“Espírito anti-Costa” no Porto. Feridas das autárquicas não saram, mas Barbosa Ribeiro sai revitalizado

José Coelho / Lusa

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

O processo autárquico no Porto foi atribulado, mas o pós-eleições não tem sido mais sereno. António Costa e Manuel Pizarro foram duramente criticados, enquanto Tiago Barbosa Ribeiro recebeu vários elogios.

Na primeira reunião da concelhia do PS-Porto pós-autárquicas, António Costa foi duramente criticado pela forma como geriu o processo no norte. Em contraste, o candidato Tiago Barbosa Ribeiro foi bastante elogiado.

“Tiago Barbosa Ribeiro saiu em ombros e até os críticos o aplaudiram”, revelou fonte socialista ao jornal Público, acrescentando que o encontro ficou marcado por um “espírito anti-Costa”, “um espírito anti-Pizarro” e “anti-Eduardo Vítor Rodrigues”.

Relatos feitos ao diário revelaram que a concelhia se solidarizou com Tiago Barbosa Ribeiro pela forma como lidou com o processo autárquico no Porto. O candidato foi elogiado pela forma como respondeu às investidas do movimento de Rui Moreira, que acabou por vencer as eleições.

Sem maioria absoluta, o presidente da Câmara Municipal da Invicta teve de procurar um parceiro formal ou informal para governar. Os sociais-democratas acabaram por alinhar, num acordo fechado esta quarta-feira.

Antes, porém, Barbosa Ribeiro já se tinha posto de fora por entender que o PS não deve fazer nenhum acordo com o autarca.

De acordo com o Público, Manuel Pizarro e Rui Moreira já tinham abordado a possibilidade de se fazer um acordo entre o PS e o movimento independente em conversas não oficiais, mas a única forma de o acordo se concretizar era Tiago Barbosa Ribeiro abandonar a Câmara e as duas vereadoras que se seguem na lista – Maria Rosário Gamboa e Catarina Santos Cunha – assumirem pelouros.

No entanto, as duas eleitas disseram que não estão disponíveis para assumir funções executivas no novo mandato.

Segundo o que transmitiu na reunião da concelhia, Barbosa Ribeiro vai ocupar o seu lugar no executivo como vereador e fará uma oposição construtiva.Em situações como o orçamento da Câmara, por exemplo, o sentido de voto será previamente analisado na comissão política, uma forma de envolver o partido na decisão e de o corresponsabilizar.

Recorde-se que António Costa queria que o candidato ao Porto fosse José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS, mas o presidente da distrital, Manuel Pizarro, e Eduardo Vítor Rodrigues, que integra o secretariado da distrital, fizeram tudo para impedir que tal se concretizasse.

Costa acabou por anunciar que Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, seria o candidato à Invicta, mas não durou muito: bastaram 24 horas para que desistisse da candidatura.

Depois da tensão interna, Barbosa Ribeiro aceitou ir a votos. O secretário-geral do PS escolheu Vila do Conde para a apresentação dos candidatos do distrito, numa prova de que a polémica que envolveu a escolha do candidato à Câmara do Porto terá deixado marcas.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Do Porto, com amor.
    Tiago Barbosa recebe elogios???? De quem?
    Isto é o perigo da “esquerdização” radical que se está a verificar no PS.

RESPONDER

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …

França dá a partir de dezembro "cheque-combustível" de 100 euros

França vai dar a partir de dezembro um “cheque-combustível” único de 100 euros a cerca de 36 milhões de condutores que ganham menos de 2.000 euros por mês devido à escalada dos preços do gasóleo …

Parlamento aprova extinção do SEF

A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi aprovada na Assembleia da República, esta sexta-feira, com os votos a favor do PS, BE e da deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira. O texto final apresentado …