Empresa de Isaltino Morais também foi alvo de buscas

Andre Kosters / Lusa

A empresa de Isaltino Morais foi alvo de buscas, no âmbito do processo que investiga crimes de tráfico de influência e corrupção no projeto Porto Cruz.

Uma empresa de consultadoria de Isaltino Morais foi alvo de buscas no mesmo processo, e no mesmo dia, em que a Câmara de Oeiras recebeu a visita das autoridades.

A investigação está relacionada com o Plano de Pormenor da Margem Direita e Foz do Rio Jamor – o projeto Porto Cruz – que prevê a construção de um empreendimento para alojamentos, serviços e uma unidade hoteleira.

Segundo o Público, a empresa de Isaltino Morais terá recebido perto de 50 mil euros, em 2016, no âmbito de um contrato de consultadoria feito com a Silcoge, do grupo SIL, dona do megaprojeto Porto Cruz, na Cruz Quebrada.

O Ministério Público acredita que o dinheiro serviu para pagar a intervenção ou influência de órgãos autárquicos na validação do projeto, já que o projeto tem um plano de pormenor aprovado, mas não tem ainda alvará de construção.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa informou que estão a ser investigados “crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, participação económica em negócio e abuso de poder”.

Durante as buscas à Câmara Municipal de Oeiras, esta quarta-feira, “foram apreendidos documentos de índole contabilística e outras e mensagens de correio eletrónico necessários à produção de prova”.

Esta quarta-feira, ao final da tarde, a Câmara de Oeiras recusou qualquer relação entre as buscas realizadas na autarquia e Isaltino Morais.

Após as buscas, o município emitiu uma nota na qual refere que o projeto “teve a sua primeira deliberação camarária no dia 11 de maio de 2004, momento em que se aprovaram os termos de referência do projeto”, sublinhando que tanto em 2004 como em 2014 (ano de aprovação do projeto), “o atual presidente da Câmara não exercia funções no Município de Oeiras”.

A Câmara de Oeiras é presidida pelo independente Isaltino Morais, que voltou à liderança do município em 2017, após a gestão do executivo ter estado a cargo do também independente Paulo Vistas.

De acordo com o Público, Isaltino Morais está ainda na mira das autoridades por ter adquirido uma casa cujo valor de mercado não é compatível com os rendimentos declarados pelo autarca.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem ROUBA uma vez irá ROUBAR SEMPRE, mas o Zé LORPA não aprende c/ os erros. Onde já se viu uma pessoa condenada / presa volta a ter a chance de candidatar de novo. Por este andar só falta assassinos se candidatar a 1º ministro e presidência da Republica… país de BANANAS

  2. Ai, ai, ai, ai, ai…ó Isaltino… então?! Então, homem?!!! Então… o que se passa? Ai Isaltino, Isaltino… mas andas sempre ao mesmo?!

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …