/

Espanha tem a maior taxa de mortalidade por coronavírus (e não é por acaso)

4

Marco Ottico / EPA

Não é por acaso que Espanha tem a maior taxa de mortalidade por coronavírus no mundo. O envelhecimento da população, o impacto da doença nos lares de idosos, a fraca resposta inicial e o facto de ter atingido zonas densamente povoadas são algumas das razões que explicam a situação.

Espanha é o país com o maior número de mortos por coronavírus per capita no mundo. A cumprir a sua quarta semana de isolamento social, o nosso país vizinho registava, esta terça-feira, 13.798 mortes em 140.510 casos confirmados. Isto significa que 28 em cada 100.000 habitantes morreram devido à covid-19.

A notícia avançada pelo El País realça que esta é a maior taxa de mortalidade do mundo no que toca ao novo coronavírus, chegando mesmo a ultrapassar Itália e os Estados Unidos. O jornal espanhol aponta as razões que podem explicar a trágica situação vivida no país.

Algumas das causas passam pelo envelhecimento da população e o forte impacto da doença nos lares de idosos, aponta o presidente da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, Pere Godoy. “Também influencia a forma como a causa da morte é determinada, se pelo vírus ou por doenças precedentes sofridas pelo paciente, o que não está a ser feito de forma homogénea em todos os países e isso prejudica as comparações”, salienta.

José María Martín Moreno, professor de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Valência, oferece uma outra explicação: “É possível que a nossa identificação precoce tenha ficado atrás de países como Alemanha e Coreia do Sul, que apostaram em testes em massa que permitiram isolar os infetados e quebrar as cadeias de transmissão”. O especialista considera ainda que “não se investiu o suficiente” na rede pública nos últimos anos.

“São necessários estudos, mas provavelmente também tenha a ver com a maneira como nos relacionamos socialmente, mais fisicamente próxima. E o facto de terem sido Madrid e a Catalunha as regiões mais afetadas coincide com o norte da Itália. São regiões densamente povoadas“, explica, por sua vez, Jesús Rodríguez Baño, especialista em Doenças Infecciosas do Hospital Virgen Macarena.

Rodríguez Baño diz ainda que agora é fácil perceber o que deveria ter sido feito, mas realça que isto serve de lição para o futuro.

ZAP //

4 Comments

  1. Os cálculos apresentados na notícia estão errados
    (“Isto significa que 28 em cada 100.000 habitantes morreram devido à covid-19.”)

    • Sim de facto há um estudo que indica que a vacina para prevenir a tuberculose, que em Portugal foi obrigatoria até 2017, está ditectamente relacionada com a capacidade do corpo resistir ao virus e assim o contágio com consequências graves não acontecer a alguns dos vacinados. Em Espanha essa vacina nunca pertenceu ao seu Plano nacional de vacinação para aplicação universal.

  2. Quando se deixa de tratar outras doenças bem mais graves é normal que o número de mortes aumente. Se só o Covid é que merece atenção…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.