Eleitores do PS querem apoio à recandidatura de Marcelo

Estela Silva / Lusa

Segundo uma sondagem da Pitagórica para o Jornal de Notícias e para a TSF, 74% dos portugueses estão a favor de uma solução de bloco central nas próximas eleições presidenciais. Os mais entusiastas são os socialistas.

Marcelo Rebelo de Sousa continua a bater recordes de popularidade, de acordo com o JN e a TSF. Três quartos dos portugueses acham agora que o PS deve abster-se de lançar candidato próprio e apoiar o atual presidente da República, em 2021. Apenas 13% acham melhor que os socialistas apresentem um candidato da sua família política.

A solução é semelhante à que levou à reeleição de Mário Soares, em 1991. Cinco anos antes, o líder histórico socialista tinha sido eleito à segunda volta e à tangente (51%), com o apoio do PCP liderado por Álvaro Cunhal. Mas, no início dos anos 90, a popularidade de Soares era tanta, que o PSD de Cavaco Silva se absteve de apresentar candidato próprio, remetendo-se a um apoio tácito ao “presidente-rei”.

Quase 30 anos depois, os adeptos mais entusiastas de uma candidatura de “bloco central” são, precisamente, os eleitores do PS (79%) – mais que o eleitorado do PSD e CDS (77%), berço político de Marcelo. Mesmo entre os eleitores do BE e CDU esta opção colhe apoio maioritário, ainda que os comunistas manifestem menor entusiasmo (54%).

Os anónimos eleitores socialistas acompanham a opinião de alguns dirigentes socialistas de peso. “Se as eleições fossem amanhã, não tinha dúvidas [em votar Marcelo Rebelo de Sousa]”, disse Ferro Rodrigues, em entrevista, a 25 de abril deste ano.

Este dado faz prever a recandidatura de 2021, que Marcelo pré-anunciou durante as Jornadas Mundiais da Juventude, no Panamá, enquanto se congratulava com a escolha de Lisboa para a edição de 2022. O apoio esmagador à solução de um apoio socialista atravessa todas as franjas etárias, escalões de rendimentos e áreas geográficas.

O barómetro revela ainda que os portugueses continuam satisfeitos com a forma como o presidente exerce o seu mandato. Apesar de uma descida de dois pontos percentuais, face ao mês de abril, 89% avaliam a sua atuação de forma positiva. São apenas 11% os que dão nota negativa.

Quando se analisam as respostas tendo em conta as preferências partidárias, é entre os socialistas que se chega à quase unanimidade: são 93% com opinião positiva (e 40% a fazer uma avaliação muito boa). Este dado ajudará a explicar a preferência socialista pelo apoio à recandidatura do “presidente dos afetos”. Nos restantes partidos, as avaliações positivas são sempre acima dos 80%.

Os números revelam, ainda, que é entre os eleitores mais novos (94%) e mais velhos (92%) que a popularidade do presidente é maior. Se a análise incidir no escalão de rendimento, o favoritismo é maior entre os mais pobres (95%). Em termos regionais, fica acima dos 90% no Porto, em Lisboa e no Centro.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …

Rochas antigas de Vénus apontam para origem vulcânica

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que alguns dos terrenos mais antigos de Vénus, conhecidos como "tesserae", têm camadas que parecem consistentes com atividade vulcânica. A descoberta pode fornecer informações sobre a enigmática história geológica …

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …