Estado dá garantia de quatro mil milhões de euros à Lone Star

Tiago Petinga / Lusa

-

O Lone Star vai controlar 75% do Novo Banco após injeção de mil milhões de euros e vai beneficiar de uma garantia pública, através do Fundo de Resolução, de quatro mil milhões para cobrir riscos de crédito.

O investidor norte-americano vai reforçar o capital do Novo Banco em mil milhões de euros em duas fases: vai injetar 750 milhões de euros e, dois anos depois, aplicará mais 250 milhões.

A notícia é adiantada pelo jornal Eco, que destaca que o Estado vai ficar com 25% das ações, através do Fundo de Resolução, e, em simultâneo, vai prestar uma “garantia” de quase quatro mil milhões de euros sobre os ativos considerados problemáticos e que estão integrados no chamado ‘side bank‘.

Desde o início das negociações entre o Banco de Portugal e a Lone Star, as garantias públicas foram o principal ponto de discussão. O ministro das Finanças, Mário Centeno, alertou que não poderia haver uma garantia do Estado.

Segundo o Eco, essa contragarantia do Estado sobre uma garantia do Fundo de Resolução na venda do Novo Banco caiu, como era exigido – mas a garantia do Fundo de Resolução não. E, sendo que o Fundo de Resolução é gerido e foi criado pelo Estado pode haver um risco de responsabilidades futuras associadas a este negócio.

No entanto, adianta o Observador, como Fundo de Resolução não tem dinheiro, poderá haver necessidade de usar fundos públicos, o que poderá constituir um “perigo” para os contribuintes.

O Estado não vai ter direito a voto nem administradores mas, ao prestar uma garantia de quase quatro mil milhões vai ter uma palavra na gestão e venda do ‘side bank’, para garantir que o Lone Star seja impedido de vender os ativos problemáticos sem controlo de quem presta a garantia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quase que então poderia ser ao contrário… 25% para a Lone Star, e 75% para o Estado Português.
    Se eles irão ter lucros no futuro porque não o Estado Português?

RESPONDER

Nova Zelândia decreta em junho erradicação de contágios. Está há 13 dias consecutivos sem novos casos

A Nova Zelândia, país que tem sido apontado internacionalmente como exemplar no combate à pandemia de covid-19, prevê decretar a “erradicação da doença” no país no próximo dia 15 de junho. A informação foi avançada esta …

Secretário da Defesa discorda de Trump no envio de tropas para conter distúrbios. Aliados europeus afastam-se

O Secretário norte-americano da Defesa, Mark Esper, rompeu na quarta-feira com o Presidente, Donald Trump, no apoio ao envio das forças armadas para as cidades e os estados que se recusarem "a tomar as medidas …

Vai "nascer" em Arouca a maior ponte suspensa do mundo. É a esperança para fazer renascer o turismo

O Turismo de Arouca está a enfrentar dificuldades devido à quebra gerada pela pandemia, mas os empresários aguardam com expectativa a abertura daquela que será a maior ponte suspensa do mundo, já descrita como "extraordinária". Ainda …

"Será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na região de Lisboa

O presidente da Associação dos Médicos de Saúde Pública, Ricardo Mexia, considerou que "será difícil não voltar a adiar a abertura" dos centros comerciais na Grande Lisboa, tendo em conta os números da região nos …

Atraso na partilha de informação. Responsáveis da OMS recusam responder a perguntas sobre China

Os mais altos responsáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS) recusaram-se esta quarta-feira a responder diretamente a perguntas sobre um atraso da China na partilha do mapa genético do novo coronavírus com a agência. Três perguntas …

Espanha reabre fronteiras a 22 de junho. Portugal diz que ainda não há uma decisão tomada

Espanha vai reabrir as fronteiras com Portugal e França a 22 de junho. O país tinha planeado abrir as fronteiras ao turismo estrangeiro a 1 de julho, mas decidiu adiantar a data. Porém, Portugal diz …

Conceição critica arbitragem, mas em Espanha fala-se de penálti de Pepe "que roça o escândalo"

Os 'dragões' perderam no primeiro jogo após a retoma do campeonato. Sérgio Conceição deixou críticas à arbitragem, mas em Espanha fala-se de um penálti escandaloso... de Pepe. O FC Porto ficou com a liderança da I …

Redução do IVA, abono para crianças e incentivos para comprar elétricos. O plano de 130 mil milhões de Merkel

A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou esta quinta-feira um pacote de estímulo de 130 mil milhões de euros para este ano e 2021, para impulsionar a economia do país, duramente atingida pela pandemia de covid-19. Entre …

De Jorge Jesus a Bruno de Carvalho. Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades

O português Rui Pinto terá espiado 72 pessoas e entidades, acusa o Tribunal da Relação de Lisboa. A defesa do denunciante criticou a manutenção da prisão preventiva. De acordo com o acórdão do Tribunal da Relação …

Empresas podem manter lay-off até ao fim de setembro. Apoio pode chegar a 85% do salário

Os traços gerais do plano do Governo para a retoma da economia e para tentar travar a escalada do desemprego foram apresentados aos parceiros sociais, esta terça-feira, por Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade …