Escolas só serão encerradas em casos excecionais, avisa Graça Freitas

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

Na habitual conferência de imprensa da evolução da situação epidemiológica em Portugal, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que um eventual fecho das escolas será cirúrgico.

“A intenção é que encerrar na totalidade uma escola seja uma exceção”, disse.

Assim sendo, o eventual fecho de uma escola depende unicamente da avaliação das autoridades relativa àquela instituição de ensino, tendo em atenção os contactos dos infetados e o comportamento do vírus naquela comunidade.

Temos que restringir a nossa socialização mesmo, temos que esforçar-nos para não termos contactos com outras pessoas, porque quantos menos contactos, menos contágio”, explicou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde falou também sobre a possibilidade de vir a ser obrigatório usar máscara na rua. Esta sexta-feira, Guimarães, o concelho no Norte com mais casos na primeira semana de setembro, está a recomendar aos seus munícipes que usem sempre máscara, mesmo na rua. Além disso, o município vai mais longe, pedindo ao Governo que torne a medida obrigatória.

“Aconselhamos e recomendamos que se use máscara no espaço público e pedimos até às autoridades do Governo que transformem esta recomendação, que é pedagógica, em obrigatoriedade legal”, afirmou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil na segunda-feira.

Questionada pelo Observador sobre o assunto, Graça Freitas reiterou que a mera utilização de máscara não é suficiente para conter a infeção pelo novo coronavírus.

“Não quer dizer que não possa a vir ser recomendada em agrupamentos de mais pessoas, situação diversa é recomendar o uso universal”, salientou.

Os números, revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), indicam ainda que há mais 687 novos casos de covid-19, o que eleva para 62.813 o número total de casos identificados desde o início da pandemia.

Dos novos casos, 368 são na região de Lisboa e Vale do Tejo (53,6% do total diário). Seguem-se o Norte (mais 226 casos), o Centro (mais 60), o Algarve (mais 15), o Alentejo (mais 12), os Açores (mais cinco) e a Madeira (mais seis).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Resumindo: professores, assistentes operacionais, administrativos, alunos, encarregados de educação e famílias, numa palavra, a comunidade educativa, tudo “carne para canhão”. Será que não se conseguiria fazer um pouquito melhor? Não será esta experimentação um análogo das tão justamente criticadas festas do COVID?

RESPONDER

Sporting SAD com prejuízo de 6,9 milhões de euros no primeiro semestre

A Sporting SAD registou um resultado líquido negativo de 6,9 milhões de euros (ME) nos primeiros seis meses da época 2020/21, quando no período homólogo do ano passado tinha lucrado 2,8 ME, informaram os 'leões' …

"Estado de Emergência vai ter de manter-se até à Páscoa", diz Marques Mendes

O comentador Luís Marques Mendes indicou no domingo, durante o seu comentário habitual na SIC, que o estado de emergência se deve manter até à Páscoa, para que este período "não tenha as mesmas consequências …

Vermes predadores gigantes viviam no fundo do mar há 5,3 milhões de anos

Uma equipa de investigadores encontrou um novo registo fóssil de vermes predadores gigantes em sedimentos do Mioceno, entre 23 e 5,3 milhões de anos atrás. Estas misteriosas criaturas, possíveis predecessoras da espécie Eunice aphroditois, tinham aproximadamente …

Este foi o sábado mais movimentado de 2021. Quatro milhões saíram à rua

O sol e a subida de temperaturas que se fizeram sentir este fim de semana convidaram milhões de pessoas por todo o país a sair de casa. O último sábado, dia 27 de fevereiro, foi …

"Só há um responsável, que sou eu", assume Luís Filipe Vieira

O presidente do Benfica assumiu, este domingo, a responsabilidade pela crise de resultados e garantiu que Jorge Jesus irá cumprir até ao fim o contrato que o liga ao clube até 2022. Numa entrevista exclusiva à …

Governo reservou 1.251 milhões para acesso à habitação. 25 câmaras captaram mais de metade do apoio

O Governo reservou no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 1.251 milhões de euros em subvenções para executar o programa de apoio ao acesso à habitação. Até agora, acordos com 25 câmaras já captaram mais …

Cientistas encontraram 70 mil vírus nunca antes vistos no intestino humano

Cientistas identificaram mais de 70 mil vírus, até então desconhecidos, que vivem no nosso intestino e infetam as bactérias que lá vivem (como afetam o nosso corpo é ainda um mistério). No novo estudo, conta o …

Direita ultrapassa PS com subida da Iniciativa Liberal. Chega cai

Uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF revela que o PS está a perder peso nas intenções de voto, tendo sido ultrapassado pela direita. Segundo a sondagem, divulgada pelo …

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …