Santana Lopes não vai ser candidato do PSD à Figueira da Foz

António Cotrim / Lusa

O antigo primeiro-ministro e presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Santana Lopes

O ex-primeiro-ministro não vai ser o candidato do PSD à Câmara da Figueira da Foz, avançou o jornal digital Observador esta sexta-feira.

Segundo o jornal online Observador, havia quem quisesse Pedro Santana Lopes como candidato do PSD à Figueira da Foz, outros preferiam Pedro Machado, o presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro e o candidato aprovado pela concelhia. A decisão final foi tomada pela direção: o ex-primeiro-ministro não é opção para aquela autarquia.

Esta quinta-feira, o semanário Expresso tinha avançado que o antigo líder social-democrata era cobiçado para ser candidato a essa câmara, que presidiu de 1998 a 2001, e que tinha sido convidado pelo líder do PSD/Coimbra, Paulo Leitão.

Porém, em declarações ao jornal digital, o líder desta distrital já desmentiu essa informação. “É mentira que alguma vez tenha feito esse convite”, afirmou.

Apesar disso, os movimentos de apoio em torno de uma possível candidatura de Santana Lopes à Figueira da Foz mantêm-se. Ao Observador, Bruno Pais de Menezes, atual secretário-geral da JSD/Figueira da Foz, defendeu que o fundador do partido Aliança, do qual se desfiliou recentemente, é o “melhor candidato” e sugeriu que a distrital contrarie a escolha da concelhia.

Nos últimos dias, houve até manifestações de apoio. Algumas pessoas saíram à rua com cartazes a dizer “Bora, Santana”, “Santana, amigo, Figueira está contigo” ou “Keep Cool”.

Apesar de a decisão já estar tomada, isso não significa que Santana Lopes não venha a ser escolhido para outra autarquia. Em declarações ao Expresso, o ex-primeiro-ministro não escondeu “o agrado” de voltar às lides autárquicas, mas garantiu que só voltará a encabeçar uma lista num concelho onde seja desejado, “sem guerras de fações”.

Atualmente, a Câmara da Figueira da Foz é, desde o final de 2019, presidida por Carlos Monteiro, que assumiu funções depois de o anterior autarca ter tomado posse como secretário de Estado do Ambiente.

ZAP ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Sob o mote da "prudência", especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …