Empresas podem ter moratórias nos créditos. Hotelaria e restauração exigem 1.000 euros por trabalhador

Tiago Petinga / Lusa

Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB)

As empresas e famílias afetadas pela pandemia de Covid-19 podem vir a beneficiar de uma suspensão do pagamento de empréstimos bancários.

A medida está, de acordo com o Jornal Económico, a ser estudada pelo Governo, supervisores e a Associação de Bancos (APB).

O objetivo da medida, que poderá ser anunciada em breve, é minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus, que ameaça paralisar as economias de Portugal e da Europa.

Em declarações ao Jornal Económico, Faria de Oliveira, presidente da APB, disse que a associaçãoi tem “estado em contactos intensos com o Governo, o Banco de Portugal (BdP) e as autoridades europeias”.

“O impacto em vários setores da economia pode ser muito significativo, dependendo da duração e profundidade da crise Covid-19. A banca é fundamental na minimização das consequências negativas e está totalmente empenhada em dar o contributo necessário”, adiantou Faria de Oliveira.

Se a suspensão dos pagamentos dos empréstimos avançar, os cronogramas dos créditos serão reestruturados, mas sem efeitos negativos na avaliação prudencial dos clientes.

Uma medida semelhante poderá ser aplicada às famílias que tenham dificuldade em pagar as prestações dos créditos à habitação. No entanto, para já, a principal preocupação é com as empresas, devido aos efeitos no emprego e na economia em geral.

Associação exige 1.000 euros por trabalhador

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está a exigir “medidas urgentes ao Governo” para travar o impacto da pandemia no negócio.

Em comunicado, citado pelo jornal ECO, a AHRESP informou que pediu ao Ministério da Economia a “disponibilização de uma linha de apoio à tesouraria de 1.000 euros mensais por trabalhador”.

A AHRESP considera “insuficientes as medidas disponibilizadas pelo Executivo”, numa altura que o setor “vive hoje uma das piores crises de sempre devido à propagação do Covid-19”.

Além disso, a associação informa ter apresentado “mais de 40 propostas” ao ministério tutelado por Pedro Siza Vieira “numa reunião de trabalho que durou perto de duas horas”.

Algumas das medidas pedidas pela associação são os tais “1.000 euros por trabalhador, adequação do processo de lay-off e período de carência nos pagamentos ao Estado e à banca”.

A ocupação das unidades de alojamento e a afluência aos restaurantes têm afundado com a propagação do novo coronavírus, principalmente tendo em conta as restrições às deslocações como travão ao turismo, assim como o fecho da fronteira com Espanha para viagens de lazer.

Empregadas domésticas mantém salários

Cerca de 90% das empregadas domésticas em Portugal tem contrato de trabalho e contribui para a segurança social com base no valor de 438,81 euros.

O empregador paga 18,9% dos 438,81 declarados (82,94 euros) e a trabalhadora assume 9,4% do mesmo valor (41,25 euros). Se os descontos fossem feitos sobre o valor real do salário (mínimo de 635 euros), as contribuições para a segurança social “disparavam”, de acordo com a empresa QuerMarias, ouvida pelo Observador.

Com a pandemia de Covid-19, quem ganha a vida como empregada doméstica ficou prejudicada. Na sequência das decisões do Conselho de Ministros, os trabalhadores que tenham de ficar em casa com os filhos vão receber 66% do salário- 322,28 euros -, o que, para Maria de Fátima, ouvida pelo mesmo jornal, não é suficiente.

Para as ajudar, os empregadores estão a antecipar semanas de férias pagas e que não serão gozadas no mês de verão. Outros estão a optar por bancos de horas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …