Espanhol que ajudou mulher a morrer poderá ser julgado por violência doméstica

(cv) Youtube

O Tribunal de Madrid que recebeu processo da morte de María José Carrasco, doente terminal que teve ajuda do marido para pôr termo à vida, entende que o caso se enquadra num crime de violência doméstica.

A decisão tem por base uma sentença recente do Supremo Tribunal que define que qualquer ato violento contra uma mulher por parte do seu companheiro deve ser enquadrado como violência doméstica, escreve o El País.

“Acho esta situação um insulto“, reagiu Ángel Hernández. “Tenho tido muita calma e assumo tudo o que tiver de assumir por ter ajudado a minha mulher a terminar com o seu sofrimento, mas dizerem que cometi violência contra ela não admito”, frisou.

María José Carrasco, 61 anos, sofria de esclerose múltipla há 30 anos. O marido, Ángel Hernández, de 70 anos, era quem a ajudava a sobreviver, pois já mal via ou ouvia e só se movimentava ao colo dele, num dia a dia em que a sua condição de saúde se degenerava.

Ángel cumpriu o desejo há muito manifestado pela mulher de pôr termo à sua vida e à dor de ambos. María José e Ángel registaram a tudo em vídeo. Despediram-se e ele contou o que se passara aos elementos da emergência médica. Foi detido – o primeiro em Espanha por cooperação ao suicídio. Libertado depois, aguarda julgamento em liberdade.

Na declaração do titular do Tribunal de Instrução número 25 de Madrid, que recebeu o processo de Ángel, lê-se que a competência deste caso é de um tribunal de violência contra a mulher.

Depois de referir que os factos investigados “podem encaixar num delito de cooperação ao suicídio”, recorda a sentença do Supremo de 20 de dezembro de 2018 que estabelece que qualquer ato de violência que exerça o homem sobre a mulher no âmbito da relação afetiva do casal é considerado violência de género, “independentemente da motivação ou da intenção”. Com base nesta definição, entende não ter competência para julgar o caso e remete-o para um tribunal de violência contra a mulher.

“Não se pode considerar que o que Ángel fez foi um ato contra ela. Muito pelo contrário. Seguiu os desejos da sua esposa“, defende Olatz Alberdi, advogada do madrileno, frisando que no vídeo gravado por ambos María José afirma claramente que o seu desejo é morrer. A advogada anunciou que vai recorrer da decisão.

A detenção e posterior libertação de Ángel Hernandez levou o debate sobre a eutanásia a entrar na pré-campanha eleitoral em Espanha.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …

Disparos de satélites e naves do Star Trek? Relatório revela como seria uma guerra no Espaço

A criação da Força Espacial dos Estados Unidos evocou todos os tipos de noções fantasiosas sobre o combate no Espaço. Assim, um novo relatório explica o que é física e praticamente possível quando se trata …

Japão prepara-se para lançar água tratada de Fukushima no mar

O Japão vai libertar mais de um milhão de toneladas de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar, numa operação que levará cerca de 30 anos para ficar concluída. Ambientalistas e pescadores locais …

Turismo de mergulho? Submarino da "frota perdida" de Hitler aguarda o seu destino no fundo do Mar Negro

Coberto por “redes fantasmas” deixadas por pescadores, os destroços de um submarino U-20 enviado para o Mar Negro pela Alemanha nazi tornou-se recentemente tema de um documentário produzido na Turquia. Localizado a uma profundidade de 20 …

Novo estudo diz que Remdesivir não tem "impacto significativo" nos doentes com covid-19

Ao contrário do que se pensava, o medicamento antiviral remdesivir não reduz as mortes entre os pacientes com covid-19, sobretudo quando comparado com o tratamento padrão, de acordo com os resultados de um estudo internacional. Em …