“El Chapo” não tem direito a visitas e passa 23 horas por dia fechado na cela

El chino antrax / wikimedia

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

Joaquín “El Chapo” Guzmán, o líder do cartel de Sinaloa, não está nada satisfeito com as condições a que está a ser sujeito na prisão de alta segurança em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Segundo os advogados de Joaquín “El Chapo” Guzmán, o mexicano não teve autorização dos serviços prisionais para que a sua esposa o fosse visitar e até um copo de água lhe foi negado.

O líder do cartel de Sinaloa, de 59 anos, foi extraditado para os Estados Unidos um dia antes da tomada de posse do novo Presidente americano, Donald Trump. Recorde-se que “El Chapo” é conhecido pelas suas fugas arrojadas das prisões mexicanas, por isso, em terreno americano, está sob forte vigilância.

De acordo com uma das advogadas, Michelle Gelernt, as condições a que o seu cliente está a ser sujeito deviam ser revistas porque tem “mostrado bom comportamento”.

Está preso numa cela durante 23 horas por dia e só lhe permitem uma hora de exercício”, relatou aos jornalistas.

Esta sexta-feira, numa audiência realizada num tribunal em Brooklyn, o traficante declarou-se inocente de todos os crimes de que é acusado. O chefe do cartel de Sinaloa é responsável pela entrada de milhares de toneladas de droga nos EUA e de vários outros delitos graves como, por exemplo, sequestros e assassinatos.

A sua esposa, a ex-modelo Emma Coronel,  viajou de propósito do México para estar presente na audiência.

Segundo Gelernt, a mulher, 32 anos mais nova do que Guzmán, também está a passar por uma situação muito difícil. “Foi a primeira vez que viu o marido desde que foi extraditado e, até agora, foi também a única forma de o conseguir ver”, explicou.

A próxima audiência será apenas em maio. “El Chapo”, que chegou a ser considerado o criminoso mais procurado dos EUA e do México, corre o risco de passar o resto de vida atrás das grades.

ZAP // BBC

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este é um dos crimes que mais abomino. É responsável pela desgraça humana, não apenas dos próprios que consomem essas trampas das drogas, mas também por todos os que os rodeiam. Pai e Mãe, a verem os filhos a definhar, a perderem a dignidade, numa morte (literalmente) lenta. Os pais no sofrimento mais atroz, impotentes para fazer frente ao drama, carregados de um angustiante sentimento de culpa, mesmo sem a ter, na maioria dos casos.
    As vitimas deste flagelo entram numa espiral de decadência humana até perderem a dignidade, navegando na marginalidade, no roubo, na prostituição. Nesta espiral vão fazendo outras vitimas em seu redor. Roubam e agridem os pais e outros familiares, depois passam para quem não conhecem de lado nenhum, depois é lojas, etc, etc, e por fim, acabam no homicidio, tirando a vida a alguém para lhes roubar um punhado de moedas. Acima de tudo isto, como uma chaga sarnenta, estão estes oportunistas, enriquecendo e mostrando uma total indiferença e ausência de respeito pelos que desgraçam.
    Pessoalmente, com estes tipos era sem piedade. Para não darem despesa, boa ideia mesmo era recambiá-lo para as Filipinas, tem lá um “simpático e meigo” presidente, um tal de Duterte, que dizem é maluco, que geralmente trata estes casos “á bala”. Singapura também não era mau, parece que também gostam muito de individuos destes por lá.
    Sou muito humano mas, desculpem lá, alguém que sabe bem os impactos devastadores que o “produto” que vende provoca nas pessoas e na sociedade, e mesmo assim continua nesse “negócio”, numa ganância desenfreada, tipo “tractor”, que passa por cima de tudo e de todo o sofrimento humano, em seu exclusivo benefício, para mim, não merece ter tratamento humano.

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …