/

Encontrada uma bomba da II Guerra Mundial na central de Fukushima

Ministério da Administração Interna e Transportes do Japão / Wikimedia

Vista aérea da central nuclear de Fukushima

Uma alegada bomba da II Guerra Mundial foi encontrada, esta quinta-feira, nas instalações da central nuclear de Fukushima, no Japão, avança a AFP, que cita um funcionário.

Supõe-se que o objeto, com 85 centímetros de comprimento, seja uma bomba lançada pelos EUA durante o conflito que acabou por não explodir.

De acordo com o porta-voz da empresa responsável pela central, Tokio Electric Power Co (TEPCO), a bomba foi descoberta por trabalhadores que estão a construir um parque de estacionamento próximo das instalações. De imediato, a TEPCO chamou a polícia ao local e os trabalhos na zona foram suspensos.

De acordo com a AFP, não houve impacto nas atuais operações de desmantelamento da central que, em 2011, sofreu um dos piores acidentes nucleares da história, depois de um poderoso sismo, seguido de um enorme tsunami.

A agência noticiosa japonesa Jiji Press explicou que, nestes casos, especialistas em destruição de bombas do exército japonês são chamados pelas autoridades ao local.

Mais de 70 anos depois da II Guerra, que acabou em 1945, ainda hoje são encontrados no território japonês bombas e projeteis norte-americanos que não chegaram a explodir. Isto acontece, sobretudo, na ilha de Okinawa, onde teve lugar uma das batalhas mais sangrentas do conflito.

A localização desta mais recente bomba pode ser explicada pelo facto de, na zona de Fukushima, existir na altura um aeroporto militar japonês que foi alvo de bombardeamentos do exército americano.

ZAP // RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.