Espanha tem a maior taxa de mortalidade por coronavírus (e não é por acaso)

Marco Ottico / EPA

Não é por acaso que Espanha tem a maior taxa de mortalidade por coronavírus no mundo. O envelhecimento da população, o impacto da doença nos lares de idosos, a fraca resposta inicial e o facto de ter atingido zonas densamente povoadas são algumas das razões que explicam a situação.

Espanha é o país com o maior número de mortos por coronavírus per capita no mundo. A cumprir a sua quarta semana de isolamento social, o nosso país vizinho registava, esta terça-feira, 13.798 mortes em 140.510 casos confirmados. Isto significa que 28 em cada 100.000 habitantes morreram devido à covid-19.

A notícia avançada pelo El País realça que esta é a maior taxa de mortalidade do mundo no que toca ao novo coronavírus, chegando mesmo a ultrapassar Itália e os Estados Unidos. O jornal espanhol aponta as razões que podem explicar a trágica situação vivida no país.

Algumas das causas passam pelo envelhecimento da população e o forte impacto da doença nos lares de idosos, aponta o presidente da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, Pere Godoy. “Também influencia a forma como a causa da morte é determinada, se pelo vírus ou por doenças precedentes sofridas pelo paciente, o que não está a ser feito de forma homogénea em todos os países e isso prejudica as comparações”, salienta.

José María Martín Moreno, professor de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Valência, oferece uma outra explicação: “É possível que a nossa identificação precoce tenha ficado atrás de países como Alemanha e Coreia do Sul, que apostaram em testes em massa que permitiram isolar os infetados e quebrar as cadeias de transmissão”. O especialista considera ainda que “não se investiu o suficiente” na rede pública nos últimos anos.

“São necessários estudos, mas provavelmente também tenha a ver com a maneira como nos relacionamos socialmente, mais fisicamente próxima. E o facto de terem sido Madrid e a Catalunha as regiões mais afetadas coincide com o norte da Itália. São regiões densamente povoadas“, explica, por sua vez, Jesús Rodríguez Baño, especialista em Doenças Infecciosas do Hospital Virgen Macarena.

Rodríguez Baño diz ainda que agora é fácil perceber o que deveria ter sido feito, mas realça que isto serve de lição para o futuro.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Os cálculos apresentados na notícia estão errados
    (“Isto significa que 28 em cada 100.000 habitantes morreram devido à covid-19.”)

    • Sim de facto há um estudo que indica que a vacina para prevenir a tuberculose, que em Portugal foi obrigatoria até 2017, está ditectamente relacionada com a capacidade do corpo resistir ao virus e assim o contágio com consequências graves não acontecer a alguns dos vacinados. Em Espanha essa vacina nunca pertenceu ao seu Plano nacional de vacinação para aplicação universal.

  2. Quando se deixa de tratar outras doenças bem mais graves é normal que o número de mortes aumente. Se só o Covid é que merece atenção…

RESPONDER

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …