Espanha vai investir em ligações ferroviárias e rodoviárias com Portugal em 2015

A ligação ferroviária entre Madrid e Badajoz, na fronteira com Portugal, e a autoestrada entre Ciudad Rodrigo são dois dos projetos em que o Ministério do Fomento prevê investir em 2015, segundo o projeto orçamental espanhol.

Destes projetos o mais caro será a ligação ferroviária até Badajoz, no qual o Governo prevê investir no próximo ano cerca de 204,7 milhões de euros, a que somarão os investimentos para os cerca de sete quilómetros que faltam na autoestrada que liga Salamanca a Fuentes de Oñoro e à fronteira com Vilar Formoso.

Globalmente, o Ministério do Fomento terá um orçamento total de 17.496 milhões de euros em 2015, dos quais 9.570 se destinam a investimento, mais 6,6% do que este ano.

O maior volume destina-se ao investimento na rede ferroviária (5.199 milhões de euros) com a alta velocidade a receber 3.561 milhões de euros, a rede convencional a receber 461 milhões de euros e a suburbana 153 milhões de euros.

Cerca de 1.031 milhões de euros estão destinados à conclusão da ligação de alta velocidade entre Madrid e a Galiza.

A ministra do Fomento, Ana Pastor, recordou esta semana que o projeto de lei do Orçamento do Estado (OE) para 2015 prevê que se realize, no próximo ano, o maior volume de investimento em ferrovia de toda a legislatura, que começou em 2011.

Segundo explicou, o OE contempla investimentos mediante o método alemão para a licitação de parte das infraestruturas e uma parte muito importante do orçamento será destinado à rede ferroviária e estadas.

O “método alemão” tem sido um dos modelos mais usados nos últimos anos para financiar projetos de infraestruturas em vários países europeus.

Concebido inicialmente na Alemanha, para contornar os requisitos de redução de défice público, o “método alemão” prevê que o adjudicatário do contrato adiante a construção e todos os gastos pertinentes à obra, recebendo depois o preço acordado quando entregar a infraestrutura.

Recorde-se que, nos primeiros oito meses deste ano, o Governo espanhol licitou já obras no valor de 3.300 milhões de euros, mais 96% que no ano passado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …

Champions. O viking norueguês, a revolta de Neymar e a lição tática do "Cholismo"

Haaland foi a estrela da noite ao marcar os dois golos da vitória do Dortmund frente ao PSG. O Atlético de Madrid conseguiu ainda quebrar a invencibilidade do Liverpool. A Liga dos Campeões está de volta …

Auditoria ao Novo Banco vai custar três milhões. É o triplo do que custou a da CGD

A auditoria especial da Deloitte ao Novo Banco vai custar cerca de três milhões de euros, segundo avança o jornal ECO. Este valor é três vezes superior ao custo da auditoria da EY à Caixa …