Emily Ortega nadou para sobreviver e deu à luz no aeroporto

Emily Ortega deu à luz no aeroporto de Tacloban (foto: YouTube / abcNews)

Emily Ortega deu à luz no aeroporto de Tacloban (foto: YouTube / abcNews)

A filipina Emily Ortega, de 21 anos, era um dos habitantes de Tacloban que acreditava estar a salvo do super tufão Haiyan. Prestes a dar à luz, a jovem refugiou-se num centro de abrigo que acabou por ser devastado pela enchente, estimada em 6 metros.

Emily teve de nadar e agarrar-se a um poste para sobreviver. Conseguiu chegar a salvo ao aeroporto da cidade, devastada pela tempestade, onde esta segunda feira nasceu a sua filha, Bea Joy Sagales.

Emocionados, os funcionários do terminal, os médicos militares que ajudaram no parto e os habitantes da cidade abrigados no local comemoraram com aplausos o nascimento. As imagens da mãe e do bebé conquistaram o mundo. Segundo a CBS, em Manila, o pai da criança ainda não tinha informações sobre o que tinha acontecido à mulher e a filha.

Grávida de 8 meses, Jenny de la Cruz, também de Tacloban, afirmou à BBC que perdeu 11 parentes na passagem do tufão, entre eles uma filha de dois anos. “Agora, só nos resta sobreviver ao dia.”

Muitos filipinos pensavam estar a salvo, por subestimar o poder do tufão ou considerar que as suas casas garantiriam a sua segurança. Houve também quem não quisesse deixar a casa com medo de eventuais saques – que, realmente, ocorreram após a tempestade.

“Ficámos em casa porque pensávamos que o tufão não seria tão intenso mas, aos poucos, o telhado da casa foi arrastado (pelo vento)”, lembrou Beverly Cabillo, que fugiu e, ao regressar a casa, encontrou os móveis a mais de 10 metros de distância do local.

MA /AE /Associated Press

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …

Ex-ministro da Saúde questiona regulador no caso do bebé sem rosto em Setúbal

Adalberto Campos Fernandes diz que o caso do bebé com malformações graves dá motivos para questionar a utilidade da Entidade Reguladora da Saúde. Ordem dos Médicos está a agir "adequadamente". O antigo ministro da Saúde Adalberto …

Nuno Artur Silva vendeu participação nas Produções Fictícias ao sobrinho

Nuno Artur Silva, futuro secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media vendeu a sua participação na produtora de conteúdos Produções Fictícias. Desta forma, o indigitado secretário de Estado já não tem participações em empresas …

Encerrados na Índia dois call-centers que enganavam e roubavam pessoas em todo o mundo

Dois call-centers que praticavam um tipo de fraude que fez milhares de vítimas em todo o mundo, entre as quais muitas pessoas de idade, foram encerrados em Calcutá. A operação, que envolveu as polícias indiana e …