Incidente diplomático e troca de insultos com Trump. Embaixador britânico demite-se

Michael Reynolds / EPA

O embaixador britânico nos EUA, Kim Darroch, com o candidato à liderança do Partido Conservador, Boris Johnson

O embaixador britânico nos EUA demitiu-se do cargo, esta quarta-feira, considerando não ter condições para continuar depois da polémica com Donald Trump por causa da divulgação não autorizada dos seus memorandos.

Segundo o IndependentKim Darroch apresentou hoje a sua carta de demissão, considerando que o seu trabalho como embaixador britânico nos EUA se tornou “impossível” após a altercação com o Presidente norte-americano.

“Desde a fuga de informação que partiu desta embaixada que tem havido imensa especulação sobre a minha posição e duração do meu mandato enquanto embaixador. Quero pôr um fim a esta especulação. A situação atual faz com que seja impossível continuar a exercer as minhas funções como gostaria”, lê-se na carta enviada a Sir Simon McDonald, responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido.

“Apesar do meu mandato terminar apenas no final do ano, acredito que as circunstâncias atuais fazem com que seja responsável permitir a escolha de um novo embaixador”.

McDonald aceitou a demissão “com profundo pesar pessoal”, associando-se ao lamento apresentado pela primeira-ministra, que referiu em comunicado “ficar desolada com esta decisão” do seu embaixador.

“Admiro o facto de pensar mais nos outros do que em si. Demonstra assim a essência dos valores do serviço público britânico”, afirmou McDonald na resposta à carta de demissão.

A polémica com Donald Trump começou depois da divulgação não autorizada, no domingo, pelo jornal Mail on Sunday, de memorandos privados em que o embaixador falava do chefe de Estado norte-americano como “inapto”, “incompetente” e “instável”.

O Presidente reagiu esta terça-feira, através da sua conta no Twitter, acusando o diplomata de ser “muito estúpido” e afirmando que Theresa May não soube lidar com o Brexit.

“O louco embaixador que o Reino Unido impingiu aos EUA não é alguém com quem estejamos muito entusiasmados, um homem muito estúpido. Ele deveria falar com o seu país, e com a primeira-ministra May, sobre as negociações falhadas do Brexit, e não ficar incomodado com as minhas críticas sobre quão mal foram feitas”, escreveu Trump.

“Eu disse a Theresa May como lidar com a questão, mas ela preferiu ir pelo seu tolo caminho e não o conseguiu fazer. Um desastre! Eu não conheço o embaixador, mas disseram-me que é um tonto pomposo. Digam-lhe que os EUA têm agora a melhor economia e forças militares do mundo”.

Depois deste incidente diplomático, as autoridades norte-americanas confirmaram que um encontro entre o secretário do Comércio britânico, Liam Fox, e o secretário do Comércio norte-americano, Wilbur Ross, fora cancelado.

O ministro Jeremy Hunt, atualmente na corrida à liderança do Partido Conservador, disse que haverá uma investigação à divulgação das mensagens para se “chegar ao fundo” do incidente e que haverá “consequências muito sérias” para a pessoa responsável.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O anormal do Trump pode dizer as barbaridades todas e mais algumas e insultar toda a gente que nada lhe acontece os outros são “obrigados” a demitirem-se- onde anda a democracia do mundo?? Ou será que nunca existiu??

    • Você, antes de falar dos outros, devia escrever um livro ou texto, sobre si, como gere a sua vida,quem enganou, a quem mentiu, quem deixou ficar mal, e todas as barbaridades que já disse e saiu ileso, para ficarmos a conhecer o ser espectacular que você é, e o quão melhor pessoa que o trump é, que lhe concede esse direito de mal falar sem conhecer

      • O que é que tem o cu a ver com as calças ? Percebe o português popular ou necessita de desenhos ? O que a pessoa comentou anteriormente é factual, o trump diz o que quer, quando e onde, muitas vezes baboseiras; o embaixador disse o que pensava, que é o que muita gente pensa e ele não gostou, mas a imagem que tem passado é mesmo essa, o trump é aldrabão, mentiroso, além de inepto para a função. Não é só ele fique descansado …

      • Olha-me este, ou nao sabe ler ou nao sabe interpretar o que está escrito, ou então nao sei o que pensar de um individuo que escreve destas coisas, a palavra que me ocorre é acefalo, será???? O embaixador disse o que toda a gente já viu e comentou, unicamente disse a verdade, quem acha que trump é um individuo normal, nao vive neste mundo, é que além de anormal é um criminoso e um terrorista e para colocar a cereja no topo do bolo, é um violador

      • Sobre ti não precisas de escrever nada porque percebeu-se logo que não deves muito à inteligência e ao bom senso – tal como o Trump!…

RESPONDER

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …