Lay-off mas sem cortes, suspensão do PEC e fundo de tesouraria. As exigências da esquerda para o Suplementar

António Cotrim / Lusa

Esta segunda-feira, António Costa esteve reunido com os parceiros da esquerda e, no plano de recuperação, já há medidas prometidas, alinhadas e muitas exigências.

O primeiro-ministro apresentou, esta segunda-feira, em São Bento, os planos do Governo para o programa de estabilidade económica e social e ouviu os seus antigos parceiros de coligação parlamentar, que levaram muitas exigências debaixo do braço para viabilizar o Orçamento Suplementar.

Entre as exigências estão o apoio ao emprego, mas sem perda de salário; o adiamento do pagamento especial por conta (PEC); e contribuições solidárias por parte dos setores menos afetados pela pandemia, adianta o ECO.

O primeiro partido a ser recebido por António Costa foi o PCP, que saiu da reunião com a certeza de que o Governo está a ponderar “três ou quatro medidas importantes” para os comunistas. No entanto, o partido de Jerónimo de Sousa não revelou quais.

Apesar de não ter descortinado o que se debateu em São Bento, Jerónimo de Sousa não quer que o lay-off simplificado seja prolongado para lá de junho. O PCP quer medidas de apoio ao emprego, mas rejeita a prorrogação do lay-off tal como está desenhado, argumentando que os trabalhadores não podem ter cortes salariais ad eternum.

A questão do lay-off integra também as prioridades do Bloco de Esquerda. Na reunião desta segunda-feira, Catarina Martins exigiu que a nova medida de apoio ao emprego pague o salário a 100% e que assegure a proteção dos trabalhadores a prazo ou dos precários.

A líder bloquista referiu ainda que é preciso continuar a garantir o direito à habitação e aos bens essenciais (água, luz, gás e comunicações), tendo o Governo sinalizado que “algumas” destas medidas “iam avançar muito em breve”.

O Bloco quer também aumentar a receita do Estado através da criação de contribuições solidárias para os setores menos afetados pela pandemia e cujas empresas continuam com lucros avultados.

O partido considera ainda que as empresas, principalmente as PME, não devem ser prejudicadas com a obrigação de fazer o pagamento especial por conta (PEC) partindo do princípio que estas terão os lucros que tiveram no ano passado, o que não deverá verificar-se na maioria dos casos.

À saída da reunião, o deputado do PEV, José Luís Ferreira, adiantou que o Governo terá demonstrado abertura para suspender o pagamento por conta do IRC para as PME, apesar de ainda não ter sido firmado qualquer compromisso.

O PEV avançou ainda com a proposta de criação de um fundo de tesouraria para as empresas que permita assegurar o pagamento de salários, rendas e de outros custos fixos, com um período de carência de cerca de dois anos e uma taxa de juro zero. Segundo o partido, o Governo mostrou “recetividade”.

Todos os partidos saíram de São Bento a garantirem que o Executivo se mostrou recetivo às suas propostas, mas, para já, nada está completamente fechado. Esta terça-feira, António Costa reúne-se com as bancadas do PS e dos partidos à direita deste.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …