“Eleição do mundo”. USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Brainstorm Health / Flickr

O candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial – Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate.

“Há quatro anos, o Conselho Editorial – um grupo de jornalistas ideológica e demograficamente diverso, separado da redação e a funcionar por consenso – rompeu com a tradição e tomou partido na corrida presidencial pela primeira vez desde a fundação do USA TODAY em 1982. Pedimos aos leitores que não votassem em Donald Trump, chamando o candidato republicano de inapto para o cargo porque ele não tinha o “temperamento, conhecimento, firmeza e honestidade de que a América precisa dos seus presidentes”, lê-se na coluna de opinião do jornal.

“Este ano, o Conselho Editorial apoia unanimemente a eleição de Joe Biden, que oferece a uma nação abalada um porto de calma e competência”, continua.

O jornal chama mesmo às eleições presidenciais de novembro de “eleição do mundo”. “Em qualquer ano normal, as eleições nos Estados Unidos são um assunto eleitoral exclusivamente global. Em 2020, a ameaça de mais quatro anos do circo Trump torna esta votação um momento quase existencial para um planeta à beira de um desastre climático”.

Vários jornais de referência, incluindo o Chicago Tribune e o Los Angeles Times deram o seu apoio a Joe Biden para as presidenciais de 3 de novembro. No final de setembro, o The Washington Post declarou a Biden, para derrotar o republicano Donald Trump, que considera “o pior Presidente dos tempos modernos”.

Joe Biden continua a liderar nas sondagens

A dois dias do segundo debate presidencial, o candidato democrata Joe Biden continua a liderar as sondagens para as eleições que irão decorrer no início de novembro. Um desses estudos aponta para uma vantagem de nove pontos.

Na sondagem do New York Times/Siena College, 50% dos eleitores referiram que provavelmente vão apoiar Biden, enquanto 41% escolheram Trump, uma vantagem de nove pontos.

Os dados revelaram que os eleitores preferiram Biden a Trump para lidar com a pandemia – uma vantagem de 12 pontos. Em relação a escolher juízes do Supremo Tribunal, o democrata ficou à frente por seis pontos.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a sua defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …

"A melhor coisa que pode acontecer a Portugal era o Governo ser derrubado e desaparecer"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu hoje que “a melhor coisa que podia acontecer a Portugal”, neste momento, era o executivo liderado por António Costa “ser derrubado e desaparecer”. Miguel Albuquerque afirmou …

Mulher de João Rendeiro tem mais três dias para entregar as obras em falta

O prazo para a entrega das obras acabou esta quarta-feira, mas a juíza do processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão efetiva deu mais três dias à mulher do ex-banqueiro. Depois …

Uma estrada com alguns automóveis

Sete cidades do Norte podem ir a jogo pela neutralidade carbónica

Gaia, Porto, Matosinhos, Famalicão, Guimarães, Braga e Viana do Castelo poderão ir a jogo na Missão Climate Neutral & Smart Cities, que quer apoiar a redução de emissões em 100 cidades. Uma coligação de sete cidades …