Empresas podem ter moratórias nos créditos. Hotelaria e restauração exigem 1.000 euros por trabalhador

Tiago Petinga / Lusa

Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB)

As empresas e famílias afetadas pela pandemia de Covid-19 podem vir a beneficiar de uma suspensão do pagamento de empréstimos bancários.

A medida está, de acordo com o Jornal Económico, a ser estudada pelo Governo, supervisores e a Associação de Bancos (APB).

O objetivo da medida, que poderá ser anunciada em breve, é minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus, que ameaça paralisar as economias de Portugal e da Europa.

Em declarações ao Jornal Económico, Faria de Oliveira, presidente da APB, disse que a associaçãoi tem “estado em contactos intensos com o Governo, o Banco de Portugal (BdP) e as autoridades europeias”.

“O impacto em vários setores da economia pode ser muito significativo, dependendo da duração e profundidade da crise Covid-19. A banca é fundamental na minimização das consequências negativas e está totalmente empenhada em dar o contributo necessário”, adiantou Faria de Oliveira.

Se a suspensão dos pagamentos dos empréstimos avançar, os cronogramas dos créditos serão reestruturados, mas sem efeitos negativos na avaliação prudencial dos clientes.

Uma medida semelhante poderá ser aplicada às famílias que tenham dificuldade em pagar as prestações dos créditos à habitação. No entanto, para já, a principal preocupação é com as empresas, devido aos efeitos no emprego e na economia em geral.

Associação exige 1.000 euros por trabalhador

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está a exigir “medidas urgentes ao Governo” para travar o impacto da pandemia no negócio.

Em comunicado, citado pelo jornal ECO, a AHRESP informou que pediu ao Ministério da Economia a “disponibilização de uma linha de apoio à tesouraria de 1.000 euros mensais por trabalhador”.

A AHRESP considera “insuficientes as medidas disponibilizadas pelo Executivo”, numa altura que o setor “vive hoje uma das piores crises de sempre devido à propagação do Covid-19”.

Além disso, a associação informa ter apresentado “mais de 40 propostas” ao ministério tutelado por Pedro Siza Vieira “numa reunião de trabalho que durou perto de duas horas”.

Algumas das medidas pedidas pela associação são os tais “1.000 euros por trabalhador, adequação do processo de lay-off e período de carência nos pagamentos ao Estado e à banca”.

A ocupação das unidades de alojamento e a afluência aos restaurantes têm afundado com a propagação do novo coronavírus, principalmente tendo em conta as restrições às deslocações como travão ao turismo, assim como o fecho da fronteira com Espanha para viagens de lazer.

Empregadas domésticas mantém salários

Cerca de 90% das empregadas domésticas em Portugal tem contrato de trabalho e contribui para a segurança social com base no valor de 438,81 euros.

O empregador paga 18,9% dos 438,81 declarados (82,94 euros) e a trabalhadora assume 9,4% do mesmo valor (41,25 euros). Se os descontos fossem feitos sobre o valor real do salário (mínimo de 635 euros), as contribuições para a segurança social “disparavam”, de acordo com a empresa QuerMarias, ouvida pelo Observador.

Com a pandemia de Covid-19, quem ganha a vida como empregada doméstica ficou prejudicada. Na sequência das decisões do Conselho de Ministros, os trabalhadores que tenham de ficar em casa com os filhos vão receber 66% do salário- 322,28 euros -, o que, para Maria de Fátima, ouvida pelo mesmo jornal, não é suficiente.

Para as ajudar, os empregadores estão a antecipar semanas de férias pagas e que não serão gozadas no mês de verão. Outros estão a optar por bancos de horas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Guitarrista dos Queen teve um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte

Brian May, guitarrista dos Queen, sofreu um ataque cardíaco que o deixou às portas da morte, anunciou o próprio músico, de 72 anos. May partilhou um vídeo no Instagram no qual conta todo o episódio. Tudo …

"Missão Tianwen". China planeia lançar sonda para Marte em julho

A China planeia lançar uma sonda e um pequeno robô de controlo remoto para Marte, em julho, na sua primeira missão ao Planeta Vermelho, anunciou esta segunda-feira a agência responsável pelo projeto. "O nosso objetivo era …

Bairros de lata são incubadoras de covid-19, mas ninguém ajuda os milhões que lá vivem

Bairros de lata, como as favelas, são consideradas incubadores de covid-19. No entanto, pouca atenção lhes tem sido dada na resposta à pandemia. Tendo devastado algumas das cidades mais ricas do mundo, a pandemia do novo …

Morreu Saturn, o jacaré que sobreviveu a um bombardeamento da II Guerra (e que se diz que pertenceu a Hitler)

Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice. O réptil …

Antiviral Remdesivir pode ser eficaz no combate à covid-19

O antiviral Remdesivir é eficaz contra a covid-19 caso seja administrado antes dos pacientes necessitarem de ventilação mecânica, indica um ensaio internacional com este medicamento, coordenado pelo Hospital Can Ruti, em Badalona, Barcelona, Espanha. Segundo um …

Há uma misteriosa ilha em Nova Iorque que quase ninguém pode visitar (e está abandonada)

A menos de 1,6 quilómetros de Manhattan, em Nova Iorque, localiza-se uma misteriosa ilha abandonada há mais de meio século. É preciso ter autorização do New York City Department of Parks and Recreation para visitar …

Israel não vai desperdiçar "oportunidade histórica" para anexar a Cisjordânia

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu voltou a defender hoje a anexação de partes da Cisjordânia nos próximos meses e em prosseguir este polémico plano, apesar do crescente coro de condenações de diversos aliados. Os palestinianos, e …

Zlatan Ibrahimovic lesiona-se e deixa carreira em risco

No treino com vista ao regresso da Liga italiana, Zlatan saiu a coxear do centro de treinos, com os milaneses a explicarem que exames vão determinar se se trata de lesão no gémeo ou tendão …

Há uma orquestra presa num palácio da Alemanha há 75 dias

Um grupo de músicos bolivianos, que pertencem à Orquestra Experimental de Instrumentos Nativos, está confinado no Palácio Rheinsberg, na Alemanha, há cerca de 75 dias devido à pandemia de covid-19. No início de março, os membros da …

Bolsonaro diz ter imagem negativa no exterior porque a imprensa "é de esquerda"

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse hoje que a sua imagem no exterior é negativa porque a imprensa mundial é de esquerda, enquanto falava com apoiantes junto ao Palácio da Alvorada, em Brasília. "A imprensa …