Empresário compra cartola de Hitler e objetos nazis em leilão (e doa-os a organização judaica)

Recuerdos de Pandora / Flickr

Na quarta-feira passada, um milionário de origem libanesa sediado na Suíça desde o fim dos anos 80 arrematou uma cartola utilizada pelo ditador Adolf Hitler num leilão de objetos nazis. Agora, dou a uma fundação judaica israelita.

O comprador é o empresário Abdallah Chatila, que desembolsou 50 mil euros pela cartola do ditador alemão. A sua motivação para arrematar o objeto foi simples: evitar que o objeto fosse utilizado por neonazis. “É extremamente importante, para mim, que os objetos daquele doloroso período não acabem nas mãos erradas,” disse Chatila, em declarações à Deutsche Welle.

Aos 45 anos, Chatila gere um negócio multimilionário de joalharia em Genebra e declarou que gostaria de ter comprado mais objetos, mas não conseguiu vencer todos os lances do leilão, que foi organizado pela casa Hermann Historica, sediada na Baviera. O leilão incluía ainda uma caixa de charutos e uma máquina de escrever, de acordo com o jornal Le Matin Dimanche.

Chatila também adquiriu, por exemplo, um exemplar do livro Mein Kampf (A Minha Luta) que terá pertencido a Hermann Göring, um dos principais líderes do partido nazi, por 130 mil euros.

Os objetos foram doados à associação Keren Hayesod, um grupo israelita de angariação de fundos que irá decidir o destino dos objetos. “Sinceramente, espero que peças tão delicadas sejam expostas num museu do Holocausto, que fará melhor uso deles do que qualquer outra entidade”, afirmou Chatila.

A cartola foi fabricada pela empresa J.A. Seidl no início da década de 1930 e, anos mais tarde, segundo a casa de leilões, foi encontrada numa residência de Hitler em Munique. Já a edição especial de Mein Kampf, que tem uma capa envolvida numa moldura de prata, fazia parte de um lote de cem edições limitadas que inclui a história oficial do Partido Nazi.

De acordo com um perfil no site Swiss Arab Entrepreneurs.ch, a família de Chatila chegou à Suíça em 1988. Chatila entrou para o negócio de joias em 1995 e, posteriormente, fez fortuna através do comércio de diamantes. “Nos dias atuais, nos quais as tendências de nacionalismo e antissemitismo crescem na Europa, gostaria de dar o exemplo com os meios que disponho”, disse à DW.

O presidente da Associação Judaica Europeia, o rabino Menachem Margolin, declarou neste domingo que ficou “positivamente surpreendido” com o gesto de Chatila. “Num mundo cínico, [temos] um verdadeiro ato de bondade, de generosidade e solidariedade”, disse.

Depois do leilão de quarta-feira, Margolin afirmou que vender lembranças da era nazi era imoral: “É errado monetizar estes objetos manchados de sangue, especialmente na Alemanha.”

Na semana passada, o governo austríaco anunciou que a casa onde Adolf Hitler nasceu, na cidade de Braunau am Inn, na Áustria, vai ser transformada numa esquadra de polícia.

O destino da antiga residência de Hitler gerou amplos debates e divergências no país. Alguns pediam a demolição do edifício, enquanto outros argumentavam que deveria ser usado para obras de caridade.

Atualmente, em frente ao edifício, há uma placa de pedra com a seguinte inscrição: “Pela paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais, recordar os milhões de mortos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. No dia em que se fizer julgamento da 2ª guerra mundial a sério os vilões de hoje e de ontem , se calhar, passarão a ser os heróis… andam documentos às centenas à solta na internet mas ninguém lhes liga nenhuma porque os americanos e os judeus, através de filmes conseguiram, a “verdade” da segunda guerra mundial. E Tal verdade tem sido reproduzida aos milhões, em livros, em romances, em teatro. Todos os anos há milhões de alunos, inclusive portugueses que vão à Polónia, ver campos ditos de “concentração” (a pagar, claro, por causa das obras de restauro e que não se perca a memória da humanidade). Na vinda vai a pergunta: «então pá, aquilo era fodido? – Não, pá, a mim pareceu-me um campo de férias porreiro. Ah está bem, está bem. Mas entradas, comes e bebes é tudo a pagar? – Sim, pá, e isso é que me pareceu fodido, porque é tudo mais caro que em Lisboa, em Londres, em Melbourne, em Tóquio. Hitler, o monstro dá muito dinheiro a ganhar? – Sem dúvida.. vamos ver é se é por muito tempo! – Pois…»

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …