Lay-off mas sem cortes, suspensão do PEC e fundo de tesouraria. As exigências da esquerda para o Suplementar

António Cotrim / Lusa

Esta segunda-feira, António Costa esteve reunido com os parceiros da esquerda e, no plano de recuperação, já há medidas prometidas, alinhadas e muitas exigências.

O primeiro-ministro apresentou, esta segunda-feira, em São Bento, os planos do Governo para o programa de estabilidade económica e social e ouviu os seus antigos parceiros de coligação parlamentar, que levaram muitas exigências debaixo do braço para viabilizar o Orçamento Suplementar.

Entre as exigências estão o apoio ao emprego, mas sem perda de salário; o adiamento do pagamento especial por conta (PEC); e contribuições solidárias por parte dos setores menos afetados pela pandemia, adianta o ECO.

O primeiro partido a ser recebido por António Costa foi o PCP, que saiu da reunião com a certeza de que o Governo está a ponderar “três ou quatro medidas importantes” para os comunistas. No entanto, o partido de Jerónimo de Sousa não revelou quais.

Apesar de não ter descortinado o que se debateu em São Bento, Jerónimo de Sousa não quer que o lay-off simplificado seja prolongado para lá de junho. O PCP quer medidas de apoio ao emprego, mas rejeita a prorrogação do lay-off tal como está desenhado, argumentando que os trabalhadores não podem ter cortes salariais ad eternum.

A questão do lay-off integra também as prioridades do Bloco de Esquerda. Na reunião desta segunda-feira, Catarina Martins exigiu que a nova medida de apoio ao emprego pague o salário a 100% e que assegure a proteção dos trabalhadores a prazo ou dos precários.

A líder bloquista referiu ainda que é preciso continuar a garantir o direito à habitação e aos bens essenciais (água, luz, gás e comunicações), tendo o Governo sinalizado que “algumas” destas medidas “iam avançar muito em breve”.

O Bloco quer também aumentar a receita do Estado através da criação de contribuições solidárias para os setores menos afetados pela pandemia e cujas empresas continuam com lucros avultados.

O partido considera ainda que as empresas, principalmente as PME, não devem ser prejudicadas com a obrigação de fazer o pagamento especial por conta (PEC) partindo do princípio que estas terão os lucros que tiveram no ano passado, o que não deverá verificar-se na maioria dos casos.

À saída da reunião, o deputado do PEV, José Luís Ferreira, adiantou que o Governo terá demonstrado abertura para suspender o pagamento por conta do IRC para as PME, apesar de ainda não ter sido firmado qualquer compromisso.

O PEV avançou ainda com a proposta de criação de um fundo de tesouraria para as empresas que permita assegurar o pagamento de salários, rendas e de outros custos fixos, com um período de carência de cerca de dois anos e uma taxa de juro zero. Segundo o partido, o Governo mostrou “recetividade”.

Todos os partidos saíram de São Bento a garantirem que o Executivo se mostrou recetivo às suas propostas, mas, para já, nada está completamente fechado. Esta terça-feira, António Costa reúne-se com as bancadas do PS e dos partidos à direita deste.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pegadas com 120 mil anos mostram como é que os humanos saíram de África

Uma equipa de investigadores encontrou centenas de pegadas na Arábia Saudita que podem retratar como é que os antigos humanos saíram de África para a Eurásia. Há cerca de 120 mil anos, naquilo que hoje é …

Nélson Semedo oficializado no Wolves de Nuno Espírito Santo

O Wolverhampton oficializou esta quarta-feira nas redes sociais a contratação do português Nélson Semedo, que terminou o vínculo com o Barcelona. Depois de três épocas ao serviço da equipa catalã, o jogador de 26 anos …

Líder da JSD propõe aliança entre PSD, CDS e IL nas autárquicas de 2021

O líder da JSD, Alexandre Poço, apelou aos presidentes do PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberal para um acordo de centro-direita nas eleições autárquicas de 2021, sublinhando que o debate político está cada vez mais …

Jota não entra nas contas de Jesus. Florentino cada vez mais perto do Mónaco

Diogo Jota e Florentino Luís devem deixar a Luz nesta temporada por empréstimo, segundo escreve a imprensa desportiva esta quarta-feira. Jota deverá em breve deixar o Benfica e rumar a Inglaterra por empréstimo, avança o …

Se o próximo Orçamento for "mais do mesmo", PCP vota contra

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra. Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar …

Cientistas desenvolvem adesivo para verificar (sem dor) níveis de glicose

Cientistas desenvolveram um sensor que dizem poder penetrar a pele, sem dor associada, para conduzir testes de diagnóstico para condições de saúde como pré-diabetes. De acordo com o site Science Alert, a equipa de cientistas investigou …

Governo está "preparado" para estender moratórias (e não só)

Esta terça-feira, em entrevista à TVI, o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse que o Governo está "preparado para estender as moratórias bancárias" e lançar novas linhas de crédito. Pedro Siza Vieira, …

Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região

O presidente do Governo dos Açores anunciou esta terça-feira que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 …

Venezuela apela à denúncia de pessoas com sotaque estrangeiro no país

O Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), o partido do Governo do Presidente, Nicolás Maduro, apelou na terça-feira aos venezuelanos que informem sobre a presença no país de pessoas com sotaque estrangeiro. O pedido foi feito …

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos. A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser …