Em Madrid, uma em cada 5 camas está ocupada por doentes com covid-19

Giuseppe Lami / EPA

A capital espanhola é das cidades mais afetadas de todo o país. Uma em cada cinco camas dos hospitais madrilenos está ocupada por doentes com coronavírus. Esta é uma das razões pela qual a pressão hospitalar em Espanha aumentou um ponto percentual em apenas quatro dias.

Madrid representa mais de um terço de todas os casos registados em Espanha. De acordo com o relatório diário do Ministério da Saúde, uma em cada cinco camas dos hospitais da capital espanhola está ocupada por doentes com covid-19. A cidade tem uma ocupação de 21%, o que representa mais do dobro da média de toda a Espanha, onde 8,5% das camas são destinadas a pessoas infetadas – revela o El País.

O Ministério da Saúde espanhol revela 303 mortes só na última semana, sendo que desde do início da pandemia as vítimas mortais já são mais de 30 mil e foram registados mais de 600 mil infetados.

Grande parte dos hospitais da capital já tiveram que adiar operações não urgentes. Segundo dados publicados por um grupo de médicos de 62 hospitais de Madrid, os hospitais que têm mais pacientes são Gregorio Marañón e Doce de Octubre.

No total, Madrid tem 3095 pacientes com covid-19 internados, dos quais 359 estão em unidades de cuidados intensivos. Estes números representam um terço das pessoas hospitalizadas em toda a Espanha, que neste momento são 9752.

Nos hospitais da Catalunha, há 1216 internados com covid-19, o que representa 5% do total das camas disponíveis. Depois de Madrid estão a região de Aragão, as Ilhas Baleares, Castilla-La Mancha e o País Basco – que no total representam 12% das camas destinadas a doentes com coronavírus.

A incidência do vírus continua a aumentar em Espanha, onde já ocorreram cerca de 253,7 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias. O país ultrapassou a barreira dos 100 casos por 100 mil habitantes a 13 de agosto, após começar a crescer de forma constante desde o início de julho.

Várias comunidades excedem essa incidência, como é o caso de Madrid e Navarra . Em contrapartida, as Astúrias permanecem com pouca transmissão.

Já esta quarta-feira, o vice-conselheiro de saúde de Madrid, Antonio Zapatero, anunciou que vão endurecer as medidas restritivas na comunidade, sobretudo no que diz respeito à “mobilidade”, perante o “crescimento sustentado” da pandemia na região, devido ao “relaxamento dos cidadãos” – diz o El Mundo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Primeiro-ministro tunisino terá sido agredido antes de concordar em renunciar

O primeiro-ministro da Tunísia, Hichem Mechichi, terá sido alegadamente agredido dentro do palácio presidencial antes de ser afastado de cargo pelo chefe de Estado do país, Kais Saied. Mechichi e o restante governo foram demitidos na …

Comissão Europeia envia primeiro “cheque” do PRR na próxima semana

A Comissão Europeia irá fazer o pagamento da primeira verba do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no decorrer da próxima semana. Na sessão de assinatura dos contratos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União …

Marcelo pede ao TC fiscalização do artigo 6.º da Carta de Direitos na Era Digital

O Presidente da República pediu, esta quinta-feira, ao Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva do artigo 6.º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital em vigor, tendo em conta o "importante debate público" sobre …

Portugal regista mais 10 mortes e 3009 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais 10 mortes e 3009 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3009 novos …

Ministra da Coesão diz que Portugal vai precisar de imigrantes

A ministra da Coesão Territorial disse hoje que a perda de população é preocupante e que Portugal vai ter de trabalhar numa política de imigração muito ativa e acolhedora para fazer face aos investimentos previstos. "Estando …

Testes rápidos serão gratuitos até ao final de agosto

A comparticipação a 100% dos testes rápidos de antigénio (TRAg), que vigorava até final do mês, foi alargada até 31 de agosto, segundo uma portaria esta quinta-feira publicada em Diário da República. "Perante a atual situação …

Tiago Antunes acusa Rui Rio de usar Constituição como "moeda de troca" para agradar ao Chega

No podcast Política com Palavra do PS, o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Tiago Antunes, acusou Rui Rio de propor a revisão da Constituição e do sistema eleitoral como "moeda de troca" para o …

Pedro Nuno Santos quer receitas da rodovia a ajudar a financiar a ferrovia

Há dois anos, o ministro defendia a possível separação da REFER das Estradas de Portugal. Agora, volta atrás e quer que as receitas de rodovia ajudem a financiar a ferrovia. O Ministro das Infraestruturas e da …

A China está a construir 110 novos silos nucleares. Estados Unidos estão preocupados

Na segunda-feira, a Federação de Cientistas Americanos (FAS) publicou um relatório no qual denuncia a existência de um campo de instalações nucleares perto da cidade de Hami, na província chinesa de Xinjiang. Estarão a ser …

Inglaterra desconfinou totalmente. Então, porque estão os novos casos a descer?

O fim das restrições a 19 de Julho fez soar alarmes por toda a Europa sobre o possível aumento exponencial de casos. Na verdade, o número de novos casos tem vindo a descer e a …