Santana dispara e está muito perto de reconquistar a Figueira com maioria absoluta

Pedro Nunes / Lusa

Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes conta com 47% das intenções de voto e pode estar perto de atingir uma maioria absoluta histórica. PSD arrisca desastre eleitoral.

Depois de já ter estado no comando desta autarquia, o ex-primeiro-ministro tem tudo para reconquistar a Câmara Municipal da Figueira da Foz, mais de 20 anos depois de o ter feito pela primeira vez, em 1997.

Segundo uma sondagem do ICS/ISCTE para o Expresso e para a SIC, Santana Lopes tem 47% das intenções de voto, valores que não afastam, em teoria, um cenário de maioria absoluta.

Já o socialista Carlos Monteiro surge em segundo lugar nas intenções de voto, com 35%. A sondagem indica ainda que o grande penalizado das próximas eleições será o candidato do PSD – Pedro Machado arrisca-se a ter um resultado desastroso, com 8% dos votos.

Ainda assim, os resultados não são uma surpresa. Esta não é a primeira sondagem a dar como muito provável a vitória de Santana Lopes na Figueira.

No passado mês de agosto, um estudo de opinião realizado pela Eurosondagem/Libertas para o semanário Nascer do Sol, mostrava que o antigo primeiro-ministro somava 38% nas intenções de voto contra os 34,3% do socialista Carlos Monteiro. Mais uma vez, o candidato social-democrata, Pedro Machado, tinha apenas 8% das intenções de voto.

Os “laranjas” recusaram apoiar Santana Lopes nesta corrida e decidiram manter o apoio a Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro. Mesmo sem o apoio de Rui Rio, Santana Lopes decidiu avançar como independente à frente do movimento “Figueira a Primeira”.

A confirmarem-se estes números, socialistas e sociais-democratas aguardam uma derrota que representa uma reviravolta tendo em conta as últimas autárquicas: nas últimas eleições, o PS somou mais de 50% dos votos e o PSD ficou em segundo com 28,47% dos votos.

Agora, escreve o Expresso, ultrapassando a barreira dos 45%, Pedro Santana Lopes pode conseguir atingir a maioria absoluta e eleger cinco vereadores, sendo que os restantes quatro seriam socialistas – não deixando qualquer margem para os sociais-democratas.

Por sua vez, Bernardo Reis da CDU tem neste momento 3% das intenções de voto e João Paulo Domingues, do Chega, 1%. Há ainda 1% de inquiridos que diz que vai votar noutros candidatos.

Esta sondagem foi feita entre 26 e 30 de agosto de 2021. Foram contactados 3.318 números de telefone/telemóvel. Obtiveram-se 604 entrevistas válidas. A margem de erro máxima associada a uma amostra aleatória simples de 604 inquiridos é de +/- 4%, com um nível de confiança de 95%.

  ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Xiii… há gente que não aprende…
    Não é possível que todas as alternativas sejam todas piores do que o tachista profissional do Santana…

    • Hahahahaaa… será que queiras dizer o pior?!
      Gostaria de ver o resultado de uma possível candidatura à Lisboa… o seu legado foi tão bom que preferiu ir para a Figueira (onde deixou dívidas astronómicas), porque em Lisboa já não engana ninguém…
      É um artista que me faz lembrar o Sócrates – embora este tenha tido tachos bem melhores.
      Olha ele:
      “Santana Lopes gastou sempre o dinheiro que não tinha”
      TVI24 em 2004

  2. Este é mais um, tem mais colegas distribuídos por vários partidos tipo troca-tintas como este e é disso que o povo gosta, portanto, terão o que merecem!

RESPONDER

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …