Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

António Cotrim / Lusa

O antigo primeiro-ministro e presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Santana Lopes

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira.

Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do PSD à Figueira da Foz, outros preferiam Pedro Machado, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro e o candidato aprovado pela concelhia. A decisão final foi tomada pela direção: o ex-primeiro-ministro não é opção para aquela autarquia.

Esta quinta-feira, o semanário Expresso tinha avançado que o antigo líder social-democrata era cobiçado para ser candidato a essa câmara, que presidiu de 1998 a 2001, e que tinha sido convidado pelo líder do PSD/Coimbra, Paulo Leitão.

Porém, em declarações ao jornal digital, o líder desta distrital já desmentiu essa informação. “É mentira que alguma vez tenha feito esse convite”, afirmou.

Apesar disso, os movimentos de apoio em torno de uma possível candidatura de Santana Lopes à Figueira da Foz mantêm-se. Ao Observador, Bruno Pais de Menezes, atual secretário-geral da JSD/Figueira da Foz, defendeu que o fundador do partido Aliança, do qual se desfiliou recentemente, é o “melhor candidato” e sugeriu que a distrital contrarie a escolha da concelhia.

Nos últimos dias, houve até manifestações de apoio. Algumas pessoas saíram à rua com cartazes a dizer “Bora, Santana”, “Santana, amigo, Figueira está contigo” ou “Keep Cool”.

Apesar de a decisão já estar tomada, isso não significa que Santana Lopes não venha a ser escolhido para outra autarquia. Em declarações ao Expresso, o ex-primeiro-ministro não escondeu “o agrado” de voltar às lides autárquicas, mas garantiu que só voltará a encabeçar uma lista num concelho onde seja desejado, “sem guerras de fações”.

Atualmente, a Câmara da Figueira da Foz é, desde o final de 2019, presidida por Carlos Monteiro, que assumiu funções depois de o anterior autarca ter tomado posse como secretário de Estado do Ambiente.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.