Enfermeiro norte-americano teve teste positivo após receber vacina. E é normal

Um enfermeiro norte-americano de 45 anos foi diagnosticado com covid-19 seis dias depois de ter tomado a primeira dose da vacina contra a doença. Contudo, a situação não surpreendeu os especialistas, e deixa em evidência a importância de manter as medidas de higienização e de distanciamento social.

Segundo a ABC, Matthew W. tomou a primeira dose da vacina da Pfizer no dia 18 de dezembro. Seis dias depois, o enfermeiro, que trabalha na cidade de San Diego, na Califórnia, apresentou sintomas compatíveis com a covid-19. Após realizar o teste, foi diagnosticado como positivo.

Apesar de inesperada, a situação não surpreendeu os especialistas em saúde pública, uma vez que o enfermeiro só tinha tomado a primeira das duas doses da vacina e ainda não tinha passado tempo suficiente para que a imunidade se começasse a desenvolver no seu corpo.

Christian Ramers, especialista em doenças infecciosas, explicou, em declarações à estação televisiva, que os médicos sabem “pelos ensaios clínicos realizados, que demora 10 a 14 dias até estar criada a proteção fornecida pela vacina”. Segundo o médico, , mesmo após esses dias, só a segunda dose da vacina concluirá o processo de imunização.

“Pensamos que a primeira dose dê cerca de 50% (de imunidade) e é preciso uma segunda dose para chegar aos 95%“, referiu. A vacina da Pfizer é tomada em duas doses, separadas por um período de três semanas, e mesmo após a segunda dose, tem uma eficácia comprovada de 95%.

O especialista diz que, por esta razão, o caso do enfermeiro não levanta qualquer questão sobre a eficácia da vacina, acrescentando ainda a possibilidade de o enfermeiro já ter contraído o vírus antes de ser vacinado, uma vez que o período de incubação do vírus é de 14 dias.

Ramers garante que a vacina é eficaz, mas não vai acabar com a pandemia em poucos dias. “Será um processo longo, de semanas a meses enquanto distribuímos a vacina”, explicou o médico, salientando que durante todo este tempo é necessário manter as normas de prevenção atualmente recomendadas nos últimos meses.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só para deixar os meus parabéns ao ZAP pela forma responsável como enquadrou o titulo desta notícia. A concorrência, infelizmente, tem recorrido ao clickbait.

  2. Totalmente de acordo com o Francisco. Informação e não sensacionalismo! Felizmente é uma situação normal dado o período que decorreu entre a vacina e os sintomas. Haja civismo, a vacinação será fundamental! Não duvidem!

RESPONDER

Os novos robôs da Samsung fazem pequenas tarefas domésticas (e ainda lhe servem um copo de vinho)

O Samsung Galaxy S21 não é a única surpresa que a empresa tem preparada para 2021. A Samsung apresentou algumas propostas de robôs domésticos, na primeira grande feira de tecnologia do ano. A Samsung levantou um …

Cientistas desenvolveram mini-cérebros (quase) humanos

Cientistas norte-americanos enviaram para a Estação Espacial Internacional (EEI) aglomerados de células nervosas, chamadas de mini-cérebros, que estão, agora, a desenvolver-se de formas que os investigadores não imaginavam ser possível. Os organóides foram criados a partir …

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …