Emily Ortega nadou para sobreviver e deu à luz no aeroporto

Emily Ortega deu à luz no aeroporto de Tacloban (foto: YouTube / abcNews)

Emily Ortega deu à luz no aeroporto de Tacloban (foto: YouTube / abcNews)

A filipina Emily Ortega, de 21 anos, era um dos habitantes de Tacloban que acreditava estar a salvo do super tufão Haiyan. Prestes a dar à luz, a jovem refugiou-se num centro de abrigo que acabou por ser devastado pela enchente, estimada em 6 metros.

Emily teve de nadar e agarrar-se a um poste para sobreviver. Conseguiu chegar a salvo ao aeroporto da cidade, devastada pela tempestade, onde esta segunda feira nasceu a sua filha, Bea Joy Sagales.

Emocionados, os funcionários do terminal, os médicos militares que ajudaram no parto e os habitantes da cidade abrigados no local comemoraram com aplausos o nascimento. As imagens da mãe e do bebé conquistaram o mundo. Segundo a CBS, em Manila, o pai da criança ainda não tinha informações sobre o que tinha acontecido à mulher e a filha.

Grávida de 8 meses, Jenny de la Cruz, também de Tacloban, afirmou à BBC que perdeu 11 parentes na passagem do tufão, entre eles uma filha de dois anos. “Agora, só nos resta sobreviver ao dia.”

Muitos filipinos pensavam estar a salvo, por subestimar o poder do tufão ou considerar que as suas casas garantiriam a sua segurança. Houve também quem não quisesse deixar a casa com medo de eventuais saques – que, realmente, ocorreram após a tempestade.

“Ficámos em casa porque pensávamos que o tufão não seria tão intenso mas, aos poucos, o telhado da casa foi arrastado (pelo vento)”, lembrou Beverly Cabillo, que fugiu e, ao regressar a casa, encontrou os móveis a mais de 10 metros de distância do local.

MA /AE /Associated Press

PARTILHAR

RESPONDER

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …