Encontrada uma bomba da II Guerra Mundial na central de Fukushima

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

Uma alegada bomba da II Guerra Mundial foi encontrada, esta quinta-feira, nas instalações da central nuclear de Fukushima, no Japão, avança a AFP, que cita um funcionário.

Supõe-se que o objeto, com 85 centímetros de comprimento, seja uma bomba lançada pelos EUA durante o conflito que acabou por não explodir.

De acordo com o porta-voz da empresa responsável pela central, Tokio Electric Power Co (TEPCO), a bomba foi descoberta por trabalhadores que estão a construir um parque de estacionamento próximo das instalações. De imediato, a TEPCO chamou a polícia ao local e os trabalhos na zona foram suspensos.

De acordo com a AFP, não houve impacto nas atuais operações de desmantelamento da central que, em 2011, sofreu um dos piores acidentes nucleares da história, depois de um poderoso sismo, seguido de um enorme tsunami.

A agência noticiosa japonesa Jiji Press explicou que, nestes casos, especialistas em destruição de bombas do exército japonês são chamados pelas autoridades ao local.

Mais de 70 anos depois da II Guerra, que acabou em 1945, ainda hoje são encontrados no território japonês bombas e projeteis norte-americanos que não chegaram a explodir. Isto acontece, sobretudo, na ilha de Okinawa, onde teve lugar uma das batalhas mais sangrentas do conflito.

A localização desta mais recente bomba pode ser explicada pelo facto de, na zona de Fukushima, existir na altura um aeroporto militar japonês que foi alvo de bombardeamentos do exército americano.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …