PS dividido entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro para a Câmara do Porto

Mário Cruz / Lusa

Depois da desistência de Eduardo Pinheiro, o PS volta a estar indeciso entre Manuel Pizarro e José Luís Carneiro para a candidatura à Câmara Municipal do Porto.

Pouco mais de 24 horas depois de ter sido escolhido e convidado a ser o cabeça de lista socialista à Câmara do Porto, Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, desistiu da candidatura.

“Recebi com orgulho o convite do presidente da federação distrital do Porto do PS para encabeçar a candidatura à Câmara Municipal do Porto, contudo, após reflexão cuidada, declinei hoje o convite que me foi endereçado”, afirma Eduardo Pinheiro num breve comunicado.

A sua escolha não foi vista com bons olhos internamente. As estruturas locais do PS terão sido apanhadas de surpresa com a notícia de que seria Eduardo Pinheiro a liderar a lista do partido à Câmara do Porto.

Sem Eduardo Pinheiro, o PS volta-se para duas opções que já tinham sido debatidas anteriormente: Manuel Pizarro e José Luís Carneiro.

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia e vice-presidente da federação distrital do PS-Porto, garante, ao JN, que Pizarro é “a solução natural e óbvia” para o Porto e que “estão reunidas as condições” para avançar.

Fonte da distrital diz ao matutino estarem “em curso contactos e reuniões para se apresentar um candidato nos próximos dias”.

Tanto a concelhia como a distrital do partido consideram que José Luís Carneiro não tem um “vínculo suficientemente forte à cidade e à população” para liderar a lista do partido ao Porto, mas Costa pode querer promover o seu braço direito.

No entanto, o jornal Público escreve que o secretário-geral adjunto do PS pode ser a solução para a autarquia.

Esta quinta-feira, o presidente da federação distrital do Porto, Manuel Pizarro, o líder da concelhia, Tiago Barbosa Ribeiro, e o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, estiveram reunidos para tentar uma alternativa a Eduardo Pinheiro.

“Há um movimento dentro do PS que estará disponível para apoiar José Luís Carneiro que oferece o mínimo de confiança para fazer uma campanha digna”, declarou ao Público um dirigente nacional.

A nível do secretariado distrital, há outras figuras que entendem que a “escolha deve ser feita entre Manuel Pizarro e Tiago Barbosa Ribeiro“.

Numa reunião da Comissão Política em abril, marcada para aprovar o perfil do próximo cabeça de lista autárquico na batalha contra Rui Moreira, o nome de Tiago Barbosa Ribeiro ganhou força. Ficou decidido que o candidato terá de ter identidade e ligação à cidade.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado num saco no mar o corpo de Olivia, uma das irmãs raptadas pelo pai em Tenerife

O corpo da pequena Olivia, de 6 anos, uma das duas irmãs raptadas pelo pai em Tenerife, nas Ilhas Canárias, foi encontrado no fundo do mar, dentro de um saco. Ao seu lado, estava outro …

Bolsonaro quer desobrigar o uso de máscara para vacinados

O Presidente brasileiro afirmou, esta quinta-feira, que o seu Governo irá publicar um parecer que desobriga o uso de máscaras para cidadãos já vacinados contra a covid-19 e para os que já estiveram infetados. "Acabei de …

Porto capta mais fundos europeus do que 112 municípios juntos

O concelho do Porto viu aprovados 1406 milhões de fundos europeus do Portugal 2020, tendo captado mais verbas do que 112 municípios juntos. De acordo com o semanário Expresso, o Porto conseguiu captar mais de 1,4 …

Primeiro-ministro britânico quer compromissos sobre vacinas e apoio a países em desenvolvimento

Mil milhões de vacinas anti-covid-19, um sistema de alerta mundial para novas pandemias e financiamento do ensino de raparigas em países em desenvolvimento são algumas das metas propostas pelo primeiro-ministro britânico para a cimeira do …

Farmácias já venderam 500 mil autotestes, mas só 1739 foram registados

As farmácias e parafarmácias já venderam mais de 500 mil autotestes à covid-19, mas houve apenas 1739 registos na página da Internet criada para o efeito. Isto indicia que a maioria das pessoas que faz os …

Falta de água leva Associação de Beneficiários do Mira a cortar tubos dos pequenos agricultores

"Cortaram sem um aviso". A queixa é dos pequenos agricultores do sudoeste alentejano que se queixam de que a Associação de Beneficiários do Mira lhes cortou a água da Barragem de Santa Clara, numa altura …

Somente 37% dos portugueses recusam líder autoritário, revela estudo

Um estudo da Gulbenkian, divulgado esta sexta-feira, revelou que baixou para 37% a percentagem de portugueses que não quereriam ser governados por um líder autocrático, que não tivesse de se submeter ao parlamento ou a …

Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

"Não há falta de médicos". Faculdades de Medicina não vão aumentar vagas

O Governo vai voltar a abrir a porta ao aumento de vagas nos cursos procurados pelos melhores alunos, mas as faculdades de Medicina voltam a fechá-la. De acordo com o jornal Público, o Governo vai voltar …

Jesus chama por Al Musrati. Benfica tem trunfo para baixar o preço

Jorge Jesus está a pressionar Luís Filipe Vieira para que avance o mais rapidamente possível para a contratação de Al Musrati. Chiquinho pode ser incluído no negócio. O Benfica mantém Al Musrati como o principal alvo …

Surtos em festas e casamentos pioram situação em Lisboa e Vale do Tejo

Só na região de Lisboa e Vale do Tejo foram recentemente identificados nove surtos de covid-19 relacionados com festas de aniversário, casamentos e outros eventos sociais, informa a Direção-Geral da Saúde (DGS). Do total de nove …