Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Rodrigo Antunes / Lusa

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que “é um perfeito disparate”.

Como tal, os estudantes são obrigados a ficar dentro das salas de aula ou nos corredores. Alguns chegam a estar mais de cinco horas sem sair do interior da escola, avança o Expresso.

“Estamos fechados entre as 8h15 e as 13h30. No máximo podemos estar à janela ou à porta durante os intervalos. Sentimos alguma falta de liberdade por não podermos sair, como acontece noutras escolas”, disse um aluno da Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa.

Também os pais mostram o seu descontentamento com a situação: “Todos concordam com o uso da máscara na sala, mas preocupa o facto de não serem assegurados pequenos intervalos para os miúdos poderem irem ao ar livre respirar. Mais de cinco horas dentro de uma sala, sempre de máscara colocada, é stressante para eles. Estão cientes dos riscos, mas sentem necessidade de pequenas pausas”.

Enquanto isso, há vários ajuntamentos de alunos do lado de fora do portão da escola. “É como se a escola os quisesse proteger dentro das instalações, mas do portão para fora já não tem qualquer responsabilidade”, disse uma mãe ouvida pelo Expresso.

A diretora do Agrupamento de Escolas de Alvalade, Dulce Chagas, defende que o objetivo é proteger os alunos de possíveis contágios. “Não tenho queixas de alunos, nem tenho conhecimento de problemas disciplinares. Não os vejo tristes por causa disto. Lá dentro podem ter tempo para conversar com os colegas”, salientou.

Outras escolas tomaram medidas semelhantes por serem de pequena dimensão. “Nos intervalos, os estudantes não podem sequer sair do lugar por receio de contagiarem os colegas. E só podem tirar a máscara para comer”, conta o encarregado de educação de um aluno de uma escola minhota.

O pediatra Hugo Rodrigues considera que “é um perfeito disparate” os alunos não poderem sair da sala de aulas no intervalo. Aliás, lembra ainda que o risco de contágio dentro da sala é muito maior do que no recreio.

Filinto Lima, presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, apenas prevê esta hipótese quando as próprias condições deste estabelecimentos de ensino não permitam outra alternativa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Em qualquer prisão do país, os presos têm mais tempo de recreio do que os alunas das escolas. De facto,em 5 horas de aulas, os alunos têm apenas 15minutos de intervalo, em comparação com os presos que em 8h têm 1horas de recreio no páteo.
    Quem é afinal o preso?! E nas prisões também existe COVID19 e a probabilidade de apanhar é a mesma.

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …