“El Chapo” não tem direito a visitas e passa 23 horas por dia fechado na cela

El chino antrax / wikimedia

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

Joaquín “El Chapo” Guzmán, o líder do cartel de Sinaloa, não está nada satisfeito com as condições a que está a ser sujeito na prisão de alta segurança em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Segundo os advogados de Joaquín “El Chapo” Guzmán, o mexicano não teve autorização dos serviços prisionais para que a sua esposa o fosse visitar e até um copo de água lhe foi negado.

O líder do cartel de Sinaloa, de 59 anos, foi extraditado para os Estados Unidos um dia antes da tomada de posse do novo Presidente americano, Donald Trump. Recorde-se que “El Chapo” é conhecido pelas suas fugas arrojadas das prisões mexicanas, por isso, em terreno americano, está sob forte vigilância.

De acordo com uma das advogadas, Michelle Gelernt, as condições a que o seu cliente está a ser sujeito deviam ser revistas porque tem “mostrado bom comportamento”.

Está preso numa cela durante 23 horas por dia e só lhe permitem uma hora de exercício”, relatou aos jornalistas.

Esta sexta-feira, numa audiência realizada num tribunal em Brooklyn, o traficante declarou-se inocente de todos os crimes de que é acusado. O chefe do cartel de Sinaloa é responsável pela entrada de milhares de toneladas de droga nos EUA e de vários outros delitos graves como, por exemplo, sequestros e assassinatos.

A sua esposa, a ex-modelo Emma Coronel,  viajou de propósito do México para estar presente na audiência.

Segundo Gelernt, a mulher, 32 anos mais nova do que Guzmán, também está a passar por uma situação muito difícil. “Foi a primeira vez que viu o marido desde que foi extraditado e, até agora, foi também a única forma de o conseguir ver”, explicou.

A próxima audiência será apenas em maio. “El Chapo”, que chegou a ser considerado o criminoso mais procurado dos EUA e do México, corre o risco de passar o resto de vida atrás das grades.

ZAP // BBC

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este é um dos crimes que mais abomino. É responsável pela desgraça humana, não apenas dos próprios que consomem essas trampas das drogas, mas também por todos os que os rodeiam. Pai e Mãe, a verem os filhos a definhar, a perderem a dignidade, numa morte (literalmente) lenta. Os pais no sofrimento mais atroz, impotentes para fazer frente ao drama, carregados de um angustiante sentimento de culpa, mesmo sem a ter, na maioria dos casos.
    As vitimas deste flagelo entram numa espiral de decadência humana até perderem a dignidade, navegando na marginalidade, no roubo, na prostituição. Nesta espiral vão fazendo outras vitimas em seu redor. Roubam e agridem os pais e outros familiares, depois passam para quem não conhecem de lado nenhum, depois é lojas, etc, etc, e por fim, acabam no homicidio, tirando a vida a alguém para lhes roubar um punhado de moedas. Acima de tudo isto, como uma chaga sarnenta, estão estes oportunistas, enriquecendo e mostrando uma total indiferença e ausência de respeito pelos que desgraçam.
    Pessoalmente, com estes tipos era sem piedade. Para não darem despesa, boa ideia mesmo era recambiá-lo para as Filipinas, tem lá um “simpático e meigo” presidente, um tal de Duterte, que dizem é maluco, que geralmente trata estes casos “á bala”. Singapura também não era mau, parece que também gostam muito de individuos destes por lá.
    Sou muito humano mas, desculpem lá, alguém que sabe bem os impactos devastadores que o “produto” que vende provoca nas pessoas e na sociedade, e mesmo assim continua nesse “negócio”, numa ganância desenfreada, tipo “tractor”, que passa por cima de tudo e de todo o sofrimento humano, em seu exclusivo benefício, para mim, não merece ter tratamento humano.

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …