Em seis Câmaras, três do PS estão em risco. Duas prometem suspense, outra tem o trunfo Santana

Tiago Petinga / Lusa

Fernando Medina e Rui Moreira estarão perto da reeleição. Almada e Coimbra serão palco de uma luta renhida e, na Figueira da Foz, Santana ameaça com um possível regresso à Câmara Municipal.

Não são esperadas grandes surpresas para as duas maiores autarquias do país no próximo dia 26, altura em que se realizam as eleições autárquicas. A reeleição de Fernando Medina e Rui Moreira, em Lisboa e Porto, é quase certa.

De acordo com o Expresso, que fez um balanço de todas as sondagens até agora conhecidas, Fernando Medina lidera, ainda que com diferenças assinaláveis.

A sondagem da Aximage para o JN, DN e TSF revela que o atual presidente da Câmara da capital conta com 51% das intenções de voto – perto da maioria absoluta -, enquanto a sondagem SIC/Expresso, divulgada a 22 de julho, aponta para uma vitória menos expressiva, com 42% das intenções de voto.

Na primeira, Carlos Moedas, candidato da coligação Novos Tempos, não vai além dos 27% (uma distância de 24 pontos percentuais entre os dois candidatos). Já na segunda sondagem referida, soma 31% das intenções de voto, apenas 11 pontos de diferença.

No Porto, a sondagem da Pitagórica indica que Rui Moreira angaria 52,8% das intenções de voto, uma vantagem de 37 pontos percentuais em relação ao socialista Tiago Barbosa Ribeiro. Já o inquérito da Aximage para o JN, DN e TSF coloca o independente com 59%, a 47 pontos do PS e do PSD.

Tiago Barbosa Ribeiro e o social-democrata Vladimiro Feliz surgem empatados, com 12% das intenções de voto.

A sondagem SIC/Expresso, publicada a 15 de julho, também aponta para uma maioria absoluta de Moreira, com 45% das intenções de voto. Barbosa Ribeiro fixa-se na segunda posição, com 25%.

Almada e Coimbra: suspense até à última

Na sondagem divulgada esta segunda-feira pela RTP e pelo Público, Inês de Medeiros (PS) lidera a corrida em Almada, com 33% das intenções de voto. Maria das Dores Meira (CDU) conta com 29%.

Uma vez que a margem de erro do inquérito de 3,9%, o empate é possível.

O cenário é muito parecido ao traçado pela sondagem SIC/Expresso, divulgada a 15 de julho: PS e CDU em empate técnico, separados apenas por um ponto de distância. Inês de Medeiros e Maria das Dores Meira contam com 34% e 33%, respetivamente.

Em Coimbra, a disputa também se avizinha interessante até à última. O presidente Manuel Machado (PS) reúne 33% das intenções de voto, enquanto o candidato da coligação entre o PSD, CDS, Somos Coimbra, Nós Cidadãos, PPM, VOLT, RIR e Aliança, José Manuel Silva, tem 32% das intenções de voto.

Trunfo Santana na Figueira da Foz

Na Amadora, Carla Tavares deverá ser reeleita. A sondagem Expresso/SIC aponta que a socialista – que tem maioria na Câmara há duas décadas –, conta com 41% das intenções de voto, enquanto Suzana García fica pelos 30%.

Na Figueira da Foz, uma das personagens principais do elenco das autárquicas é Pedro Santana Lopes, que poderá reconquistar a autarquia 25 anos depois de ter sido eleito presidente da Câmara.

A projeção ICS/ISCTE para Expresso e SIC, divulgada na semana passada, indica que Santana reúne 47% das intenções de voto contra 35% do socialista João Monteiro, atual presidente da autarquia da Figueira da Foz.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Isso também eu sei e qualquer cidadão sabe.
    Mas quando é divulgada uma sondagem e se refere 51% não me parece apropriado afirmar “perto da maioria absoluta”.
    Os votos não podem ser todos válidos?

RESPONDER

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …