As equipas de resgate indonésias encontraram esta segunda-feira a cauda do avião da AirAsia no fundo do Mar de Java onde a aeronave caiu no passado dia 28 de dezembro com 162 pessoas a bordo, informaram fontes oficiais.
O porta-voz da Agência Nacional de Buscas e Resgates, Bambang Soelistyo, confirmou que os mergulhadores identificaram a cauda do Boeing 320-200 do voo QZ8510.
É nesta parte do avião que ficam localizadas as caixas negras, que podem ter registado os dados dos momentos finais do voo QZ8501 e permitirão saber os motivos concretos do acidente.
“Nós encontramos a cauda, que era o nosso principal objetivo do dia”, disse Bambang Soelistyo, que coordena os esforços de buscas.
A estrutura foi avistada por mergulhadores e através de submarinos robôs com câmaras, mas ainda não foi retirada do oceano. Trata-se do primeiro pedaço significativo da fuselagem do avião a ser identificado durante os trabalhos de buscas.
Autoridades acreditam que a maioria dos destroços do avião está no fundo do Mar de Java, a pelo menos 25m de profundidade.
O diretor executivo da AirAsia, Tony Fernandes, comentou a notícia da identificação da cauda na sua conta no Twitter, afirmando que as caixas negras poderm estar lá e reforçou a necessidade de se recuperar os corpos das vítimas para aliviar a dor das famílias.
ZAP / Lusa / BBC
Acidente da AirAsia
-
27 Janeiro, 2015 Terminam as operações de busca do avião da AirAsia
-
25 Janeiro, 2015 Equipas de socorro falham recuperação da fuselagem do avião AirAsia
-
22 Janeiro, 2015 AirAsia: Encontrados 5 corpos com cintos de segurança colocados
-
20 Janeiro, 2015 Indonésia revela novos dados sobre avião da AirAsia que caiu no mar