Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela “terceira vez”)

Cristobal herrera-Ulashkevich / EPA

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden “perdeu a Casa Branca”.

O ex-presidente dos Estados Unidos recebeu aplausos ao dizer à multidão na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) que pode tentar reconquistar a Casa Branca.

De acordo com o jornal britânico The Independent, Trump fez esta afirmação ao dizer à audiência da conferência em Orlando, Flórida, que Biden suportou “o primeiro mês mais desastroso de qualquer presidente na história moderna”.

Segundo o antigo presidente, a política de imigração de Biden deve resultar em grandes perdas no meio do mandato de 2022 e nas eleições presidenciais de 2024.

“Na verdade, como sabem, acabaram de perder a Casa Branca, mas é uma daquelas coisas – mas quem sabe, quem sabe, posso até decidir vencê-los pela terceira vez, ok?”, disse.

Trump prometeu “discutir o futuro” do partido e do país. “Vou continuar a lutar ao vosso lado, vamos fazer o que fizemos desde o início, que é ganhar”, afirmou, garantindo que não vai criar um novo partido. “Temos o Partido Republicano”, que “vai ser mais forte do que nunca”.

No mesmo discurso, Trump voltou a falar da pandemia, mencionando o “vírus da China” ao referir-se à covid-19 e criticou o especialista Anthony Fauci por encorajar as pessoas a usarem duas máscaras quando estiverem em público.

“Máscaras duplas, essa foi uma das novas que saiu há algumas semanas”, disse Trump. “Primeiro, Fauci disse que não é preciso máscaras. Agora, de repente, quer as máscaras, mas agora quer máscaras duplas.”

O ex-presidente marcou presença na CPAC de 2021, que existe desde 1974 e é vista como o encontro mais influente dos conservadores dos Estados Unidos, bem como um barómetro da direção política do Partido Republicano. A conferência começou na quinta-feira no Hyatt Regency Hotel.

Este é o primeiro discurso de Trump desde que deixou o cargo enquanto presidente dos Estados Unidos. O discurso acontece poucas semanas depois de ter sido absolvido da acusação de “incitamento à insurreição” — no julgamento de impeachment, alguns membros do partido Republicano votaram contra o ex-presidente.

A CNN adianta que a Trump venceu uma sondagem, onde os participantes da CPAC foram questionados sobre o seu candidato favorito. Foram realizadas duas sondagens e apenas uma incluiu o nome de Trump — nessa, o ex-presidente venceu com 55% dos votos. Na segunda sondagem, DeSanti DeSantis ficou muito à frente da concorrência. Os resultados sugerem que há interesse noutros candidatos.

Maria Campos Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …

Joe Exotic implora que o tirem da prisão. Sofre de um cancro na próstata

A estrela de Tiger King, Joe Exotic, revelou que tem cancro de próstata e voltou a pedir a sua libertação da cadeia. Joseph Maldonado-Passage, mais conhecido por Joe Exotic, está a cumprir pena de prisão depois …

Ryanair passa de lucro a prejuízo de 815 milhões de euros no último ano

A irlandesa Ryanair revelou hoje que teve um prejuízo de 815 milhões de euros no ano fiscal terminado em 31 de março, contra um lucro de 1.002 milhões de euros no exercício anterior. Na base deste …

Mais duas mortes e 199 novos casos em Portugal. R(t) sobe para 1

Portugal registou esta segunda-feira 199 novos casos de infeção por covid-19 e mais duas mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas …

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …

Jerónimo acusa Governo de "falta de vontade" para responder à crise

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que o Governo "tem meios" e só não responde aos problemas concretos causados pela crise sanitária, por lhe "faltar a vontade", dando como exemplo a questão das …

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita oficial à Guiné-Bissau, 32 anos depois de Mário Soares

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta segunda-feira à tarde a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau enquanto Presidente da República, com um programa intenso, que inclui encontros institucionais, com a comunidade portuguesa e uma homenagem …