Empresa de Isaltino Morais também foi alvo de buscas

Andre Kosters / Lusa

A empresa de Isaltino Morais foi alvo de buscas, no âmbito do processo que investiga crimes de tráfico de influência e corrupção no projeto Porto Cruz.

Uma empresa de consultadoria de Isaltino Morais foi alvo de buscas no mesmo processo, e no mesmo dia, em que a Câmara de Oeiras recebeu a visita das autoridades.

A investigação está relacionada com o Plano de Pormenor da Margem Direita e Foz do Rio Jamor – o projeto Porto Cruz – que prevê a construção de um empreendimento para alojamentos, serviços e uma unidade hoteleira.

Segundo o Público, a empresa de Isaltino Morais terá recebido perto de 50 mil euros, em 2016, no âmbito de um contrato de consultadoria feito com a Silcoge, do grupo SIL, dona do megaprojeto Porto Cruz, na Cruz Quebrada.

O Ministério Público acredita que o dinheiro serviu para pagar a intervenção ou influência de órgãos autárquicos na validação do projeto, já que o projeto tem um plano de pormenor aprovado, mas não tem ainda alvará de construção.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa informou que estão a ser investigados “crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, participação económica em negócio e abuso de poder”.

Durante as buscas à Câmara Municipal de Oeiras, esta quarta-feira, “foram apreendidos documentos de índole contabilística e outras e mensagens de correio eletrónico necessários à produção de prova”.

Esta quarta-feira, ao final da tarde, a Câmara de Oeiras recusou qualquer relação entre as buscas realizadas na autarquia e Isaltino Morais.

Após as buscas, o município emitiu uma nota na qual refere que o projeto “teve a sua primeira deliberação camarária no dia 11 de maio de 2004, momento em que se aprovaram os termos de referência do projeto”, sublinhando que tanto em 2004 como em 2014 (ano de aprovação do projeto), “o atual presidente da Câmara não exercia funções no Município de Oeiras”.

A Câmara de Oeiras é presidida pelo independente Isaltino Morais, que voltou à liderança do município em 2017, após a gestão do executivo ter estado a cargo do também independente Paulo Vistas.

De acordo com o Público, Isaltino Morais está ainda na mira das autoridades por ter adquirido uma casa cujo valor de mercado não é compatível com os rendimentos declarados pelo autarca.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem ROUBA uma vez irá ROUBAR SEMPRE, mas o Zé LORPA não aprende c/ os erros. Onde já se viu uma pessoa condenada / presa volta a ter a chance de candidatar de novo. Por este andar só falta assassinos se candidatar a 1º ministro e presidência da Republica… país de BANANAS

  2. Ai, ai, ai, ai, ai…ó Isaltino… então?! Então, homem?!!! Então… o que se passa? Ai Isaltino, Isaltino… mas andas sempre ao mesmo?!

RESPONDER

militares a cantar hino do Sporting na parada

Exército investiga vídeo de militares a cantar hino do Sporting na parada

O vídeo que mostra recrutas de um quartel do Funchal, na Madeira, a entoar cânticos de apoio ao Sporting durante uma parada militar está a ser investigado pelo Exército. O episódio terá acontecido depois de …

Autoridade Marítima diz que multas nas praias ainda não podem ser aplicadas

A Autoridade Marítima Nacional explicou hoje que a fiscalização das praias se vai pautar pela sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19, indicando que as coimas por incumprimento só podem ser aplicadas …

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve na 2.ª feira por aumentos salariais

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados vão estar em greve na segunda-feira, por aumentos salariais, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT). Além …

469 novos casos, 7 mortes e 386 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, sete mortes atribuídas à covid-19 e 469 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o boletim epidemiológico da Direção Geral da Saúde. O número de internamentos continua a descer. …

Limpeza, segurança e discrição. O Monte de Saint Michael procura um "rei" para o seu castelo

O Monte de Saint Michael, uma fortificação histórica na Cornualha, está a procura de um "rei". O trabalho inclui a responsabilidade pela segurança e proteção do castelo.  Abriram as inscrições para um "oficial do castelo" residente …

China cancela subidas ao Evereste por receio de casos vindos do Nepal

A China cancelou as permissões de escalar o Monte Evereste do seu lado do pico mais alto do mundo devido ao receio de importar casos de covid-19 do vizinho Nepal, noticiou a imprensa estatal. O encerramento …

Marcelo e Ferro repudiam identificação “inaceitável” de deputada em notícia da Lusa

O Presidente da República e o presidente da Assembleia da República condenaram a “lamentável notícia” da Lusa na qual se identificava a deputada do PS, Romualda Fernandes, de modo “a todos os títulos inaceitável”. A …

Museu Nacional Soares dos Reis reabre (e revela peças raramente vistas)

O Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, reabre este sábado com três exposições temporárias e um concerto do Ensemble Vento do Norte, porque é “urgente devolver o Museu à cidade e ao país”, …

Portugal tenta anular decisão de Bruxelas sobre ajudas ilegais na Zona Franca da Madeira

Na mesma altura que prepara a recuperação das ajudas às empresas, Portugal recorreu ao Tribunal para anular a decisão da Comissão Europeia que declarou ilegais as ajudas públicas atribuídas através da Zona Franca da Madeira …

Ronaldo com salários em risco na Juventus (mas o futuro não passa pelo Sporting)

A Juventus está a negociar com os jogadores o atraso no pagamento de alguns salários devido à grave crise financeira que atravessa. Cristiano Ronaldo é um dos mais bem pagos do plantel e o seu …