México entrega El Chapo a Obama na véspera da posse de Trump

Tbj15 / Wikimedia

Joaquin “El Chapo” Guzman

O narcotraficante Joaquim “El Chapo” Guzman aterrou esta noite num aeroporto situado nos arredores de Nova Iorque, horas depois de ter sido extraditado do México, segundo imagens transmitidas pela televisão.

Sob a custódia de agentes da agência antidroga dos Estados Unidos (DEA), El Chapo chegou ao aeroporto de MacArthur às 21h30 de quinta-feira (1h30 de sexta-feira em Lisboa).

As imagens difundidas pela CNN e outras estações de televisão mostram o narcotraficante a entrar num hangar do terminal aéreo depois de ter abandonado o avião que o transportou desde o México.

A Secretaria de Negócios Estrageiros do México anunciou, em comunicado, que Guzman foi entregue às autoridades norte-americanas depois de o Tribunal Superior do México ter recusado os recursos interpostos pelo seu advogado, nos quais o narcotraficante se opunha à extradição.

Fugas do “criminoso mais procurado”

El Chapo era um dos mais poderosos traficantes do país e líder do cartel de Sinaloa. Ganhou destaque quando, em julho de 2015, fugiu da prisão de Altiplano (de segurança máxima), cavando um túnel de 1,5 km de extensão para sair da cela.

Com grande cobertura dos media, na altura levantou-se a hipótese de que teria fugido com a conivência dos polícias, uma vez que as câmeras de segurança registaram o momento da saída e sua ausência só foi percebida 18 minutos depois.

A fuga de El Chapo foi bastante negativa para o governo mexicano, com rumores de que o traficante tinha ligações com pessoas do alto escalão governamental. Após a fuga, o presidente Peña Nieto pôs a captura do narcotraficante na lista de prioridades do país, tendo sido recapturado em janeiro de 2016, após uma denúncia.

Nascido em 1957, Joaquin Guzmán Loera iniciou a sua carreira criminal na década de 1980 como adjunto de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara, cuja detenção, em 1989, o levou a fundar a sua própria organização em Sinaloa, o seu Estado natal.

Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de que foi extraditado para o México e, a 19 de Janeiro de 2001, fugiu da prisão de Puente Grande, Estado ocidental de Jalisco, a bordo de um camião de limpezas, com a ajuda de alguns funcionários da prisão.

A sua detenção a 22 de Fevereiro de 2014 chegou a considerada o maior golpe infligido ao narcotráfico no México em 10 anos, já que El Chapo era o criminoso mais procurado tanto pelo México como pelos Estados Unidos.

Relações México-EUA

Tribunais do Texas e da Califórnia já tinham requerido a extradição ao governo de Enrique Peña Nieto. Nos Estados Unidos, ele é acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Nos Estados Unidos, a imprensa sublinha a ocasião da extradição: na véspera da posse de Donald Trump, mas ainda com o presidente Barack Obama à frente da Casa Branca.

Não quiseram dar a vitória a Donald Trump. A extradição hoje era o primeiro momento legalmente possível e politicamente viável. Foi como dizer: sim, extraditamos El Chapo, mas a medalha não é sua, Trump”, disse à BBC o especialista em segurança Alejandro Hope.

Trump tem tomado medidas desfavoráveis em relação ao México. O presidente eleito afirmou que a construção do muro que pretende fazer para separar a fronteira deverá ser paga pelo governo mexicano.

Além disso, Trump tem contactado com empresas multinacionais da área automóvel para que abandonem planos de expansão na região, sob ameaça de sobretaxar os carros produzidos fora do território norte-americano.

ZAP // ABr / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há mais de 100 mil crianças migrantes detidas nos EUA, garante a ONU

Mais de 100 mil crianças migrantes estarão atualmente em centros de detenção nos Estados Unidos (EUA), disse na segunda-feira um perito independente da Organização das Nações Unidas (ONU), esclarecendo que esta estimativa, que classificou como …

Milhares de manifestantes impedem abertura do parlamento do Líbano

Milhares de manifestantes bloquearam esta terça-feira os acessos ao parlamento do Líbano, obrigando a adiar novamente a análise de várias leis, como a que prevê uma amnistia a quem tem impostos em dívida, contestada por …

Huawei quer implementar 5G no Brasil

O Presidente do Brasil afirmou na segunda-feira que a gigante das telecomunicações chinesa Huawei pretende instalar a tecnologia de quinta geração (5G) no país, mas rejeitou que tenha sido feita uma proposta. O anúncio foi feito …

Benfica lança OPA para controlar SAD. Ações valorizam 70%

As ações da Benfica SAD estavam a valorizar 70%, para os 4,70 euros, um dia depois da Sport Lisboa e Benfica SGPS ter lançado uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre 28,067% do capital da …

Califórnia processa empresa por promover cigarros eletrónicos com sabores para atrair jovens

A Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), abriu na segunda-feira um processo contra a Juul, marca líder de cigarros eletrónicos, acusando-a de desenvolver uma estratégia de marketing focada na conquista de menores de idade para adquirir …

Luis Enrique volta a assumir o comando da seleção espanhola

O treinador vai reassumir as funções de selecionador de futebol de Espanha, que deixou para acompanhar a doença da filha, que faleceu em agosto com um cancro ósseo. Luis Enrique, de 49 anos, regressa aos comandos …

Governo suspendeu 18 obras na ferrovia consideradas prioritárias

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou e/ou atrasou ou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020 e eram consideradas prioritárias. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Suspeito do roubo das pistolas Glock implicou Direcção da PSP (mas nunca foi interrogado sobre isso)

O polícia que está acusado do roubo das pistolas Glock da PSP insinuou, em conversas telefónicas, que haveria chefias da Direcção Nacional desta força policial envolvidas na prática do crime. Apesar disso, nunca terá sido …

O Natal traz emoções fortes. Viva-as intensamente

Quando o tempo frio faz as suas primeiras aparições, quase imediatamente alguém afirma “não tarda nada estamos no Natal”. De facto, a quadra natalícia é o grande prémio de consolação do Inverno: o motivo pelo qual …

Estádio para os Jogos Olímpicos concluído antes da data prevista

O estádio Nacional Japonês, sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020, está concluído, a um mês da estreia oficial, informou esta terça-feira o organismo proprietário do complexo. De acordo com o Conselho de …