um conflito, mas prometeu uma "guerra total" caso os Estados Unidos (EUA) ou a Arábia Saudita ataquem o Irão. "Estou …

Rui Pinto entrou 307 vezes no sistema informático da PGR e espiava o próprio processo

Rui Pinto foi acusado de 147 crimes, destacando-se as 307 vezes que entrou no sistema informático da Procuradoria-Geral da República. O hacker espiou o seu próprio processo e sabia que estava a ser investigado pela …

Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Executivo

O Governo já recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades familiares. António Costa diz que está "a ler e a apreciar" o parecer. Esta quinta-feira, o Governo recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da …

Eduardo Cabrita mantém confiança no presidente da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna diz que mantém "plena confiança" no presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que foi constituído arguido no âmbito da investigação ao negócio das golas antifumo. "O Ministro …

Zidane tem lugar em risco em Madrid (e Mourinho pode ser o seu sucessor)

A imprensa espanhola adianta que Zinedine Zidane pode estar de saída do Real Madrid. José Mourinho, Massimiliano Allegri e Xabi Alonso são alguns dos nomes na lista. Segundo O Jogo, que cita o jornal espanhol Marca, …

Gantz recusa proposta de Netanyahu para formar Governo de unidade nacional

Benjamin Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Benny Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Os resultados finais das eleições desta terça-feira ainda não são conhecidos. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou …

Barcelona será o primeiro clube a superar receitas de mil milhões de euros

O FC Barcelona anunciou hoje que vai ultrapassar os mil milhões de euros em receitas na presente época, tornando-se o primeiro clube de futebol da história a ultrapassar essa marca. De acordo com as informações prestadas …

"Esta solução de Governo foi construída apesar do Bloco de Esquerda"

A apenas duas semanas das eleições legislativas, António Costa voltou a atacar o Bloco de Esquerda. Em relação ao PCP, o primeiro-ministro manteve o tom ameno. No podcast de Daniel Oliveira, Perguntar Não Ofende, António Costa …