Áustria é condenada a pagar milhões por casa onde nasceu Adolf Hitler

Michael Kranewitter / Wikimedia

A casa onde nasceu Adolf Hitler, no nº 15 da Salzburger Vorstadt, em Braunau am Inn, Áustria

A Justiça austríaca ordenou ao governo do país que pague 1,5 milhões de euros à proprietária da casa onde Adolf Hitler nasceu, na sequência de uma disputa sobre a desapropriação do imóvel.

O tribunal do distrito de Ried im Innkreis decidiu que o Estado austríaco precisa de “aumentar substancialmente” o valor que pagou pela casa, em Braunau, “levando em consideração o facto de que o prédio foi o local de nascimento de Adolf Hitler”, segundo o jornal local Oberösterreichische Nachrichten.

Em 2016, o governo expropriou o prédio de três andares pelo preço de 310 mil euros. Desde então, a proprietária, Gerlinde Pommer, tem lutado na Justiça para ser compensada pela perda da propriedade.

O valor de 1,5 milhões de euros que conseguiu é exatamente o valor que os seus advogados diziam que o prédio e o estacionamento em frente tinham. O governo da Áustria ainda não revelou se pretende seguir para recurso.

A disputa judicial começou há oito anos, quando Pommer denunciou um contrato de décadas com o Ministério do Interior para manter no local um abrigo para pessoas com deficiência. Pommer rejeitou planos do governo para tornar o prédio mais acessível para cadeiras de rodas e recusou todas as ofertas do governo para o comprar. Um plano para tornar o local num centro de refugiados em 2014 também acabou frustrado.

Após algum impasse, o governo comprou o prédio com uma ordem de expropriação, e a Justiça rejeitou a argumentação de Pommer de que isso violava os seus direitos. Mas a propriedade está “no limbo” desde então, porque as autoridades não conseguem decidir o que fazer com o edifício.

O então ministro do Interior austríaco, Wolfgang Sobotka, disse ao jornal Die Presse que queria demolir a casa até que “nada mais restasse a não ser o porão”, e construir no local uma instituição de caridade.

O objetivo é impedir neonazis de peregrinarem ao local todos os anos no aniversário de Hitler. O líder nazi nasceu no edifício, em 1889. O problema é que a casa é protegida pelo Departamento de Património da Áustria, tendo algumas partes sido construídas no século XVII, e a sua demolição é altamente controversa.

Alguns austríacos consideram a ideia como uma tentativa de apagar a ligação desconfortável do país com o nazismo. Questões que envolvem o passado do país ganharam relevo nos últimos anos graças ao sucesso eleitoral do Partido Liberdade, de extrema-direita, que faz parte do governo de coligação de Viena desde 2017.

// BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …

Parlamento prepara-se para alargar proteção a diabéticos e hipertensos

O Parlamento prepara-se para alargar a proteção a doentes diabéticos e hipertensos no atual contexto de pandemia de covid-19. PSD, PCP e BE entendem que as pessoas com estes problemas de saúde e que não tenham …

Itália abre circulação interna e fronteiras no espaço Schengen

Itália permite, a partir desta quarta-feira, a livre circulação entre as suas regiões e abre as fronteiras com o resto da União Europeia, depois de três meses encerradas devido à pandemia de covid-19. “Hoje parece uma …