Ao primeiro dia de campanha, Catarina e Jerónimo já trocam farpas

Esquerda.Net / Flickr

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

A paz no seio da geringonça parece “ferida de morte” depois das declarações azedas trocadas entre Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, líderes de PCP e Bloco de Esquerda. E tudo por causa das eleições autárquicas.

Jerónimo de Sousa arrancou a campanha eleitoral da CDU, nesta terça-feira, em defesa dos autarcas e do trabalho desenvolvido a nível local, acusando Catarina Martins de “ignorância”.

“Aos que por ignorância ou verbalismo atiram pedras para o ar, podemos assegurar que os eleitos da CDU nunca faltaram, em maioria ou minoria, à defesa dos interesses dos trabalhadores e das populações”, afirmou Jerónimo de Sousa, num almoço-comício numa quinta dos arredores de Tomar, Santarém.

Esta foi a reacção do líder comunista às palavras de Catarina Martins que, na Marinha Grande (Leiria), se tinha manifestado “absolutamente chocada” com o “silêncio cúmplice” da generalidade das autarquias com a “destruição” de serviços públicos.

“Eles têm um pouco a síndrome da raposa, que vê um cacho de uvas, salta três vezes e não as apanha. Então, vira-se de costas, de forma desdenhosa, e diz: estão verdes, não prestam’. É a mesma concepção que têm em relação às autarquias”, respondeu Jerónimo de Sousa, referindo-se à pouca presença do BE a nível autárquico.

“Eu critiquei autarcas que se calaram perante as maldades da troika”, reagiu, a seguir, Catarina Martins, lamentando que não percebe “bem porquê”, “Jerónimo de Sousa tomou-lhe as dores e decidiu atacar o BE”.

“Nós temos outros adversários e temos também caminhos convergentes para fazer juntos”, atirou depois a bloquista, já num tom mais conciliador, no final do comício de terça-feira à noite da campanha autárquica em Gondomar, no distrito do Porto.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fazem o papel deles…
    de dia discutem e atacam-se…
    à noite vão comer e beber todos juntos porque não podem “ferir de morte” os tachos e os interesses partidários e pessoais.

  2. Nunca faltaram aos direitos dos trabalhadores… dizem os mesmos que andaram apoiar greves nos transportes. Grande ajuda andar a bloquear o acesso ao trabalho. Isto já para não falar que independenmente da classe são trabalhadores na mesma mas estes só defendem a classe baixa e é sempre à pala da classe média. Querem baixar todos ao mesmo nível. Todos os partidos em Portugal têm defeitos mas estes dois (CDU e BE) são muito experientes em causar prejuizo.

  3. diz a moça fina de saia de xita ate aos pes, e rastafaris atados no alto da sua linda testa branca, ja viram estes ma(r)xistas, la por usarem gravata e terem foi se e martelo, pensam que tem mais direitos que nós meninas proletarias da av almirante reis por emprestimo…era o que faltava que venham insultar nos só porque nao vamos no comboio deles!!! ainda nao perceberem que queremos exatamente o mesmo , “obrigar ” o povónido a escolher entre a fome e a vontade de comer!!!!

RESPONDER

FC Porto contra-ataca acusações do Benfica com "palha para burros"

O FC Porto reagiu às acusações do SL Benfica de pressão às equipas de arbitragem, argumentando com várias suspeitas de corrupção que os 'encarnados' estão envolvidos. A troca de galhardetes entre FC Porto e SL Benfica …

OE2020. PSD Madeira não avisou direção de Rio sobre eventual voto a favor

A direção nacional do PSD foi apanhada de surpresa pelo anúncio de um possível voto favorável do PSD Madeira ao Orçamento do Estado para 2020. Em declarações à SIC, a direção de Rui Rio diz que …

Estado quer retomar Campus da Justiça no Porto

Na reunião de câmara desta segunda-feira, Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, revelou que o Estado tem intenção de retomar o projeto do Campus da Justiça na Quinta de Santo António, no Porto, cuja primeira pedra …

As tartarugas-gigantes podem aprender coisas (e lembrar-se durante anos)

Um novo estudo sugere que as tartarugas-gigantes podem ser treinadas e lembrar-se daquilo que aprenderam durante vários anos. De acordo com o IFLScience, uma nova pesquisa mostra como as tartarugas-gigantes podem aprender novas tarefas e até …

Avião chileno desaparece com 38 pessoas a bordo a caminho da Antártida

A Força Aérea do Chile anunciou ter perdido "o contacto via rádio" com um avião militar C130 com 38 pessoas a bordo, que descolou de Punta Arenas, sul do país, para uma base na Antártida. "Um …

Tiroteio num hospital da República Checa faz pelo menos seis mortos. Atacante suicidou-se

Pelo menos seis pessoas morreram esta terça-feira num tiroteio no hospital da cidade de Ostrava, no nordeste da República Checa, de acordo com o ministro da Saúde Adam Vojtech. O autor do ataque suicidou-se. O tiroteio …

Genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra

Através da análise do genoma de dois tipos de algas, uma equipa de investigadores concluiu que genes alienígenas das bactérias ajudaram as plantas a conquistar a terra. Cientistas analisaram o genoma de uma rara alga encontrada …

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …