Marcelo vai renovar estado de emergência. Mais de 100 municípios podem abandonar recolher obrigatório ao fim de semana

Tiago Petinga / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa já decidiu que vai renovar o estado de emergência. O Presidente da República disse aos partidos o que está a ser ponderado pelo Governo, sendo que uma algumas das próximas medidas podem passar por fechar universidades e diferenciar os concelhos no contexto de recolher obrigatório.

O recolher obrigatório às 13h ao fim de semana pode acabar para a generalidade do país, a partir da próxima segunda-feira, e manter-se apenas para 20 concelhos, sendo que a maior parte localiza-se no norte do país. Também as universidades e politécnicos podem fechar, assim como os grandes centros comerciais.

Estas são algumas das medidas que estão a ser “ponderadas” pelo Governo e que ontem foram apresentadas como hipóteses aos partidos ouvidos pelo Presidente da República em Belém.

A única certeza é que Marcelo vai pedir a renovação do estado de emergência por mais 15 dias. A dúvida está nas medidas que o Governo se prepara para tomar ao abrigo desse estado de emergência, e é justamente para os partidos não serem apanhados de surpresa com novos que Marcelo já lhes vai deixando algumas pistas.

Foi o que fez nas reuniões que teve com o Iniciativa Liberal, o Chega, o partido ecologista Os Verdes e o PAN. Segundo o Observador, Marcelo comunicou aos partidos que o Governo está a preparar-se para escalonar os concelhos de maior risco de contágio em três níveis e aplicar medidas mais proporcionais a cada um.

Assim, o recolher obrigatório aos fins de semana deixaria de vigorar no país todo, passando apenas a vigorar em apenas 20 concelhos que são considerados de maior risco – a maior parte no norte do país.

O Governo também estará a “ponderar fechar as universidades e os institutos politécnicos”, que estão a demonstrar ser um local forte de contágio, mas não pondera encerrar escolas, avança o Observador.

As medidas deverão ser acertadas em Conselho de Ministros depois de o Parlamento aprovar a renovação do estado de emergência, o que deve  acontecer na sexta-feira de manhã. Para já, Marcelo Rebelo de Sousa deixou apenas algumas pistas aos partidos sobre o que aí pode vir.

O que pode mudar a partir da próxima segunda-feira

O líder parlamentar d’Os Verdes (PEV), José Luís Ferreira, anunciou que o Governo está a ponderar a criação de uma escala de gravidade de concelhos, dividida em três patamares, consoante o número de casos de infeção por cem mil habitantes, para aplicar medidas de restrição diferentes.

No primeiro escalão, estão os concelhos que têm entre 240 e 480 casos novos de covid-19 nos últimos 14 dias. Nestes concelhos, o recolher obrigatório deverá ser aplicado entre as 23h e as 5h da manhã em todos os dias da semana.

Já no segundo escalão, as medidas podem ser mais apertadas. Incluem-se os concelhos que têm entre 480 e 960 novos casos.  A regra do recolher obrigatório será a mesma do primeiro escalão mas com medidas adicionais.

O último escalão, e o que se encaixa nos concelhos de maior risco de contágio, deverá contar com concelhos onde existem mais de 960 casos. Nestes concelhos deverão manter-se as medidas de recolher obrigatório tal como vigoram atualmente, ou seja, a partir das 23h nos dias de semana e a partir da hora de almoço nos fins de semana.

Segundo os últimos números divulgados pela Direção-Geral da Saúde, há 28 municípios acima do patamar definido pelo Governo para as restrições mais fortes, quase todos na região Norte, nomeadamente o Porto, Matosinhos e Guimarães.

Com 480 a 960 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias surgem cerca de 60 concelhos, mais uma vez quase todos na região Norte, nomeadamente Gaia, Gondomar, Maia, Vila do Conde, Braga, Bragança mas também vários da região de Lisboa e Vale do Tejo, entre eles Lisboa, Cascais, Odivelas, Santarém, Vila Franca de Xira,.

Já acima do limite de 240 e abaixo dos 480 casos há cerca de uma centena de municípios que poderão, a confirmar-se aquilo que o Governo está a estudar, ficar com medidas restritivas ainda mais ligeiras.

Entre estes concelhos estão alguns municípios com muita população, nomeadamente da Grande Lisboa. Por exemplo Sintra, Oeiras, Amadora, Barreiro, bem como Coimbra na região Centro, Beja e Évora no Alentejo ou Faro no Algarve.

De uma forma geral também as universidades e os politécnicos podem fechar. Esta foi uma informação dada ao Observador pelo deputado dos Verdes, no final da reunião. O argumento é o de que estes locais têm revelado ser pontos altos de contágio, e pode ser mais fácil transitar para o modelo de aulas à distância no ensino superior do que no ensino básico e secundário, onde nada deverá mudar.

Em relação ao Natal, foi também comunicado aos partidos que o Governo deverá falar ao país sobre as medidas a aplicar na época festiva no “início de dezembro”, nunca antes. Há ainda a possibilidade da aplicação de medidas específicas para os feriados do próximo mês.

Marcelo ainda terá de reunir com António Costa, que ainda terá de pedir autorização à Assembleia da República e, depois, reunir o Conselho de Ministros. Só nessa altura é que define as medidas a aplicar.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Deixem os restaurantes trabalhar até á meia noite com permanência até á 1h como estava.. estas medidas não vieram resolver nada a não ser falir empresas

  2. Gostava de poder ter a liberdade de escolha dos meus actos e ser responsabilizado pelas asneiradas que cometesse, que me fosse dado o livre arbítrio.
    Mas o que sinto é uma ditadura a crescer exponencialmente, um estado totalitário que impõe leis e regras absurdas.
    Gostava que não me impusessem a obrigatoriedade de proteger os outros, se cada um se proteger a si próprio já será suficiente.
    Tenho saudades do tempo em que as pessoas pensavam pelas suas próprias cabeças e não pela imposição de regras e leis, como se de carneirinhos num rebanho se tratasse.
    Mas isto sou eu que sou um idiota, a realidade não voltará a ser o que era.

RESPONDER

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …

Astrónomos detetam, claramente e pela primeira vez, um disco a formar satélites em torno de exoplaneta

Com o auxílio do ALMA, do qual o ESO é um parceiro, os astrónomos detetaram pela primeira vez de forma clara a presença de um disco em torno de um planeta fora do nosso Sistema …

E se a Terra parasse subitamente de girar?

O nosso planeta demora 23 horas e 56 minutos a completar uma volta em torno do seu eixo, movendo-se a cerca de 1.770 quilómetros por hora. Aprendemos estes pormenores sobre o planeta azul na escola, …

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …