“El Chapo” não tem direito a visitas e passa 23 horas por dia fechado na cela

El chino antrax / wikimedia

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

EL Chapo, o maior traficante de droga do mundo

Joaquín “El Chapo” Guzmán, o líder do cartel de Sinaloa, não está nada satisfeito com as condições a que está a ser sujeito na prisão de alta segurança em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Segundo os advogados de Joaquín “El Chapo” Guzmán, o mexicano não teve autorização dos serviços prisionais para que a sua esposa o fosse visitar e até um copo de água lhe foi negado.

O líder do cartel de Sinaloa, de 59 anos, foi extraditado para os Estados Unidos um dia antes da tomada de posse do novo Presidente americano, Donald Trump. Recorde-se que “El Chapo” é conhecido pelas suas fugas arrojadas das prisões mexicanas, por isso, em terreno americano, está sob forte vigilância.

De acordo com uma das advogadas, Michelle Gelernt, as condições a que o seu cliente está a ser sujeito deviam ser revistas porque tem “mostrado bom comportamento”.

Está preso numa cela durante 23 horas por dia e só lhe permitem uma hora de exercício”, relatou aos jornalistas.

Esta sexta-feira, numa audiência realizada num tribunal em Brooklyn, o traficante declarou-se inocente de todos os crimes de que é acusado. O chefe do cartel de Sinaloa é responsável pela entrada de milhares de toneladas de droga nos EUA e de vários outros delitos graves como, por exemplo, sequestros e assassinatos.

A sua esposa, a ex-modelo Emma Coronel,  viajou de propósito do México para estar presente na audiência.

Segundo Gelernt, a mulher, 32 anos mais nova do que Guzmán, também está a passar por uma situação muito difícil. “Foi a primeira vez que viu o marido desde que foi extraditado e, até agora, foi também a única forma de o conseguir ver”, explicou.

A próxima audiência será apenas em maio. “El Chapo”, que chegou a ser considerado o criminoso mais procurado dos EUA e do México, corre o risco de passar o resto de vida atrás das grades.

ZAP // BBC

 

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Este é um dos crimes que mais abomino. É responsável pela desgraça humana, não apenas dos próprios que consomem essas trampas das drogas, mas também por todos os que os rodeiam. Pai e Mãe, a verem os filhos a definhar, a perderem a dignidade, numa morte (literalmente) lenta. Os pais no sofrimento mais atroz, impotentes para fazer frente ao drama, carregados de um angustiante sentimento de culpa, mesmo sem a ter, na maioria dos casos.
    As vitimas deste flagelo entram numa espiral de decadência humana até perderem a dignidade, navegando na marginalidade, no roubo, na prostituição. Nesta espiral vão fazendo outras vitimas em seu redor. Roubam e agridem os pais e outros familiares, depois passam para quem não conhecem de lado nenhum, depois é lojas, etc, etc, e por fim, acabam no homicidio, tirando a vida a alguém para lhes roubar um punhado de moedas. Acima de tudo isto, como uma chaga sarnenta, estão estes oportunistas, enriquecendo e mostrando uma total indiferença e ausência de respeito pelos que desgraçam.
    Pessoalmente, com estes tipos era sem piedade. Para não darem despesa, boa ideia mesmo era recambiá-lo para as Filipinas, tem lá um “simpático e meigo” presidente, um tal de Duterte, que dizem é maluco, que geralmente trata estes casos “á bala”. Singapura também não era mau, parece que também gostam muito de individuos destes por lá.
    Sou muito humano mas, desculpem lá, alguém que sabe bem os impactos devastadores que o “produto” que vende provoca nas pessoas e na sociedade, e mesmo assim continua nesse “negócio”, numa ganância desenfreada, tipo “tractor”, que passa por cima de tudo e de todo o sofrimento humano, em seu exclusivo benefício, para mim, não merece ter tratamento humano.

RESPONDER

Em Miami e Nova Iorque, os polícias ajoelharam-se por George Floyd

Em Miami e em Nova Iorque, alguns agentes da autoridade juntaram-se aos manifestantes por breves momentos, para mostrar o seu respeito pela memória de George Floyd. Nos Estados Unidos, os protestos pela morte de George Floyd …

A Nova Zelândia está em cima de uma enorme bolha de lava

A Nova Zelândia situa-se no topo dos restos de uma pluma vulcânica gigante. Este processo é o responsável pela atividade vulcânica e desempenha um papel fundamental no funcionamento do nosso planeta. Nos anos 70, vários cientistas …

Petição busca estatuto de vítima para crianças em contexto de violência doméstica

Uma petição lançada na sexta-feria que reivindica a criação do estatuto de vítima para as crianças que vivem em contexto familiar de violência doméstica já foi assinada por mais de 1300 pessoas, entre elas personalidades …

Assimétrica e flutuante. A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai "nascer" em 48 horas

A primeira casa impressa em 3D na República Checa vai estar pronta no próximo mês para demonstrar a velocidade e a eficácia de uma técnica de construção que será sete vezes mais rápida e terá …

Anonymous garantem que princesa Diana foi assassinada para abafar caso Epstein

O movimento internacional de ciberativistas Anonymous - ou alguém que alega operar em seu nome - garante que a princesa Diana, que morreu num acidente de viação em agosto de 1997, foi, na verdade, assassinada …

Empresa de mineração pede desculpa por destruir cavernas sagradas aborígenes

A empresa mineira Rio Tinto admitiu que destruiu as cavernas pré-históricas que eram locais de culto para os aborígenes australianos e pediu desculpa. As cavernas de pedra Juukan Gorge 1 e 2 – dois locais de …

Itália exige "respeito": vai abrir fronteiras, mas excluir países que impõem restrições a italianos

Apesar de acredita "no espírito europeu", o ministro dos Negócios Estrangeiros italiano sublinhou que o país está pronto "para fechar as fronteiras" àqueles que não o respeitem. A Itália vai abrir as suas fronteiras internacionais a …

As Forças Armadas sul-africanas não estavam preparadas para um inimigo invisível

A Força de Defesa Nacional da África do Sul não está preparada para combater uma pandemia silenciosa como a da covid-19. Este "inimigo invisível" veio trazer à tona as fragilidades do país. As Forças Armadas da …

Putin convoca referendo sobre alterações constitucionais para 1 de julho

A aprovação da reforma constitucional permitirá ao atual Presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprir mais dois mandatos suplementares a partir de 2024. Vladimir Putin anunciou a data de 1 de julho para o referendo nacional de …

Depois das máscaras e do gel, procura por acrílico dispara

À semelhança do que aconteceu com as máscaras de proteção e com o álcool-gel, a procura mundial por acrílico está a aumentar. Primeiro foram as máscaras e o desinfetante em gel, mas agora há um novo …