Casa onde Hitler nasceu vai ser uma esquadra de polícia

Michael Kranewitter / Wikimedia

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

A casa onde Adolf Hitler nasceu, na cidade de Braunau am Inn, na Áustria, vai ser transformada numa esquadra de polícia.

A casa onde Adolf Hitler nasceu, na Áustria, vai ser transformada numa esquadra de polícia, anunciou Governo austríaco esta terça-feira. Segundo o ministro do Interior, Wolfgang Peschorn, a nova utilidade dada ao imóvel é “um sinal inequívoco” de que não servirá para comemorar o nazismo, cita a BBC.

O ditador nazi passou as suas primeiras semanas de vida num apartamento deste edifício amarelo construído no século XVII na cidade de Braunau am Inn. Pouco depois, a família acabou por se mudar para outra propriedade nas proximidades.

O destino do edifício foi decidido depois de uma longa disputa judicial. Com a intenção de impedir o turismo vocacionado para extrema direita, o Governo austríaco alugou a propriedade em 1972 a Gerlinde Pommer.

O edifício foi usado como centro para pessoas com deficiência até que, em 2011, Pommer se opôs aos planos do Executivo de reformar o prédio para que o tornar mais acessível a pessoas com cadeiras de rodas e recusou todas as ofertas do Governo para o comprar. Um plano para tornar o local num centro de refugiados em 2014 também acabou frustrado.

Após algum impasse, o Governo comprou o prédio com uma ordem de expropriação, e a Justiça rejeitou a argumentação de Pommer de que isso violava os seus direitos. O que se seguiu foi uma disputa judicial entre as autoridades e a mulher, que pedia uma indemnização de mais de um milhão de euros pelo imóvel. No entanto, o Tribunal Supremo da Áustria rejeitou o pedido em junho e fixou a compensação em cerca de 800 mil euros.

O destino da antiga residência de Hitler gerou amplos debates e divergências no país. Alguns pediam a demolição do edifício, enquanto outros argumentavam que deveria ser usado para obras de caridade.

Atualmente, em frente ao edifício, há uma placa de pedra com a seguinte inscrição: “Pela paz, liberdade e democracia. Fascismo nunca mais, recordar os milhões de mortos”.

Agora, para converter o edifício numa esquadra, o Governo austríaco vai abrir um concurso de arquitetura para toda a União Europeia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …

Parlamento prepara-se para alargar proteção a diabéticos e hipertensos

O Parlamento prepara-se para alargar a proteção a doentes diabéticos e hipertensos no atual contexto de pandemia de covid-19. PSD, PCP e BE entendem que as pessoas com estes problemas de saúde e que não tenham …

Itália abre circulação interna e fronteiras no espaço Schengen

Itália permite, a partir desta quarta-feira, a livre circulação entre as suas regiões e abre as fronteiras com o resto da União Europeia, depois de três meses encerradas devido à pandemia de covid-19. “Hoje parece uma …

Brasil e Estados Unidos voltam a registar mais de mil mortes em 24 horas

Brasil e Estados Unidos voltaram a registar mais de mil mortes na sequência da covid-19 em 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde. O Brasil voltou esta terça-feira a ultrapassar a barreira das mil mortes diárias …