Ao primeiro dia de campanha, Catarina e Jerónimo já trocam farpas

Esquerda.Net / Flickr

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A paz no seio da geringonça parece “ferida de morte” depois das declarações azedas trocadas entre Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, líderes de PCP e Bloco de Esquerda. E tudo por causa das eleições autárquicas.

Jerónimo de Sousa arrancou a campanha eleitoral da CDU, nesta terça-feira, em defesa dos autarcas e do trabalho desenvolvido a nível local, acusando Catarina Martins de “ignorância”.

“Aos que por ignorância ou verbalismo atiram pedras para o ar, podemos assegurar que os eleitos da CDU nunca faltaram, em maioria ou minoria, à defesa dos interesses dos trabalhadores e das populações”, afirmou Jerónimo de Sousa, num almoço-comício numa quinta dos arredores de Tomar, Santarém.

Esta foi a reacção do líder comunista às palavras de Catarina Martins que, na Marinha Grande (Leiria), se tinha manifestado “absolutamente chocada” com o “silêncio cúmplice” da generalidade das autarquias com a “destruição” de serviços públicos.

“Eles têm um pouco a síndrome da raposa, que vê um cacho de uvas, salta três vezes e não as apanha. Então, vira-se de costas, de forma desdenhosa, e diz: estão verdes, não prestam’. É a mesma concepção que têm em relação às autarquias”, respondeu Jerónimo de Sousa, referindo-se à pouca presença do BE a nível autárquico.

“Eu critiquei autarcas que se calaram perante as maldades da troika”, reagiu, a seguir, Catarina Martins, lamentando que não percebe “bem porquê”, “Jerónimo de Sousa tomou-lhe as dores e decidiu atacar o BE”.

“Nós temos outros adversários e temos também caminhos convergentes para fazer juntos”, atirou depois a bloquista, já num tom mais conciliador, no final do comício de terça-feira à noite da campanha autárquica em Gondomar, no distrito do Porto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fazem o papel deles…
    de dia discutem e atacam-se…
    à noite vão comer e beber todos juntos porque não podem “ferir de morte” os tachos e os interesses partidários e pessoais.

  2. Nunca faltaram aos direitos dos trabalhadores… dizem os mesmos que andaram apoiar greves nos transportes. Grande ajuda andar a bloquear o acesso ao trabalho. Isto já para não falar que independenmente da classe são trabalhadores na mesma mas estes só defendem a classe baixa e é sempre à pala da classe média. Querem baixar todos ao mesmo nível. Todos os partidos em Portugal têm defeitos mas estes dois (CDU e BE) são muito experientes em causar prejuizo.

  3. diz a moça fina de saia de xita ate aos pes, e rastafaris atados no alto da sua linda testa branca, ja viram estes ma(r)xistas, la por usarem gravata e terem foi se e martelo, pensam que tem mais direitos que nós meninas proletarias da av almirante reis por emprestimo…era o que faltava que venham insultar nos só porque nao vamos no comboio deles!!! ainda nao perceberem que queremos exatamente o mesmo , “obrigar ” o povónido a escolher entre a fome e a vontade de comer!!!!

RESPONDER

Catarina Martins considera que moção de censura "não é para ser levada a sério"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, considerou que a moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS-PP, "não é para ser levada a sério", acusando os centristas de contradições. Falando aos jornalistas à margem …

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …