Erupções na pele de crianças com covid-19 registadas também em Portugal

O aparecimento de manchas e pequenas erupções na pele de crianças, associadas à infecção por Covid-19, também se está a verificar em Portugal, depois de ter sido registado em países como Espanha e Itália. E serão resultado da resposta “muito violenta” do organismo ao coronavírus.

Em Espanha, a Academia de Dermatologia e Venereologia está a investigar se estas manchas na pele são um sintoma do coronavírus em crianças. Em Itália já foi feito um estudo que sugere que podem ser.

No Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, onde estão a ser tratadas as crianças infectadas com Covid-19, já se verificou o aparecimento de erupções na pele em alguns dos pacientes, como revela ao Expresso o médico Gonçalo Cordeiro Ferreira que trabalha nesta unidade e que é director da área de Pediatria Médica no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

Estão em causa, sobretudo, manchas nas mãos, pés e, em algumas situações, na língua. “Estas manifestações cutâneas, sobretudo nas extremidades do corpo, são causadas pela resposta imunológica muito intensa de organismos mais jovens”, explica Gonçalo Cordeiro Ferreira ao semanário.

“Esta é uma resposta muito violenta do organismo ao contacto com este e com outros vírus, que atacam os pulmões e outros órgãos, como o coração, os rins ou a pele”, acrescenta o médico.

Gonçalo Cordeiro Ferreira trata, contudo, de notar que são “manifestações raras e, na grande maioria, inofensivas, causadas pela activação imunitária do organismo em resposta ao vírus”. “Temos de distinguir a gravidade das situações, não é preciso haver alarmismo”, sublinha.

O médico também sublinha que, em algumas destas crianças, já nem há sinais do coronavírus quando fazem os testes de diagnóstico. Isto porque, nessa altura, a carga viral pode já ser demasiado reduzido para ser “apanhada” pelos testes. A única forma de confirmar se estas crianças terão tido ou não Covid-19 é através dos testes serológicos que avaliam a presença de anti-corpos.

Entretanto, Portugal não tem registo de casos de crianças com sinais de uma síndrome inflamatória que foi ligada ao coronavírus por médicos do Reino Unido. O país divulgou o aumento acentuado de crianças internadas devido à doença de Kawasaki que provoca um estado inflamatório multissistémico, requerendo tratamento de terapia intensiva.

“Até à data, não houve reporte em Portugal, mas os pediatras estão atentos” a esta síndrome, revelou a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, na conferência de análise dos números da infecção em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tottenham perde frente ao Antuérpia. Mourinho "rasga" equipa: "Queria fazer 11 substituições ao intervalo"

O Tottenham perdeu esta quinta-feira frente ao Antuérpia, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, levando o treinador português José Mourinho a criticar a sua equipa. "Queria fazer 11 substituições ao intervalo", admitiu. No …

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …