Incidente diplomático e troca de insultos com Trump. Embaixador britânico demite-se

Michael Reynolds / EPA

O embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, com o candidato à liderança do Partido Conservador, Boris Johnson

O embaixador britânico nos EUA demitiu-se do cargo, esta quarta-feira, considerando não ter condições para continuar depois da polémica com Donald Trump por causa da divulgação não autorizada dos seus memorandos.

Segundo o IndependentKim Darroch apresentou hoje a sua carta de demissão, considerando que o seu trabalho como embaixador britânico nos EUA se tornou “impossível” após a altercação com o Presidente norte-americano.

“Desde a fuga de informação que partiu desta embaixada que tem havido imensa especulação sobre a minha posição e duração do meu mandato enquanto embaixador. Quero pôr um fim a esta especulação. A situação atual faz com que seja impossível continuar a exercer as minhas funções como gostaria”, lê-se na carta enviada a Sir Simon McDonald, responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

“Apesar do meu mandato terminar apenas no final do ano, acredito que as circunstâncias atuais fazem com que seja responsável permitir a escolha de um novo embaixador”.

McDonald aceitou a demissão “com profundo pesar pessoal”, associando-se ao lamento apresentado pela primeira-ministra, que referiu em comunicado “ficar desolada com esta decisão” do seu embaixador.

“Admiro o facto de pensar mais nos outros do que em si. Demonstra assim a essência dos valores do serviço público britânico”, afirmou McDonald na resposta à carta de demissão.

A polémica com Donald Trump começou depois da divulgação não autorizada, no domingo, pelo jornal Mail on Sunday, de memorandos privados em que o embaixador falava do chefe de Estado norte-americano como “inapto”, “incompetente” e “instável”.

O Presidente reagiu esta terça-feira, através da sua conta no Twitter, acusando o diplomata de ser “muito estúpido” e afirmando que Theresa May não soube lidar com o Brexit.

“O louco embaixador que o Reino Unido impingiu aos EUA não é alguém com quem estejamos muito entusiasmados, um homem muito estúpido. Ele deveria falar com o seu país, e com a primeira-ministra May, sobre as negociações falhadas do Brexit, e não ficar incomodado com as minhas críticas sobre quão mal foram feitas”, escreveu Trump.

“Eu disse a Theresa May como lidar com a questão, mas ela preferiu ir pelo seu tolo caminho e não o conseguiu fazer. Um desastre! Eu não conheço o embaixador, mas disseram-me que é um tonto pomposo. Digam-lhe que os EUA têm agora a melhor economia e forças militares do mundo”.

Depois deste incidente diplomático, as autoridades norte-americanas confirmaram que um encontro entre o secretário do Comércio britânico, Liam Fox, e o secretário do Comércio norte-americano, Wilbur Ross, fora cancelado.

O ministro Jeremy Hunt, atualmente na corrida à liderança do Partido Conservador, disse que haverá uma investigação à divulgação das mensagens para se “chegar ao fundo” do incidente e que haverá “consequências muito sérias” para a pessoa responsável.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O anormal do Trump pode dizer as barbaridades todas e mais algumas e insultar toda a gente que nada lhe acontece os outros são “obrigados” a demitirem-se- onde anda a democracia do mundo?? Ou será que nunca existiu??

    • Você, antes de falar dos outros, devia escrever um livro ou texto, sobre si, como gere a sua vida,quem enganou, a quem mentiu, quem deixou ficar mal, e todas as barbaridades que já disse e saiu ileso, para ficarmos a conhecer o ser espectacular que você é, e o quão melhor pessoa que o trump é, que lhe concede esse direito de mal falar sem conhecer

      • O que é que tem o cu a ver com as calças ? Percebe o português popular ou necessita de desenhos ? O que a pessoa comentou anteriormente é factual, o trump diz o que quer, quando e onde, muitas vezes baboseiras; o embaixador disse o que pensava, que é o que muita gente pensa e ele não gostou, mas a imagem que tem passado é mesmo essa, o trump é aldrabão, mentiroso, além de inepto para a função. Não é só ele fique descansado …

      • Olha-me este, ou nao sabe ler ou nao sabe interpretar o que está escrito, ou então nao sei o que pensar de um individuo que escreve destas coisas, a palavra que me ocorre é acefalo, será???? O embaixador disse o que toda a gente já viu e comentou, unicamente disse a verdade, quem acha que trump é um individuo normal, nao vive neste mundo, é que além de anormal é um criminoso e um terrorista e para colocar a cereja no topo do bolo, é um violador

      • Sobre ti não precisas de escrever nada porque percebeu-se logo que não deves muito à inteligência e ao bom senso – tal como o Trump!…

RESPONDER

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …