Erupções na pele de crianças com covid-19 registadas também em Portugal

O aparecimento de manchas e pequenas erupções na pele de crianças, associadas à infecção por Covid-19, também se está a verificar em Portugal, depois de ter sido registado em países como Espanha e Itália. E serão resultado da resposta “muito violenta” do organismo ao coronavírus.

Em Espanha, a Academia de Dermatologia e Venereologia está a investigar se estas manchas na pele são um sintoma do coronavírus em crianças. Em Itália já foi feito um estudo que sugere que podem ser.

No Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, onde estão a ser tratadas as crianças infectadas com Covid-19, já se verificou o aparecimento de erupções na pele em alguns dos pacientes, como revela ao Expresso o médico Gonçalo Cordeiro Ferreira que trabalha nesta unidade e que é director da área de Pediatria Médica no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central.

Estão em causa, sobretudo, manchas nas mãos, pés e, em algumas situações, na língua. “Estas manifestações cutâneas, sobretudo nas extremidades do corpo, são causadas pela resposta imunológica muito intensa de organismos mais jovens”, explica Gonçalo Cordeiro Ferreira ao semanário.

“Esta é uma resposta muito violenta do organismo ao contacto com este e com outros vírus, que atacam os pulmões e outros órgãos, como o coração, os rins ou a pele”, acrescenta o médico.

Gonçalo Cordeiro Ferreira trata, contudo, de notar que são “manifestações raras e, na grande maioria, inofensivas, causadas pela activação imunitária do organismo em resposta ao vírus”. “Temos de distinguir a gravidade das situações, não é preciso haver alarmismo”, sublinha.

O médico também sublinha que, em algumas destas crianças, já nem há sinais do coronavírus quando fazem os testes de diagnóstico. Isto porque, nessa altura, a carga viral pode já ser demasiado reduzido para ser “apanhada” pelos testes. A única forma de confirmar se estas crianças terão tido ou não Covid-19 é através dos testes serológicos que avaliam a presença de anti-corpos.

Entretanto, Portugal não tem registo de casos de crianças com sinais de uma síndrome inflamatória que foi ligada ao coronavírus por médicos do Reino Unido. O país divulgou o aumento acentuado de crianças internadas devido à doença de Kawasaki que provoca um estado inflamatório multissistémico, requerendo tratamento de terapia intensiva.

“Até à data, não houve reporte em Portugal, mas os pediatras estão atentos” a esta síndrome, revelou a directora-geral de Saúde, Graça Freitas, na conferência de análise dos números da infecção em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura reforça poder no Chega. Direção pode suspender militantes

No dia 30 de maio, foram aprovados dois regulamentos que dão poder à direção do Chega para suspender militantes do partido. Segundo avança a revista Sábado, no passado fim de semana, o Conselho Nacional do partido …

Egípcio submeteu as três filhas a mutilação genital feminina. Agora, vai ser julgado

Um pai terá dito às três filhas que iam ser vacinadas contra a covid-19, mas, quando acordaram, tinham sido mutiladas. Um cidadão egípcio vai ser julgado por, alegadamente, ter forçado as três filhas menores a serem …

Vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 será testada no Brasil

A vacina contra a covid-19 em que trabalham os cientistas da Universidade de Oxford será testada no Brasil, pelo nível de infeção naquele país, revelou esta sexta-feira o Times. Com o declínio nos casos de coronavírus …

Esta noite há um eclipse penumbral da Lua

Esta noite tem bons motivos para atrasar o jantar: ao início da noite desta sexta-feira, haverá um eclipse penumbral da Lua. A Lua vai ficar na penumbra na noite desta sexta-feira. Pouco antes das 21h, em …

Depois de Latifa e Haya, mais uma princesa pediu ajuda para fugir do Dubai (e está desaparecida)

Depois da fuga da princesa Latifa e da princesa Haya do Dubai, outra jovem gravou um vídeo a pedir ajuda para escapar dos seus pais. Agora, está desaparecida. De acordo com o jornal espanhol El País, …

Caso Maddie. Suspeito alemão alvo de nova investigação por crime semelhante na Alemanha

Christian B., de 43 anos, poderá estar associado ao desaparecimento de uma menina de cinco anos, em 2015, na Alemanha. De acordo com a agência DPA, o Ministério Público alemão abriu uma nova investigação sobre o …

À espera de propostas concretas, Jerónimo quer salário pago a 100%

Jerónimo de Sousa admite que só tomará uma posição quanto ao Orçamento Suplementar quando souber as "propostas concretas". Esta sexta-feira, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse que só tomará uma posição quanto ao Orçamento …

Do ruído à reciclagem. No Dia Mundial do Ambiente, associação Zero divulga dados preocupantes

As principais preocupações da associação ambientalista Zero em Portugal são ao nível do desperdício de água, do ruído e da reciclagem. Do excesso de lixo produzido por cada habitante ao ruído em excesso provocado pelo …

Esferográfica pessoal e máscara obrigatórios nas eleições do FC Porto

As eleições do FC Porto estão agendadas para este fim de semana e os sócios que quiserem exercer o seu direito de voto terão de levar uma máscara de proteção individual e uma esferográfica. No comunicado …

Açores sem infetados por covid-19. Último paciente internado recuperou

Os Açores estão oficialmente livres de covid-19. Dois meses e meio depois do primeiro caso na região, os Açores não têm qualquer registo de infetados por covid-19. Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional, anunciou no Facebook …