/

Escola britânica quer multar pais de alunos atrasados

2

flickingerbrad / Flickr

-

Uma escola da Grã-Bretanha equaciona multar pais de alunos que cheguem atrasados às aulas.

A Emerson Valley School em Milton Keynes, no sudeste da Inglaterra, quer multar em 60 libras (cerca de 73 euros) os pais de crianças que chegam atrasadas à escola dez vezes num período de 12 semanas.

Segundo a BBC, se a multa não for paga dentro de 21 dias, esta aumenta para 120 libras (cerca de 146 euros).

A escola de ensino básico espera que a medida aumente a pontualidade dos alunos.

O Conselho Municipal de Milton Keynes informou que já existe uma política local de aplicação de multas para os pais de alunos atrasados. Mas, a decisão final de aplicar ou não essa política cabe às escolas.

“Oa números mostram que, no último ano académico, foram aplicadas duas multas relativas ao atraso recorrente de alunos. Na maioria dos casos, uma carta com um aviso (aos pais) mostrou ser o suficiente para lidar com a questão”, informou o Conselho Municipal numa declaração.

Críticas

O plano da escola Emerson Valley recebeu críticas de alguns pais de alunos que afirmam que a escola deveria levar em conta as famílias que precisam levar outros filhos para outras escolas.

“É preciso haver (alguma medida de) impedimento (do atraso nas escolas), mas acho que isto coloca muita pressão nos pais e quebra o compromisso entre a escola e as famílias”, afirmou Georgina Hodgkinson, mãe de um aluno da cidade.

“Se tiver filhos em escolas diferentes, tem que se tentar gerir a logística de um e do outro e vão acabar por haver sempre problemas”, acrescentou.

Numa declaração, a escola afirmou que a ligação entre a frequência escolar e o desempenho do aluno é clara e que as estratégias adoptadas para melhorar a frequência e a pontualidade foram bem-sucedidas.

A escola também informou que nenhuma carta de aviso ou multa foram emitidas neste ano escolar.

A Emerson Valley School afirmou que está a trabalhar em parceria com a escola de educação infantil Merebrook, que fica nas proximidades, e já tomou “medidas positivas”, incluindo abrir o parque de diversões mais cedo para garantir que os alunos possam chegar com mais pontualidade às duas escolas.

Também informou que se encontra a trabalhar com outras escolas locais para melhorar a frequência e pontualidade.

ZAP / BBC

2 Comments

  1. Os bons princípios na vida, devem-se sempre adquirir. O chegar a horas (de preferência antes do tempo marcado), a qualquer compromisso, é um bom princípio. Na vida há tempo para tudo, assim as pessoas se saibam organizar.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.