/

Sondagem dá vitória a Santana na Figueira (e desastre para o PSD)

25

Miguel A. Lopes / Lusa

Rui Rio, Pedro Santana Lopes

Segundo uma sondagem publicada na edição deste sábado do semanário Nascer do Sol, Pedro Santana Lopes deverá sair vencedor na corrida às autárquicas na Figueria da Foz. O PSD arrisca um resultado desastroso.

O antigo primeiro-ministro e ex-presidente do PSD, candidato a presidente da Câmara da Figueira da Foz nas próximas eleições autárquicas, soma 38% das intenções de voto, estando quatro pontos acima do resultado do PS e a grande distância das intenções de voto no candidato do PSD.

De acordo com esta sondagem, Pedro Santana Lopes está próximo de voltar a liderar a autarquia figueirense, a que presidiu entre 1998 e 2002, antes de assumir a presidência da Câmara de Lisboa, entre 2002 e 2005.

O candidato socialista e atual presidente da Câmara figueirense, Carlos Monteiro, surge na sondagem realizada pela Eurosondagem/Libertas para o semanário Nascer do Sol com 34,3% das intenções de voto. O político preside desde 2019 à autarquia, que é detida pelos socialistas desde 2009.

O PSD, que no início deste ano recusou apoiar a candidatura de Pedro Santana Lopes, arrisca um desastre histórico na refrega eleitoral, na qual o candidato apoiado pelos social-democratas, Pedro Machado, tem apenas 8,6% das intenções de voto.

O apoio à candidatura de Santana Lopes dividiu opiniões dentro do PSD, havendo quem apoiasse o ex-presidente do partido como candidato à Figueira da Foz e quem defendesse a candidatura de Pedro Machado, presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro e candidato aprovado pela concelhia.

A escolha do candidato social-democrata coube à direção de Rui Rio, que considerou que o antigo líder, que se desfiliou do PSD para fundar o Partido Aliança, não seria opção para a autarquia figueirense.

Em maio, precisamente 24 anos depois de o ter feito pela primeira vez, Santana Lopes avançou com a candidatura à autarquia, desta vez como independente.

Em declarações à TSF, Pedro Machado desvalorizou na altura a candidatura de Pedro Santana Lopes, bem como as sondagens que já então davam ao ex-autarca resultados promissores. Segundo o candidato social-democrata, a Figueira da Foz teria sido uma das últimas escolhas de Santana Lopes.

“Santana Lopes teve, como ele diz, vários convites até que, finalmente, resolveu que a Figueira da Foz não era a primeira, mas, talvez, uma das últimas escolhas pela qual optou. Os convites que são conhecidos têm a ver com Sintra, Torres Vedras, eventualmente Leiria,… esses são públicos”, afirmou Pedro Machado.

O PSD tentou entretanto impugnar em tribunal a candidatura de Santana Lopes, alegando que o movimento independente que apoia o ex-autarca “tem apresentado denominações diferentes numa mesma candidatura”, no que seria uma violação da lei que regula a eleição dos órgãos das autarquias locais.

O pedido de impugnação – apresentado pela candidatura do PSD local – alegava que o movimento independente usava duas denominações – “Figueira a Primeira” e “Pedro Santana Lopes Figueira a Primeira” – para órgãos autárquicos diferentes, designadamente para a câmara e juntas de freguesia.

A candidatura de Pedro Santana Lopes considerou que a tentativa de impugnação de que foi alvo “não passa de uma intenção do PSD de procurar protagonismo que não tem de outra forma”.

Esta sexta-feira, o Tribunal Local Cível da Figueira da Foz rejeitou o pedido de impugnação do PSD, considerando que só pode ser usada uma denominação, e determinando que esta deverá ser “Figueira a Primeira”.

Segundo o despacho judicial da decisão, embora a designação ‘Pedro Santana Lopes – Figueira a Primeira’ não colida com “nenhum preceito legal” por não se cingir ao nome singular e porque esse nome corresponde ao primeiro candidato ao órgão a que se propõe, o grupo de cidadãos só pode, em contexto eleitoral, utilizar “uma denominação”.

Apesar da rejeição da impugnação, o PSD considera que a decisão do tribunal local foi  “uma vitória“.

“O que o dr. Santana Lopes tinha procurado fazer, mais uma vez, uma trapalhada à sua medida, era iludir o tribunal”, disse à TSF Pedro Machado. “Cai a pretensão do dr Santana Lopes de se colocar no boletim de voto, quer da Câmara Municipal, quer da Assembleia Municipal”, acrescentou o candidato do PSD.

Uma pequena vitória judicial para o PSD, a pouco mais de um mês do que poderá ser uma enorme derrota eleitoral.

Armando Batista, ZAP //

25 Comments

  1. Como é possível que um inútil parasita que até inventou um partido para continuar a parasitar o sistema, esteja à frente nas sondagens para uma câmara que ele deixou há anos com um dívida brutal?!
    Muito mau…

      • Hahahaaaa… a Figueira “renascer” com uma múmia parasita que sempre andou de tacho em tacho?
        Haja sentido de humor…

      • Não te conheço , mas concordo plenamente com a tua frase ” Viva Santana Lopes. A Figueira renascerá ”
        A Câmara precisa do Santana. Ele já está inteirado das fragilidades existentes e disposto a trabalhar para remover essas anomalias que os figueirenses tanto precisam.É um homem que arregaça as mangas e deu provas de deixar obra feita .Para cumprir os três mandatos como ele pretende tem de conseguir fazer muito mais.

    • Não sejas a voz do escárnio e da mentira. Vê em Santana uma figura prestigiada , protagonista da política , um homem de valores que deixou o PSD esfarrapado, abandonado, dividido e entregue à sua sorte.

    • Santana criou um partido para que as pessoas percebessem que o Passos deu cabo do pSd que agora está de rastos pelas políticas erróneas que ele praticou .
      Deixou alguma dívida mas fez obra . Nesse tempo não havia as ajudas que hoje existem. Nessa altura todas as Câmaras estavam altamente endividadas.

      • Ai Castro, Castro… com tanto disparate, fico na dúvida se estás a brincar ou mesmo a falar a sério…
        O Santana criou um partido para fazer o que sempre fez: parasitar o sistema!!
        O Passos arranjou-lhe o melhor tacho de sempre (provedor da Santa Casa da Misericórdia) e ele, como alucinado que é, ao fim de algum tempo, tentou ser presidente do PSD. Como perdeu para Rui Rio (e tinha abandonado o tacho da SCML) não teve outro remédio que inventar um partido para mamar mais um pouco….
        O PSD está de rastos mas o Santana (que também foi presidente do PSD!), como parasita que é, bem tentou mamar outra vez na teta do PSD… saiu do Aliança e, só porque o Rui Rui não foi não sua conversa, concorreu como independente ao único sitio onde tinha alguma hipostese de mamar mais um pouco: a Câmara da bela cidade da Figueira da Foz – que merecia melhor sorte e que ele deixou cheia de dívidas e com os orçamentos dos anos seguintes hipotecado para pagar os seus delírios.
        .
        Deixou “alguma” dívida?
        Ele estourou com tudo por onde passou…
        Pelo contrário: naquele tempo existiam muitas mais “ajudas” e, infelizmente, não havia limite de indevidamento…
        .
        O Santana é um autêntico parasita profissional e só quem anda a mesmo a dormir é que ainda não percebeu isso.

      • Notícia de 2004 (relembro que estamos em 2021):

        “Santana Lopes gastou sempre o dinheiro que não tinha”
        “Santana Lopes deixou dívidas pelas instituições por onde passou. Foi assim no Sporting, na Câmara da Figueira da Foz e mais recentemente na autarquia de Lisboa.”

        TVI

    • De mal a pior não corresponde à verdade. A vontade de dizer mal é uma mentira descarada.
      Digo do pior para o melhor. Se Santana é o homem certo e se o queremos ter na Câmara da Figueira temos que o apoiar . Santana sempre à frente , porque queremos que ele entre .

  2. A Câmara da Figueira vai ter Santana Lopes como o melhor Presidente se sempre.
    Santana é o renascer da alvorada. Santana não engana. Santana é aquela chama.Santana é um amigo.
    Quando empunhares a bandeira da vitória alguns dos meus companheiros vão-te levar em ombros
    Esperamos por ti. A tua comemoração é também a nossa.

  3. De mal a pior não corresponde à verdade. A vontade de dizer mal é uma mentira descarada.
    Digo do pior para o melhor. Se Santana é o homem certo e se o queremos ter na Câmara da Figueira temos que o apoiar . Santana sempre à frente , porque queremos que ele entre .

  4. O PS está a liderar a Figueira DESDE 2009. a CONCLUSÃO É QUE A fIGUEIRA parou no tempo . O PSD perante os eleitores não é o escolhido . Do Rio nem assobio nem pio.
    Santana já tomou conhecimento dos erros que foram cometidos após a sua saída . Não é um político qualquer , porque tem muita experiência e já deu provas das suas capacidades.
    Vai ter pela frente desafios importantes e um trabalho exaustivo para transformar a Figueira num centro turístico de qualidade que se foi perdendo ao longo dos anos . A praia precisa de cuidados extras com muita limpeza, para que seja atrativa para quem a frequenta.

    • Pois…. ainda estão pagar dívidas deixadas pela excelente gestão do Santana!!
      Aliás, o PS só ganhou a Câmara devido ao belo servico que o Santana fez quando deixou o PSD da Figueira de mãos atadas e com a batata quente…
      Enfim… o Santana é mais um Sócrates (ou até pior)…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.