Empresa de Isaltino Morais também foi alvo de buscas

Andre Kosters / Lusa

A empresa de Isaltino Morais foi alvo de buscas, no âmbito do processo que investiga crimes de tráfico de influência e corrupção no projeto Porto Cruz.

Uma empresa de consultadoria de Isaltino Morais foi alvo de buscas no mesmo processo, e no mesmo dia, em que a Câmara de Oeiras recebeu a visita das autoridades.

A investigação está relacionada com o Plano de Pormenor da Margem Direita e Foz do Rio Jamor – o projeto Porto Cruz – que prevê a construção de um empreendimento para alojamentos, serviços e uma unidade hoteleira.

Segundo o Público, a empresa de Isaltino Morais terá recebido perto de 50 mil euros, em 2016, no âmbito de um contrato de consultadoria feito com a Silcoge, do grupo SIL, dona do megaprojeto Porto Cruz, na Cruz Quebrada.

O Ministério Público acredita que o dinheiro serviu para pagar a intervenção ou influência de órgãos autárquicos na validação do projeto, já que o projeto tem um plano de pormenor aprovado, mas não tem ainda alvará de construção.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa informou que estão a ser investigados “crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, participação económica em negócio e abuso de poder”.

Durante as buscas à Câmara Municipal de Oeiras, esta quarta-feira, “foram apreendidos documentos de índole contabilística e outras e mensagens de correio eletrónico necessários à produção de prova”.

Esta quarta-feira, ao final da tarde, a Câmara de Oeiras recusou qualquer relação entre as buscas realizadas na autarquia e Isaltino Morais.

Após as buscas, o município emitiu uma nota na qual refere que o projeto “teve a sua primeira deliberação camarária no dia 11 de maio de 2004, momento em que se aprovaram os termos de referência do projeto”, sublinhando que tanto em 2004 como em 2014 (ano de aprovação do projeto), “o atual presidente da Câmara não exercia funções no Município de Oeiras”.

A Câmara de Oeiras é presidida pelo independente Isaltino Morais, que voltou à liderança do município em 2017, após a gestão do executivo ter estado a cargo do também independente Paulo Vistas.

De acordo com o Público, Isaltino Morais está ainda na mira das autoridades por ter adquirido uma casa cujo valor de mercado não é compatível com os rendimentos declarados pelo autarca.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quem ROUBA uma vez irá ROUBAR SEMPRE, mas o Zé LORPA não aprende c/ os erros. Onde já se viu uma pessoa condenada / presa volta a ter a chance de candidatar de novo. Por este andar só falta assassinos se candidatar a 1º ministro e presidência da Republica… país de BANANAS

  2. Ai, ai, ai, ai, ai…ó Isaltino… então?! Então, homem?!!! Então… o que se passa? Ai Isaltino, Isaltino… mas andas sempre ao mesmo?!

RESPONDER

Quase um milhão de refeições escolares desperdiçadas

Quase um milhão de refeições escolares que tinham sido encomendadas foram desperdiçadas porque os alunos faltaram, revela o relatório anual do ministério da Educação sobre cantinas concessionadas a privados. Entre setembro do ano passado e 31 …

Arrojada no céu: Aston Martin apresenta carro voador de luxo

A Aston Martin apresentou recentemente o Volante Vision Concept, uma aeronave arrojada e futurista destinada a transportar passageiros em voos de médias e longas distâncias. A Aston Martin pôs em cima da mesa as suas soluções …

Marta Soares recusa candidatura de Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho tentou formalizar a sua candidatura à presidência do Sporting, esta quarta-feira, tendo sido prontamente recusada por Jaime Marta Soares. O advogado de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, deslocou-se esta quarta-feira ao Estádio de …

Hungria retira-se de pacto mundial sobre as migrações aprovado na ONU

A Hungria, com um Governo abertamente hostil à imigração, declarou que se retira do pacto mundial sobre as migrações aprovado, na semana passada, nas Nações Unidas, por considerar que encoraja o fluxo de pessoas "perigosas". O …

Lisboa vai proibir copos de plástico a partir de 2020

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Lisboa para o ano em que a cidade será a Capital Verde Europeia é banir os copos de plástico até 2020. Segundo o Diário de Notícias, esta é uma …

Primeiro não flutuava, e agora o novo submarino espanhol não cabe nas docas

Primeiro não flutuava, por excesso de peso, e agora, não cabe nas docas. O novo submarino da Marinha Espanhola é um embaraço para a Defesa do país vizinho e um caso flagrante de derrapagem, com …

Prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos dos Hells Angels

O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa determinou prisão preventiva para 39 dos 58 arguidos como medidas de coação no âmbito do processo do grupo Hells Angels e apresentações periódicas às autoridades para os restantes. Segundo …

Bruxelas aplica multa recorde de 4,3 mil milhões de euros à Google

A Comissão Europeia aplicou, esta quarta-feira, uma multa com valor recorde de 4,3 mil milhões de euros ao gigante norte-americano Google por abuso de posição no mercado devido ao sistema Android. Esta sanção, destinada a punir …

Rapazes salvos na Tailândia saíram do hospital e recordam "milagre"

As 12 crianças e o treinador de futebol que ficaram presos numa gruta inundada na Tailândia e que estavam internados desde a semana passada receberam esta quarta-feira alta hospitalar e falaram pela primeira vez desde …

Hotel processa sobreviventes do massacre de Las Vegas

A empresa que detém o hotel Mandalay Bay, em Las Vegas –  onde Stephen Paddock disparou sobre uma multidão num festival de música country –, processou mil de vítimas do ataque, argumentando não ter "qualquer …