Escolas só serão encerradas em casos excecionais, avisa Graça Freitas

Miguel A. Lopes / Lusa

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas

Na habitual conferência de imprensa da evolução da situação epidemiológica em Portugal, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse que um eventual fecho das escolas será cirúrgico.

“A intenção é que encerrar na totalidade uma escola seja uma exceção”, disse.

Assim sendo, o eventual fecho de uma escola depende unicamente da avaliação das autoridades relativa àquela instituição de ensino, tendo em atenção os contactos dos infetados e o comportamento do vírus naquela comunidade.

Temos que restringir a nossa socialização mesmo, temos que esforçar-nos para não termos contactos com outras pessoas, porque quantos menos contactos, menos contágio”, explicou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde falou também sobre a possibilidade de vir a ser obrigatório usar máscara na rua. Esta sexta-feira, Guimarães, o concelho no Norte com mais casos na primeira semana de setembro, está a recomendar aos seus munícipes que usem sempre máscara, mesmo na rua. Além disso, o município vai mais longe, pedindo ao Governo que torne a medida obrigatória.

“Aconselhamos e recomendamos que se use máscara no espaço público e pedimos até às autoridades do Governo que transformem esta recomendação, que é pedagógica, em obrigatoriedade legal”, afirmou Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães depois de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil na segunda-feira.

Questionada pelo Observador sobre o assunto, Graça Freitas reiterou que a mera utilização de máscara não é suficiente para conter a infeção pelo novo coronavírus.

“Não quer dizer que não possa a vir ser recomendada em agrupamentos de mais pessoas, situação diversa é recomendar o uso universal”, salientou.

Os números, revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), indicam ainda que há mais 687 novos casos de covid-19, o que eleva para 62.813 o número total de casos identificados desde o início da pandemia.

Dos novos casos, 368 são na região de Lisboa e Vale do Tejo (53,6% do total diário). Seguem-se o Norte (mais 226 casos), o Centro (mais 60), o Algarve (mais 15), o Alentejo (mais 12), os Açores (mais cinco) e a Madeira (mais seis).

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Resumindo: professores, assistentes operacionais, administrativos, alunos, encarregados de educação e famílias, numa palavra, a comunidade educativa, tudo “carne para canhão”. Será que não se conseguiria fazer um pouquito melhor? Não será esta experimentação um análogo das tão justamente criticadas festas do COVID?

RESPONDER

Ataque ao Capitólio. Mais dois polícias cometeram suicídio, elevando o total para quatro

Depois da morte de dois agentes poucos dias depois do ataque, a Polícia Metropolitana confirmou que em Julho mais dois polícias que defenderam o Capitólio cometeram suicídio. Mais dois agentes de polícia que responderam à insurreição …

"Estamos do seu lado", garante Boris Johnson à opositora bielorrussa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse esta terça-feira à líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tikhanovskaya, que está “do seu lado” e do da Bielorrússia. Johnson manifestou “o seu forte apoio” a Tikhanovskaya “e ao …

Grupos negativos com "reservas muito em baixo". Federação apela para dádiva de sangue antes das férias

Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apelou esta terça-feira à dádiva de sangue antes de férias e sublinhou a necessidade de sangue dos grupos O-, A- e B -, que têm as reservas …

Multas nas praias. Falta de máscaras e ajuntamentos são as ações mais observadas pela polícia

A época balnear voltou a iniciar-se de uma forma diferente dos outro anos, com regras para os banhistas e donos de concessões. Quem não cumprir está sujeito a multas - o que tem sido uma …

EUA. Pelo menos dois feridos em tiroteio junto ao Pentágono. Edifício está encerrado

Um tiroteio esta terça-feira numa paragem de autocarros e metro junto ao Pentágono, em Arlington, Virgínia, nos Estados Unidos (EUA), causou pelo menos dois feridos. Segundo avançou o Correio da Manhã, imagens do local mostram os …

Ibiza planeia ter "detetives" estrangeiros infiltrados em festas ilegais

Medida tem como objetivo controlar as festas ilegais, promovidas com frequência nas redes sociais e que atraem locais, turistas e trabalhadores sazonais. Perante o número de casos crescente — a incidência está acima dos 1.800 casos …

Jogos Olímpicos: "Não temos naturalizados, não somos o Qatar"

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores. Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos …

"Não acredito neste tempo! Não pode ser! Não pode ser!" - recorde mundial incrível em Tóquio

Adam Gemili protagonizou o momento mais dramático da manhã em Tóquio, mas o destaque vai para o incrível recorde mundial nos 400 metros barreiras. "Bem, não acredito neste tempo! Não é possível! 45.94! Não pode ser! …

PR promulga alterações à Lei da Defesa Nacional e Lei de Bases das Forças Armadas

O Presidente da República promulgou esta terça-feira os diplomas que alteram as leis da Defesa Nacional e da Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas, destacando que a versão final atenuou "uma ou outra …

Comprar casa. Guarda é a cidade onde os preços de venda são mais em conta

De acordo com dados divulgados pelo portal imobiliário Idealista, Lisboa é o município onde é mais caro comprar casa. Guarda é a cidade onde o preço por metro quadrado é mais baixo. Nos últimos anos, os …