Enfermeiro norte-americano teve teste positivo após receber vacina. E é normal

Um enfermeiro norte-americano de 45 anos foi diagnosticado com covid-19 seis dias depois de ter tomado a primeira dose da vacina contra a doença. Contudo, a situação não surpreendeu os especialistas, e deixa em evidência a importância de manter as medidas de higienização e de distanciamento social.

Segundo a ABC, Matthew W. tomou a primeira dose da vacina da Pfizer no dia 18 de dezembro. Seis dias depois, o enfermeiro, que trabalha na cidade de San Diego, na Califórnia, apresentou sintomas compatíveis com a covid-19. Após realizar o teste, foi diagnosticado como positivo.

Apesar de inesperada, a situação não surpreendeu os especialistas em saúde pública, uma vez que o enfermeiro só tinha tomado a primeira das duas doses da vacina e ainda não tinha passado tempo suficiente para que a imunidade se começasse a desenvolver no seu corpo.

Christian Ramers, especialista em doenças infecciosas, explicou, em declarações à estação televisiva, que os médicos sabem “pelos ensaios clínicos realizados, que demora 10 a 14 dias até estar criada a proteção fornecida pela vacina”. Segundo o médico, , mesmo após esses dias, só a segunda dose da vacina concluirá o processo de imunização.

“Pensamos que a primeira dose dê cerca de 50% (de imunidade) e é preciso uma segunda dose para chegar aos 95%“, referiu. A vacina da Pfizer é tomada em duas doses, separadas por um período de três semanas, e mesmo após a segunda dose, tem uma eficácia comprovada de 95%.

O especialista diz que, por esta razão, o caso do enfermeiro não levanta qualquer questão sobre a eficácia da vacina, acrescentando ainda a possibilidade de o enfermeiro já ter contraído o vírus antes de ser vacinado, uma vez que o período de incubação do vírus é de 14 dias.

Ramers garante que a vacina é eficaz, mas não vai acabar com a pandemia em poucos dias. “Será um processo longo, de semanas a meses enquanto distribuímos a vacina”, explicou o médico, salientando que durante todo este tempo é necessário manter as normas de prevenção atualmente recomendadas nos últimos meses.

Ana Moura, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só para deixar os meus parabéns ao ZAP pela forma responsável como enquadrou o titulo desta notícia. A concorrência, infelizmente, tem recorrido ao clickbait.

  2. Totalmente de acordo com o Francisco. Informação e não sensacionalismo! Felizmente é uma situação normal dado o período que decorreu entre a vacina e os sintomas. Haja civismo, a vacinação será fundamental! Não duvidem!

RESPONDER

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …

Bruxelas assegura aquisição de medicamento para tratamento precoce da covid-19

A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, um contrato de aquisição conjunta com a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) para a compra do sotrovimab, um medicamento destinado ao tratamento precoce da covid-19, cuja utilização está a ser analisada …