/

Em seis Câmaras, três do PS estão em risco. Duas prometem suspense, outra tem o trunfo Santana

3

Tiago Petinga / Lusa

Fernando Medina e Rui Moreira estarão perto da reeleição. Almada e Coimbra serão palco de uma luta renhida e, na Figueira da Foz, Santana ameaça com um possível regresso à Câmara Municipal.

Não são esperadas grandes surpresas para as duas maiores autarquias do país no próximo dia 26, altura em que se realizam as eleições autárquicas. A reeleição de Fernando Medina e Rui Moreira, em Lisboa e Porto, é quase certa.

De acordo com o Expresso, que fez um balanço de todas as sondagens até agora conhecidas, Fernando Medina lidera, ainda que com diferenças assinaláveis.

A sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF revela que o atual presidente da Câmara da capital conta com 51% das intenções de voto – perto da maioria absoluta -, enquanto a sondagem SIC/Expresso, divulgada a 22 de julho, aponta para uma vitória menos expressiva, com 42% das intenções de voto.

Na primeira, Carlos Moedas, candidato da coligação Novos Tempos, não vai além dos 27% (uma distância de 24 pontos percentuais entre os dois candidatos). Já na segunda sondagem referida, soma 31% das intenções de voto, apenas 11 pontos de diferença.

No Porto, a sondagem da Pitagórica indica que Rui Moreira angaria 52,8% das intenções de voto, uma vantagem de 37 pontos percentuais em relação ao socialista Tiago Barbosa Ribeiro. Já o inquérito da Aximage para o JN, DN e TSF coloca o independente com 59%, a 47 pontos do PS e do PSD.

Tiago Barbosa Ribeiro e o social-democrata Vladimiro Feliz surgem empatados, com 12% das intenções de voto.

A sondagem SIC/Expresso, publicada a 15 de julho, também aponta para uma maioria absoluta de Moreira, com 45% das intenções de voto. Barbosa Ribeiro fixa-se na segunda posição, com 25%.

Almada e Coimbra: suspense até à última

Na sondagem divulgada esta segunda-feira pela RTP e pelo Público, Inês de Medeiros (PS) lidera a corrida em Almada, com 33% das intenções de voto. Maria das Dores Meira (CDU) conta com 29%.

Uma vez que a margem de erro do inquérito de 3,9%, o empate é possível.

O cenário é muito parecido ao traçado pela sondagem SIC/Expresso, divulgada a 15 de julho: PS e CDU em empate técnico, separados apenas por um ponto de distância. Inês de Medeiros e Maria das Dores Meira contam com 34% e 33%, respetivamente.

Em Coimbra, a disputa também se avizinha interessante até à última. O presidente Manuel Machado (PS) reúne 33% das intenções de voto, enquanto o candidato da coligação entre o PSD, CDS, Somos Coimbra, Nós Cidadãos, PPM, VOLT, RIR e Aliança, José Manuel Silva, tem 32% das intenções de voto.

Trunfo Santana na Figueira da Foz

Na Amadora, Carla Tavares deverá ser reeleita. A sondagem Expresso/SIC aponta que a socialista – que tem maioria na Câmara há duas décadas –, conta com 41% das intenções de voto, enquanto Suzana García fica pelos 30%.

Na Figueira da Foz, uma das personagens principais do elenco das autárquicas é Pedro Santana Lopes, que poderá reconquistar a autarquia 25 anos depois de ter sido eleito presidente da Câmara.

A projeção ICS/ISCTE para Expresso e SIC, divulgada na semana passada, indica que Santana reúne 47% das intenções de voto contra 35% do socialista João Monteiro, atual presidente da autarquia da Figueira da Foz.

ZAP //

3 Comments

  1. Isso também eu sei e qualquer cidadão sabe.
    Mas quando é divulgada uma sondagem e se refere 51% não me parece apropriado afirmar “perto da maioria absoluta”.
    Os votos não podem ser todos válidos?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.