Escutas da “Tutti Frutti” apanham esquema de viagens e “deputados-fantasma”

Sergio Azevedo / Facebook

O deputado do PSD Sérgio Azevedo

As centenas de escutas telefónicas ao deputado social-democrata Sérgio Azevedo, realizadas no âmbito da operação “Tutti Frutti”, revelam que deputados do PSD e do PS recorriam com regularidade a “esquemas” para cobrar viagens não realizadas e registar falsas presenças no Parlamento.

Segundo revela semanário Sol na sua edição deste sábado, as investigações da operação “Tutti Frutti” reuniu escutas de conversas do deputado Sérgio Azevedo com outros deputados, nas quais se torna evidente a existência de “esquemas” de falsas presenças e de falsas moradas de residência no Parlamento.

A Operação “Tutti Frutti”, recorda o jornal, apura alegados favorecimentos a militantes partidários através de avenças e ajustes directos, e no âmbito das investigações em curso foram recolhidas cerca de 550 escutas do deputado social-democrata.

Nestas escutas fica claro, diz o Sol, que parlamentares do PSD e do PS recorrem com frequência a “esquemas” de falsas presenças e recebem pagamentos indevidos, incluindo ajudas de custo para deslocações com falsas moradas de residência.

A notícia surge após a polémica das últimas semanas com o caso de José Silvano, que terá cedido a sua password de acesso ao sistema informático do parlamento à sua colega de bancada Emília Cerqueira, que assumiu publicamente ter registado “inadvertidamente” a  presença de Silvano no hemiciclo.

Questionado sobre o uso da sua password para registar presenças em plenário em dias em que esteve ausente, José Silvano afirmou “não ter mais nada a explicar” e disse estar “de consciência tranquila. Em comunicado, o deputado social-democrata tinha realçado que há “uma prática parlamentar que permite conciliar a atividade política intensa dos dirigentes nacionais dos partidos políticos”.

Após o MP público ter aberto inquérito ao caso, seguiu-se a revelação de diversos outros casos de presenças-fantasma no Parlamento, entre os quais os de José Matos Rosa, Duarte Marques e Manuela Tender, todos do PSD, que terão registado a sua presença no plenário da Assembleia da República em ocasiões em que estariam ausentes.

A estes casos juntou-se entretanto o do “voto-fantasma” de Barreiras Duarte na sessão de votação na generalidade do Orçamento do Estado para 2019.

No fim do mês passado, o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues , convocou os partidos para debater os casos de passwords e de reembolsos indevidos das viagens dos deputados.

A reunião dos presidentes das várias bancadas partidárias destinou-se a “avaliar diversas questões de funcionamento e organização internos” do parlamento, nomeadamente o “registo de presenças em sessões plenárias” e “as deslocações dos deputados”.

Em abril, o jornal Expresso revelou que pelo menos sete deputados do PS, PSD e Bloco de Esquerda estão a receber uma compensação do Parlamento por deslocações semanais, acumulando-a com o reembolso parcial do custo da viagem a que têm direito enquanto residentes nas ilhas.

Dos 12 deputados das ilhas, pelo menos 7 estão a pedir de de volta ao Estado o reembolso de dinheiro que não gastaram, recorrendo ao subsídio de insularidade para residentes nas ilhas.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. uma “casa” em que devia dar o exemplo afinal sao todos uns trafulhas.
    a pena atribuida devia ser a devoluçao do dinheiro roubado aos contibuintes, cadeia e perda de mandato e nunca mais puderem ser deputados e exercer cargos publicos
    se a principal pessoa que devia pôr cobro a estas trafulhices nao o faz e ainda fica do lado deles quando diz que confia nas palavras dos deputados sobres estas maroscas
    é assim a democracia. uns roubam e outros fecham os olhos

    • Esta é a mesma corja da 1ª. república. O regabofe é o mesmo. Logo quando se deu a abrilada, aqueles mais idosos leram-me logo a sentença e disseram-me que não acreditavam nada do bando que aí vinha. De 1910 a 1926, mais de 40 desgovernos e uns 8 ou 9 presidentes de república. Em 1926 o país estava no descalabro. O povo estava tão farto deles que na revolução de 28 de Maio o Gomes da Costa e outros generais tomaram tudo com a mão do gato. Quem devia dar o exemplo são mesmo os maiores trafulhas. Há alguma vontade de votar nestas corjas?

  2. Pois, já que os deputados são aquilo que sabemos, talvez o sr. presidente pudesse dizer e fazer alguma coisa.
    O presidente diz muitas vezes que o “povo” é o melhor deste país (ainda estou para perceber quem é povo e quem não é… e quem não é povo, afinal o que é…), mas o povo, mas do que palmadinhas nas costas e mão no ombro, precisa é que alguém faça o seu trabalho e ponha ordem na casa. Será pedir muito?

  3. Afinal os humanos tem bons motivos para festejar, mais do mesmo, a corrupção é apenas um tema para confundir os comuns contribuintes, e pagarem nas datas que forem indicadas…Isto é a lei que proíbe também é a mesma que permite. Enfim será inútil procurar a verdade pois a humanidade do ocidente morreu! A guerra partidária incluída na sociedade não será suficiente para evitar uma maior catástrofe humana! Enquanto a economia estiver assente na escravidão dos cidades a corrupção significa a vitoria daqueles que detém o poder pelo poder, a pobreza sera sempre alimentada pelo eleitores livres de cada pais. Politica é um vírus social capaz de converter religiões em causas e causas em ideologias. Basta reflectir que as minorias continuam a liderar o planeta, enquanto as maiorias continuam a aumentar nas mesma medida em que a pobreza é hoje uma condição de todas as causas ideológicas. Enquanto houver fome, a verdade e a mentira confundidas pelas esmolas dos regimes.

RESPONDER

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …