Empresário português acusado nos EUA de venda enganosa de máscaras

Enric Fontcuberta / EPA

Nos Estados Unidos, um empresário português está a ser acusado de vender máscaras descartáveis publicitadas como um produto mais avançado. “Ninguém pode esperar que uma máscara dure para sempre”, justificou.

Um empresário português está no centro de uma polémica nos Estados Unidos, numa altura em que o país está debilitado na luta contra a covid-19. O empreendedor terá vendido máscaras descartáveis como se fossem um produto premium, reutilizável e certificado.

Os clientes que compraram as SafeMask terão pago dez vezes mais do que o valor real do produto. As máscaras foram publicitadas como sendo “consideravelmente mais avançadas” do que as máscaras cirúrgicas comuns e tinham uma garantia de três anos, escreve o jornal Expresso.

Em casa, os clientes que compraram as SafaMask via online, receberam máscaras descartáveis, em vez da máscara da fotografia. Os norte-americanos pagaram quase 37 euros por um par delas. Há ainda denúncias de clientes que nem sequer receberam a encomenda.

A venda do produto foi potenciada por uma intensa campanha de marketing que levou ao envio de mais de mil milhões de emails. As mensagens de correio eletrónica redirecionavam os clientes para diferentes sites de vendas.

Ricardo Jorge Pereira de Sousa Coelho é apresentado pelo BuzzFeed como “um milionário com uma coleção de supercarros, empresas e residências em Malta, Seychelles, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e Estónia”.

O empresário disse não ter responsabilidade, justificando que o envio de emails foi feito por comerciantes afiliados desonestos, independentemente da sua empresa.

“Ninguém pode esperar que uma máscara dure para sempre. Isso é irracional”, disse ainda o português, garantindo que a fotografia que acompanhava o email mostrava claramente que se tratavam de máscaras descartáveis.

Depois do caso ter sido tornado público, o preço da SafeMask caiu 75% e a garantia de três anos foi retirada. Já esta semana, as máscaras foram retiradas dos sites de venda online.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Mas isto não é normal no país do marketing e das televendas onde todo tipo de lixo é publicitado ao limite e vendido a preços exorbitantes (e já com 50% de desconto, claro!)??
    É o mercado livre… livre de vergonha e de reponsabilidade!…

    • Mais uma vez estás a demonstrar que andas muito distraído. O mercado americano é dos mais complexos. Qualquer coisa serve de pretexto para litigar em tribunal. Nalguns estados, se venderes máquinas de lavar roupa e alguma mãe enfiar lá o filho, e no teu manual não estiver explícito que não se devem colocar crianças, estás a pagar indemnizações.
      Deixa-te estar na tua profissão e não te metas nisto.

      • O quê?
        E o que tem esses disparates tipicamente americanos a ver com a notícia ou com o que eu escrevi?!
        Vai lá reler tudo outra vez para ver se à segunda consegues perceber o objectivo do meu comentário.

  2. Não me parece que tenham sido retiradas do mercado, nem que o seu preço tenha baixado, pelo contrário. Numa breve pesquisa encontrei umas SafeMask à venda por 49,99 dólares.

    • Verdade! Mas isso, provavelmente, deve ser de algum “guloso”, que se calhar nem conhece o setor da saúde e quis armar-se em esperto, que julgou que estava a fazer um “negócio da China” e tratou de comprar, na “febre da ganância”, umas largas centenas de unidades a pensar que ia ficar rico….agora ficou encavado e deve estar a querer despachá-las pra se safar do prejuízo…e de certeza ainda vai conseguir apanhar alguns “patos bravos”. É só oportunistas e trafulhas.Phonix!!!!

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …