//

Elon Musk diz que a Neuralink vai transmitir música diretamente para o cérebro

Neuralink

A misteriosa tecnologia Neuralink de Elon Musk está a trabalhar numa interface cérebro-computador que permitirá aos utilizadores transmitir música diretamente para o cérebro.

O empresário norte-americano, que também é fundador da SpaceX e da Tesla, deverá revelar novas informações sobre a misteriosa startup Neuralink no próximo mês, mas tem divulgado detalhes no Twitter nos últimos dias.

De acordo com o jornal britânico The Independent, Elon Musk confirmou que a tecnologia da Neuralink permitirá que as pessoas “ouçam música diretamente dos nossos chips”.

Alguns altifalantes de alta tecnologia prometeram transmitir música “diretamente para o cérebro” e conseguem-no ao enviar vibrações para o crânio – não estimulando os neurónios do cérebro.

Musk avançou ainda que a Neuralink “poderia ajudar a controlar os níveis hormonais e usá-los para nosso proveito (habilidades e raciocínio aprimorados, alívio da ansiedade, etc)”.

Desde a sua fundação em 2016, a Neuralink realizou apenas uma grande apresentação pública sobre como a tecnologia vai funcionar. Em 2019, Musk disse que a empresa estava a trabalhar num dispositivo “semelhante a uma máquina de costura” que forneceria uma ligação direta entre um computador e um chip inserido no cérebro.

A função dos sensores é recolher a informação e enviar para o chip, que servirá como recetor, na superfície do crânio. A partir daí, passará a comunicar com dispositivos no exterior, colocados atrás da orelha e alimentados por uma bateria, via Bluetooth. Nesta fase ainda estão a ser criados orifícios com brocas mas, no futuro, o método poderá passar pela utilização de laser.

A tecnologia poderia ser usada para ajudar pessoas que sofrem de doenças cerebrais como Parkinson. No entanto, o objetivo final da Neuralink é permitir que os humanos venham a competir com a inteligência artificial avançada.

O processo de instalação do chip será semelhante à cirurgia ocular a laser Lasik. Uma parte dele envolverá um robô neurocirúrgico, que encaixa “fios” flexíveis no cérebro ligado a um minúsculo chip de computador implantável. Um único cabo USB-C fornecerá “fluxo de dados de largura de banda total” ao cérebro.

Em maio, Musk disse que a Neuralink pode tornar a linguagem humana obsoleta em entre 5 a 10 anos. No início de julho, o empresário sugeriu que o chip da Neuralink será capaz de curar a depressão e o vício “treinando” as partes do cérebro responsáveis por essas tribulações.

Já foram realizados testes em animais e os testes em humanos foram originalmente agendados para este ano, embora os detalhes ainda não tenham sido divulgados.

A Neuralink nasceu em 2016 como uma empresa de investigação médica na Califórnia e já angariou mais de 150 milhões de investidores, cerca de 100 milhões diretamente do seu CEO Elon Musk, e pretende no futuro oferecer melhorias cibernéticas às pessoas. Elon Musk anunciou que a Neuralink lançará uma atualização sobre o seu progresso em 28 de agosto.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.