Impeachment. Trump absolvido da acusação de “incitamento à insurreição”

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi absolvido este sábado da acusação de “incitamento à insurreição” no julgamento de impeachment de que foi alvo após o ataque ao Capitólio no passado dia 6 de janeiro.

De acordo com o Financial Times, Donald Trump foi absolvido de incitar uma insurreição no ataque ao Capitólio dos Estados Unidos.

Depois de um julgamento de seis dias, o Senado votou 57 a favor e 43 contra este sábado sobre se Trump era culpado de incitar uma insurreição. Sete republicanos juntaram-se a todos os democratas na votação para condenar o presidente.

Porém, Trump só seria condenado se dois terços dos senadores — 67 dos 100 — votasseem nesse sentido – o que não aconteceu.

Os democratas esperavam condenar o ex-presidente e realizar uma votação por maioria simples para impedi-lo de ocupar um futuro cargo público. Trump não descartou a candidatura à presidência novamente em 2024.

No entanto, com a absolvição de Donald Trump, o Senado não pôde prosseguir para a votação subsequente que, com uma maioria simples, poderia impedi-lo de se voltar a candidatar à Presidência.

A absolvição de Trump era esperada, uma vez que apenas seis dos 50 senadores republicanos votaram a favor de uma moção que afirmava que Trump ainda poderia ser julgado, embora já não estivesse no cargo.

Os republicanos que votaram a favor da condenação de Trump foram Richard Burr, Bill Cassidy, Susan Collins, Lisa Murkowski, Ben Sasse, Mitt Romney e Pat Toomey.

“O movimento histórico, patriótico e belo só começou”

O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, banido do Twitter, já fez sair um comunicado com a sua reação à absolvição. “Esta foi mais uma fase da maior caça às bruxas da história do nosso País. Nenhum presidente jamais passou por algo semelhante”, escreveu Trump. “O nosso movimento histórico, patriótico e belo ainda só começou”.

O Senado norte-americano aprovou com os votos dos senadores democratas e de alguns republicanos, a continuação do processo judicial de destituição do ex-Presidente.

Trump é o primeiro Presidente dos Estados Unidos a ser sujeito duas vezes a um processo de destituição no mesmo mandato e o único a ser julgado politicamente depois de já ter abandonado o cargo.

O primeiro impeachment foi aprovado pela Câmara dos Representantes, em dezembro de 2019, por abuso de poder e obstrução do Congresso, ao ter pressionado a Ucrânia a lançar uma investigação contra Joe Biden, agora Presidente, e o seu filho Hunter. O Senado acabou por absolver Trump em fevereiro do ano passado.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

    • O quê?! Infundadas? Não viu e ouviu as declarações que deram o “mote” para aquilo que aconteceu? Infundadas? Em que mundo vive?

      O que aconteceu foi que muitos senadores disseram que sim á descupabilização da morte de cinco pessoas, destruição de bens, invasão a uma propriedade “sagrada” e uma mancha na democracia. Esses senadores são tão criminosos como o Trump. Nos EUA o crime compensa.

    • Hahahaaaaa… infundada é a tua inteligência!…
      Acusações completamente fundadas e que levaram a maioria a condenar Trump!!
      Até o líder dos republicanos confirmou que o Trump é, sem qualquer duvida, o culpado moral pelo que aconteceu no Capitólio!!
      Não fosse a politiquice e a necessidade dos 2/3…

  1. Mais uma vez está comprovado, que quem dirige a Politica Mundial são um punhado de “poderosos” que com as astronómicas fortunas, podem tudo comprar. Não haverá Democracias que resistam a corrupção, vigarices de alta escala, impunidades e chantagens !

RESPONDER

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …

Votação das leis sobre teletrabalho só para depois do Orçamento

As recentes alterações às propostas têm aproximado os partidos, mas as compensações dadas aos trabalhadores pelos custos adicionais do teletrabalho e o direito a desligar continuam sem consenso. Apesar do calendário inicial apontar que os projectos …

O temido aconteceu: Engenheiros criam cão robô com sniper às costas

A Ghost Robotics criou um cão robô com uma arma equipada às costas. O SPUR "é o futuro dos sistemas de armas não tripuladas". A evolução da robótica e da Inteligência Artificial tem sido recebida de …