Empresas que implementem código QR nas faturas vão ter benefícios fiscais

A introdução de códigos de barras bidimensional (código QR) e do código único de documento (ATCUD) nas faturas só será obrigatório em 2022. Até lá, as micro, pequenas e médias empresas que decidam implementar já estes dois códigos vão ter benefícios fiscais.

O Jornal de Negócios adianta esta terça-feira que a medida está prevista numa proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) apresentada pelo PS e pretende que o código QR venha a servir para implementar os descontos do IVAucher.

Assim, o PS quer que as micro, pequenas e médias empresas que implementem já o código QR de forma facultativa beneficiem de descontos nos impostos em função dos custos que venham a ter.

Segundo o mesmo jornal, para as empresas que incluam o código QR em todas as faturas e noutros documentos fiscais com relevância até ao final do primeiro trimestre de 2021, as despesas com a aquisição de bens e serviços necessários para a sua implementação e do ATCUD serão contabilizadas a 140% para efeitos de determinação do lucro tributável em IRC ou em IRS com contabilidade organizada – ou contabilizadas em 130% quando incluídos até ao final do primeiro semestre do próximo ano.

No caso das empresas que procedam à implementação na segunda metade do ano, as despesas serão contabilizadas a 120% – desde que o código QR e o ATCUD comece a aparecer nas faturas até 1 de janeiro de 2022.

O Governo pretende articular o novo sistema QR com o programa IVAucher. “A inclusão do Código QR nas faturas pode constituir um importante motor de dinamização do programa IVAucher”, porque “pode permitir aos consumidores, através da captura do código QR por smartphone, uma comunicação imediata à AT das faturas que lhe são emitidas pelos comerciantes e um conhecimento imediato do saldo acumulado do programa”.

Esta medida estava inicialmente prevista numa proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), mas foi adiada pelo Governo para o início de 2022.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …

Marcelo reafirma: "Comigo não vai haver volta atrás" no desconfinamento

O Presidente da República declarou, este domingo, que, no que depender de si, não haverá "volta atrás" no desconfinamento, e deu a Feira da Agricultura de Santarém como exemplo do “virar de página”. "Já não voltamos …

Líderes do G7 prometem milhões de vacinas, mas evitam apoio claro a suspensão de patentes

Os líderes do G7 prometeram entregar milhões de doses adicionais de vacinas contra a covid-19 ao longo do próximo ano, mas evitaram apoiar claramente a suspensão de patentes, de acordo com o comunicado final. "Os compromissos …

Bolsonaro multado por não usar máscara em desfile de motociclistas

O Presidente brasileiro foi multado, este domingo, em 552 reais (cerca de 89 euros) por estar sem máscara quando participava num desfile de motociclistas no estado de São Paulo. Milhares de motociclistas participaram no desfile "Acelere …

Inglaterra 1-0 Croácia | Três leões matam borrego à décima tentativa

A Inglaterra estreou-se este domingo com uma vitória no grupo D do Euro2020 de futebol, ao bater a Croácia por 1-0, em jogo disputado no estádio Wembley, em Londres. Um golo de Raheem Sterling, aos 57 …

Bloco ataca ministro do Ambiente, que acusa Catarina Martins de fazer declarações "infames e infundadas"

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai pedir a apreciação parlamentar do decreto que regula a lei das minas e acusou o ministro do Ambiente de ser "mais rápido a defender negócios" do …