“El Chapo” não tem direito a visitas e passa 23 horas por dia fechado na cela

El chino antrax / wikimedia

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

Joaquín “El Chapo” Guzmán, o líder do cartel de Sinaloa, não está nada satisfeito com as condições a que está a ser sujeito na prisão de alta segurança em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Segundo os advogados de Joaquín “El Chapo” Guzmán, o mexicano não teve autorização dos serviços prisionais para que a sua esposa o fosse visitar e até um copo de água lhe foi negado.

O líder do cartel de Sinaloa, de 59 anos, foi extraditado para os Estados Unidos um dia antes da tomada de posse do novo Presidente americano, Donald Trump. Recorde-se que “El Chapo” é conhecido pelas suas fugas arrojadas das prisões mexicanas, por isso, em terreno americano, está sob forte vigilância.

De acordo com uma das advogadas, Michelle Gelernt, as condições a que o seu cliente está a ser sujeito deviam ser revistas porque tem “mostrado bom comportamento”.

Está preso numa cela durante 23 horas por dia e só lhe permitem uma hora de exercício”, relatou aos jornalistas.

Esta sexta-feira, numa audiência realizada num tribunal em Brooklyn, o traficante declarou-se inocente de todos os crimes de que é acusado. O chefe do cartel de Sinaloa é responsável pela entrada de milhares de toneladas de droga nos EUA e de vários outros delitos graves como, por exemplo, sequestros e assassinatos.

A sua esposa, a ex-modelo Emma Coronel,  viajou de propósito do México para estar presente na audiência.

Segundo Gelernt, a mulher, 32 anos mais nova do que Guzmán, também está a passar por uma situação muito difícil. “Foi a primeira vez que viu o marido desde que foi extraditado e, até agora, foi também a única forma de o conseguir ver”, explicou.

A próxima audiência será apenas em maio. “El Chapo”, que chegou a ser considerado o criminoso mais procurado dos EUA e do México, corre o risco de passar o resto de vida atrás das grades.

ZAP ZAP // BBC

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este é um dos crimes que mais abomino. É responsável pela desgraça humana, não apenas dos próprios que consomem essas trampas das drogas, mas também por todos os que os rodeiam. Pai e Mãe, a verem os filhos a definhar, a perderem a dignidade, numa morte (literalmente) lenta. Os pais no sofrimento mais atroz, impotentes para fazer frente ao drama, carregados de um angustiante sentimento de culpa, mesmo sem a ter, na maioria dos casos.
    As vitimas deste flagelo entram numa espiral de decadência humana até perderem a dignidade, navegando na marginalidade, no roubo, na prostituição. Nesta espiral vão fazendo outras vitimas em seu redor. Roubam e agridem os pais e outros familiares, depois passam para quem não conhecem de lado nenhum, depois é lojas, etc, etc, e por fim, acabam no homicidio, tirando a vida a alguém para lhes roubar um punhado de moedas. Acima de tudo isto, como uma chaga sarnenta, estão estes oportunistas, enriquecendo e mostrando uma total indiferença e ausência de respeito pelos que desgraçam.
    Pessoalmente, com estes tipos era sem piedade. Para não darem despesa, boa ideia mesmo era recambiá-lo para as Filipinas, tem lá um “simpático e meigo” presidente, um tal de Duterte, que dizem é maluco, que geralmente trata estes casos “á bala”. Singapura também não era mau, parece que também gostam muito de individuos destes por lá.
    Sou muito humano mas, desculpem lá, alguém que sabe bem os impactos devastadores que o “produto” que vende provoca nas pessoas e na sociedade, e mesmo assim continua nesse “negócio”, numa ganância desenfreada, tipo “tractor”, que passa por cima de tudo e de todo o sofrimento humano, em seu exclusivo benefício, para mim, não merece ter tratamento humano.

RESPONDER

Banco de Portugal alerta sobre investimento em Bitcoin e outras criptomoedas

O Banco de Portugal (BdP) lançou esta quarta-feira um novo aviso aos consumidores sobre os riscos relativos ao investimento em bitcoin e outras criptomoedas, devido à "recente volatilidade observada nos preços de determinados ativos virtuais". "Não …

Sismo de magnitude 5,7 perto da capital da Islândia

O epicentro do terramoto, registado às 10:05 (mesma hora em Lisboa), situa-se perto do Monte Keilir, na Islândia. Um sismo de magnitude 5,6 abalou esta manhã o sudoeste da Islândia, incluindo a capital, Reiquejavique, sem vítimas …

Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, diz Durão Barroso

O antigo primeiro-ministro e antigo presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, acredita que Portugal terá de pedir mais fundos a Bruxelas, considerando que a crise será mais grave que o que está atualmente previsto. Em entrevista …

Maioria dos portugueses quer manter escolas fechadas (e quase metade defende encerramento até à Páscoa)

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias, Diário de Notícias e TSF revela que a maior parte dos portugueses defende o prolongamento do encerramento das escolas. A eventualidade de voltar a reabrir as escolas …

Costa anuncia apoio a recandidatura de Guterres à ONU. EUA querem voltar à instituição

O primeiro-ministro António Costa formalizou, esta quarta-feira, o apoio de Portugal à recandidatura de António Guterres a secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que ocupa o cargo desde 2016. "António Guterres serviu de forma exemplar …

PS e PSD vão chumbar audição do presidente do Tribunal Constitucional requerida pelo PAN

O PS e o PSD vão votar contra o requerimento do PAN para chamar o presidente do Tribunal Constitucional, João Caupers, à comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, por considerarem que não é competência do parlamento …

Mais 1480 infetados com covid-19 e 50 mortes em Portugal

Nas últimas 24 horas, Portugal registou 50 mortes e 1.480 novos casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, foram confirmados mais 1.480 novos casos de infeção …

MP abre inquérito a ataque racista a sessão virtual de estudantes do Liceu Camões

O Ministério Público confirmou esta terça-feira a abertura de um inquérito na sequência de uma queixa relativa a ataques racistas e neonazis no âmbito de uma sessão virtual sobre racismo organizada pela associação de estudantes …

Avião com cocaína. "Meninos do coro" e uma dívida de 17 milhões ao Estado herdada do BPN

O avião onde foram encontrados 500 quilos de cocaína está hipotecado ao Estado português devido a uma dívida de 17 milhões de euros à empresa pública Parvalorem. Em causa está um empréstimo feito pelo BPN …

Edite Estrela vai presidir ao grupo de trabalho para a vacinação no Parlamento

O Grupo de Trabalho sobre vacinação vai ser presidido pela deputada socialista Edite Estrela, que fará articulação com secretário-geral da Assembleia da República e os grupos parlamentares. A vice-presidente da Assembleia da República e deputada do …