Incidente diplomático e troca de insultos com Trump. Embaixador britânico demite-se

Michael Reynolds / EPA

O embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, com o candidato à liderança do Partido Conservador, Boris Johnson

O embaixador britânico nos EUA demitiu-se do cargo, esta quarta-feira, considerando não ter condições para continuar depois da polémica com Donald Trump por causa da divulgação não autorizada dos seus memorandos.

Segundo o IndependentKim Darroch apresentou hoje a sua carta de demissão, considerando que o seu trabalho como embaixador britânico nos EUA se tornou “impossível” após a altercação com o Presidente norte-americano.

“Desde a fuga de informação que partiu desta embaixada que tem havido imensa especulação sobre a minha posição e duração do meu mandato enquanto embaixador. Quero pôr um fim a esta especulação. A situação atual faz com que seja impossível continuar a exercer as minhas funções como gostaria”, lê-se na carta enviada a Sir Simon McDonald, responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

“Apesar do meu mandato terminar apenas no final do ano, acredito que as circunstâncias atuais fazem com que seja responsável permitir a escolha de um novo embaixador”.

McDonald aceitou a demissão “com profundo pesar pessoal”, associando-se ao lamento apresentado pela primeira-ministra, que referiu em comunicado “ficar desolada com esta decisão” do seu embaixador.

“Admiro o facto de pensar mais nos outros do que em si. Demonstra assim a essência dos valores do serviço público britânico”, afirmou McDonald na resposta à carta de demissão.

A polémica com Donald Trump começou depois da divulgação não autorizada, no domingo, pelo jornal Mail on Sunday, de memorandos privados em que o embaixador falava do chefe de Estado norte-americano como “inapto”, “incompetente” e “instável”.

O Presidente reagiu esta terça-feira, através da sua conta no Twitter, acusando o diplomata de ser “muito estúpido” e afirmando que Theresa May não soube lidar com o Brexit.

“O louco embaixador que o Reino Unido impingiu aos EUA não é alguém com quem estejamos muito entusiasmados, um homem muito estúpido. Ele deveria falar com o seu país, e com a primeira-ministra May, sobre as negociações falhadas do Brexit, e não ficar incomodado com as minhas críticas sobre quão mal foram feitas”, escreveu Trump.

“Eu disse a Theresa May como lidar com a questão, mas ela preferiu ir pelo seu tolo caminho e não o conseguiu fazer. Um desastre! Eu não conheço o embaixador, mas disseram-me que é um tonto pomposo. Digam-lhe que os EUA têm agora a melhor economia e forças militares do mundo”.

Depois deste incidente diplomático, as autoridades norte-americanas confirmaram que um encontro entre o secretário do Comércio britânico, Liam Fox, e o secretário do Comércio norte-americano, Wilbur Ross, fora cancelado.

O ministro Jeremy Hunt, atualmente na corrida à liderança do Partido Conservador, disse que haverá uma investigação à divulgação das mensagens para se “chegar ao fundo” do incidente e que haverá “consequências muito sérias” para a pessoa responsável.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O anormal do Trump pode dizer as barbaridades todas e mais algumas e insultar toda a gente que nada lhe acontece os outros são “obrigados” a demitirem-se- onde anda a democracia do mundo?? Ou será que nunca existiu??

    • Você, antes de falar dos outros, devia escrever um livro ou texto, sobre si, como gere a sua vida,quem enganou, a quem mentiu, quem deixou ficar mal, e todas as barbaridades que já disse e saiu ileso, para ficarmos a conhecer o ser espectacular que você é, e o quão melhor pessoa que o trump é, que lhe concede esse direito de mal falar sem conhecer

      • O que é que tem o cu a ver com as calças ? Percebe o português popular ou necessita de desenhos ? O que a pessoa comentou anteriormente é factual, o trump diz o que quer, quando e onde, muitas vezes baboseiras; o embaixador disse o que pensava, que é o que muita gente pensa e ele não gostou, mas a imagem que tem passado é mesmo essa, o trump é aldrabão, mentiroso, além de inepto para a função. Não é só ele fique descansado …

      • Olha-me este, ou nao sabe ler ou nao sabe interpretar o que está escrito, ou então nao sei o que pensar de um individuo que escreve destas coisas, a palavra que me ocorre é acefalo, será???? O embaixador disse o que toda a gente já viu e comentou, unicamente disse a verdade, quem acha que trump é um individuo normal, nao vive neste mundo, é que além de anormal é um criminoso e um terrorista e para colocar a cereja no topo do bolo, é um violador

      • Sobre ti não precisas de escrever nada porque percebeu-se logo que não deves muito à inteligência e ao bom senso – tal como o Trump!…

RESPONDER

Netflix retira imagens de suicídio de "13 Reasons Why"

A Netflix modificou o episódio da série "13 Reasons Why" onde apareciam imagens do suicídio da protagonista Hannah Baker (Katherine Langford), passando agora essa parte da ação a ocorrer de forma totalmente oculta para os …

Belinda Sharpe é a primeira árbitra do râguebi australiano em 111 anos

Belinda Sharpe vai tornar-se na primeira árbitra de campo na história de 111 anos da liga profissional de râguebi na Austrália, quando dirigir um jogo do campeonato agendado para quinta-feira. A Liga Nacional de Râguebi (NRL) …

Os chimpanzés não têm noção de justiça e aceitam desigualdades

Os chimpanzés carecem da noção de justiça e aceitam a desigualdade na repartição de comida ou materiais, segundo a investigadora Nereida Bueno. A cientista, da Universidade Pontificia de Camillas, que participou num estudo publicado esta semana …

Descartar drogas pelo esgoto pode criar "meta-caimões" nos Estados Unidos

O Departamento da Polícia de Loretto, no estado norte-americano do Tennessee, alertou este sábado para os perigos associados à eliminação de narcóticos através das canalizações das casas de banho. Numa publicação na página oficial de Facebook, …

Descoberta nova via terapêutica para tratar o Alzheimer

Um grupo de cientistas descobriu uma nova via terapêutica para tratamento do Alzheimer, que segundo os investigadores cria “alguma esperança” para travar o desenvolvimento da doença em estágios mais iniciais. O projeto, cujas conclusões foram publicadas …

Exército de carraças está a dizimar vacas (e pode chegar aos humanos)

Uma espécie invasiva de carraças já dizimou um quinto da população de vacas na Carolina do Norte. Os cientistas temem que o próximo alvo podem ser os humanos. A espécie de carraça Haemaphysalis longicornis tem feito …

Ucrânia aprova castração química para pedófilos

Na Ucrânia, será administrada uma injeção que reduz o libido aos pedófilos. A legislação vai aplicar-se a homens com idades entre os 18 e os 65 anos que forem considerados culpados de violação ou abuso …

Em vez de desaparecer, ilhas do Pacífico poderão mudar de forma

Países insulares como Tuvalu, Toquelau e Kiribati passam o nível do mar em poucos metros. Estes são Estados considerados vulneráveis ao aquecimento climático do planeta e as populações acreditam que podem desaparecer com a subida …

Morreu o pugilista Pernell Whitaker. O campeão olímpico foi vítima de atropelamento

O pugilista norte-americano Pernell Whitaker morreu atropelado este domingo em Virginia Beach, aos 55 anos. O atleta foi atingido mortalmente quando atravessava a estrada num cruzamento, durante a noite. Num comunicado enviado ao Guardian, o Departamento …

Eis a primeira aterragem autónoma de um avião tripulado

Uma equipa de cientistas alemã criou um sistema que permite à aeronave aterrar autonomamente em qualquer pista, sem nenhum tipo de apoio humano. Enquanto a indústria automóvel tem andado léguas no que toca a inovação em …