Estado ignorou alertas de “risco de fraude” na CGD durante sete anos

O risco de fraudes e erros na gestão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) já tinha sido identificado pelo órgão de fiscalização do banco desde 2007, mas os alertas não tiveram a devida atenção e acompanhamento até 2014.

Os alertas foram feitos, mas entre 2007 e 2014, nem os diferentes governos nem a administração da Caixa Geral de Depósitos deram a devida atenção ao que dizia o órgão de fiscalização do banco. O risco de fraudes e erros foram identificados pelo Revisor Oficial de Contas (ROC) da CGD, mas não tiveram acompanhamento do supervisor, segundo os relatórios e contas do banco do Estado. A notícia é avançada pelo Jornal Económico.

O ROC da Caixa alertou, em 2007, para o risco de “fraudes ou erros” poderem ocorrer sem serem detetados devido às limitações do sistema de controlo interno (SCI) do banco público nas áreas de gestão de risco, compliance e auditoria interna.

Este alerta surgiu na administração da CGD liderada por Carlos Santos Ferreira, o qual recusou fazer qualquer comentário ao mesmo jornal. O aviso do ROC acabou também por não merecer a devida atenção do governo da altura, chefiado por José Sócrates, e pelo Banco de Portugal (BdP), então liderado por Vítor Constâncio.

Durante o período em causa, dois primeiros-ministros diferentes chefiaram o governo em Portugal. Até 2011, o chefe do executivo era o socialista José Sócrates, sucedido nesse ano por Pedro Passos Coelho, do PSD. Mas não foram apenas os governos a ignorar os alertas do ROC da Caixa.

Também o BdP não deu atenção aos avisos do órgão de fiscalização do banco. Neste caso, apesar de instruções do supervisor, em 2008, para reforço do sistema de controlo interno, no final de 2015 continuavam a persistir falhas nos procedimentos internos. Esta situação traduziu-se num aumento grave da exposição da CGD ao risco, tal como a EY assinalou na versão preliminar da auditoria à gestão da Caixa.

Na quinta-feira passada, Mário Centeno, ministro das Finanças, foi ao parlamento pela segunda vez em menos de uma semana para responder sobre a auditoria da EY que identificou os negócios ruinosos do banco público entre 2000 e 2015.

Nesse mesmo dia, depois de na conferência de líderes de quarta-feira o Presidente da Assembleia da República ter pedido aos grupos parlamentares para chegarem a consenso quanto ao âmbito de uma nova Comissão Parlamentar de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos, PS, PSD, Bloco de Esquerda e CDS entenderam-se e chegaram a um texto comum. O PCP é o único partido que fica fora desta equação.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Claro que o contribuinte paga e vai continuar a pagar enquanto decidir com o seu voto que os partidos que governam propõem manter a CGD pública a fazer exactamente a mesma coisa que os privados. Não faz nem mais barato nem melhor, só assegura tacho.

  2. País de Maravilha para a corrupção e impunidade! E claro que assim vai continuar pois quem para lá vai já sabe como funciona o sistema!

  3. Nao me admira que toda a gente soubesse e ninguem fez nada, pudera, íam dar cabo da galinha dos ovos de ouro. O que sabemos é que o roubo aconteceu, pronto, já pagamos o roubo, o que é preciso agora é tornar publico o nome dos gatunos, para que os seus nomes e caras sejam conhecidos dos Portugueses, mas nao são só os gatunos mas todos aqueles a quem os amigos gatunos emprestaram dinheiro quase a fundo perdido. Os tribunais têm que fazer justiça, e ao recusar-se a faze-la a justiça tem de passar para as maos dos populares e fazerem caça ao pato. A nivel de decedores é verdade ou nao que o joe verardo deve uns milhoes bastantes grandes ao banco??? A ser vedade porque a justiça nao vai buscar o seu patrimonio, casas, carros, o museu, as obras de arte, ese mesmo assim nao pagar o que recebeu metem-no na cadeia por muitos anos, agora ar nas ruas livremente a respirar o ar puro que eu respiro, nao. Concluindo, isto só endireita quando for a tiro.

    • Não tão simples como tudo isso. A caixa emprestou ao Berardo como ao fino milhões para comprar ações do BCP, com garantia das próprias ações. Quem é o maior culpado? Quem pediu o empréstimo ou o bandido que lho emprestou sem garantias como se estivesse a emprestar dinheiro dele? Esses é que deveriam ir para a pildra e apodrecer lá. O pior descalabro na Caixa é o tempo do Santos Ferreira e do Vara.

    • Eu acho que o tribunal de contas serve para levantar lebres tardiamente e aplicar umas multas simbólicas aos incompetentes e ladrões. Assim do tipo. Esbanjaste milhões do Erário Público pagas dez euros de multa.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …