Incidente diplomático e troca de insultos com Trump. Embaixador britânico demite-se

Michael Reynolds / EPA

O embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, com o candidato à liderança do Partido Conservador, Boris Johnson

O embaixador britânico nos EUA demitiu-se do cargo, esta quarta-feira, considerando não ter condições para continuar depois da polémica com Donald Trump por causa da divulgação não autorizada dos seus memorandos.

Segundo o IndependentKim Darroch apresentou hoje a sua carta de demissão, considerando que o seu trabalho como embaixador britânico nos EUA se tornou “impossível” após a altercação com o Presidente norte-americano.

“Desde a fuga de informação que partiu desta embaixada que tem havido imensa especulação sobre a minha posição e duração do meu mandato enquanto embaixador. Quero pôr um fim a esta especulação. A situação atual faz com que seja impossível continuar a exercer as minhas funções como gostaria”, lê-se na carta enviada a Sir Simon McDonald, responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

“Apesar do meu mandato terminar apenas no final do ano, acredito que as circunstâncias atuais fazem com que seja responsável permitir a escolha de um novo embaixador”.

McDonald aceitou a demissão “com profundo pesar pessoal”, associando-se ao lamento apresentado pela primeira-ministra, que referiu em comunicado “ficar desolada com esta decisão” do seu embaixador.

“Admiro o facto de pensar mais nos outros do que em si. Demonstra assim a essência dos valores do serviço público britânico”, afirmou McDonald na resposta à carta de demissão.

A polémica com Donald Trump começou depois da divulgação não autorizada, no domingo, pelo jornal Mail on Sunday, de memorandos privados em que o embaixador falava do chefe de Estado norte-americano como “inapto”, “incompetente” e “instável”.

O Presidente reagiu esta terça-feira, através da sua conta no Twitter, acusando o diplomata de ser “muito estúpido” e afirmando que Theresa May não soube lidar com o Brexit.

“O louco embaixador que o Reino Unido impingiu aos EUA não é alguém com quem estejamos muito entusiasmados, um homem muito estúpido. Ele deveria falar com o seu país, e com a primeira-ministra May, sobre as negociações falhadas do Brexit, e não ficar incomodado com as minhas críticas sobre quão mal foram feitas”, escreveu Trump.

“Eu disse a Theresa May como lidar com a questão, mas ela preferiu ir pelo seu tolo caminho e não o conseguiu fazer. Um desastre! Eu não conheço o embaixador, mas disseram-me que é um tonto pomposo. Digam-lhe que os EUA têm agora a melhor economia e forças militares do mundo”.

Depois deste incidente diplomático, as autoridades norte-americanas confirmaram que um encontro entre o secretário do Comércio britânico, Liam Fox, e o secretário do Comércio norte-americano, Wilbur Ross, fora cancelado.

O ministro Jeremy Hunt, atualmente na corrida à liderança do Partido Conservador, disse que haverá uma investigação à divulgação das mensagens para se “chegar ao fundo” do incidente e que haverá “consequências muito sérias” para a pessoa responsável.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O anormal do Trump pode dizer as barbaridades todas e mais algumas e insultar toda a gente que nada lhe acontece os outros são “obrigados” a demitirem-se- onde anda a democracia do mundo?? Ou será que nunca existiu??

    • Você, antes de falar dos outros, devia escrever um livro ou texto, sobre si, como gere a sua vida,quem enganou, a quem mentiu, quem deixou ficar mal, e todas as barbaridades que já disse e saiu ileso, para ficarmos a conhecer o ser espectacular que você é, e o quão melhor pessoa que o trump é, que lhe concede esse direito de mal falar sem conhecer

      • O que é que tem o cu a ver com as calças ? Percebe o português popular ou necessita de desenhos ? O que a pessoa comentou anteriormente é factual, o trump diz o que quer, quando e onde, muitas vezes baboseiras; o embaixador disse o que pensava, que é o que muita gente pensa e ele não gostou, mas a imagem que tem passado é mesmo essa, o trump é aldrabão, mentiroso, além de inepto para a função. Não é só ele fique descansado …

      • Olha-me este, ou nao sabe ler ou nao sabe interpretar o que está escrito, ou então nao sei o que pensar de um individuo que escreve destas coisas, a palavra que me ocorre é acefalo, será???? O embaixador disse o que toda a gente já viu e comentou, unicamente disse a verdade, quem acha que trump é um individuo normal, nao vive neste mundo, é que além de anormal é um criminoso e um terrorista e para colocar a cereja no topo do bolo, é um violador

      • Sobre ti não precisas de escrever nada porque percebeu-se logo que não deves muito à inteligência e ao bom senso – tal como o Trump!…

RESPONDER

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …