México entrega El Chapo a Obama na véspera da posse de Trump

Tbj15 / Wikimedia

Joaquin “El Chapo” Guzman

O narcotraficante Joaquim “El Chapo” Guzman aterrou esta noite num aeroporto situado nos arredores de Nova Iorque, horas depois de ter sido extraditado do México, segundo imagens transmitidas pela televisão.

Sob a custódia de agentes da agência antidroga dos Estados Unidos (DEA), El Chapo chegou ao aeroporto de MacArthur às 21h30 de quinta-feira (1h30 de sexta-feira em Lisboa).

As imagens difundidas pela CNN e outras estações de televisão mostram o narcotraficante a entrar num hangar do terminal aéreo depois de ter abandonado o avião que o transportou desde o México.

A Secretaria de Negócios Estrageiros do México anunciou, em comunicado, que Guzman foi entregue às autoridades norte-americanas depois de o Tribunal Superior do México ter recusado os recursos interpostos pelo seu advogado, nos quais o narcotraficante se opunha à extradição.

Fugas do “criminoso mais procurado”

El Chapo era um dos mais poderosos traficantes do país e líder do cartel de Sinaloa. Ganhou destaque quando, em julho de 2015, fugiu da prisão de Altiplano (de segurança máxima), cavando um túnel de 1,5 km de extensão para sair da cela.

Com grande cobertura dos media, na altura levantou-se a hipótese de que teria fugido com a conivência dos polícias, uma vez que as câmeras de segurança registaram o momento da saída e sua ausência só foi percebida 18 minutos depois.

A fuga de El Chapo foi bastante negativa para o governo mexicano, com rumores de que o traficante tinha ligações com pessoas do alto escalão governamental. Após a fuga, o presidente Peña Nieto pôs a captura do narcotraficante na lista de prioridades do país, tendo sido recapturado em janeiro de 2016, após uma denúncia.

Nascido em 1957, Joaquin Guzmán Loera iniciou a sua carreira criminal na década de 1980 como adjunto de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara, cuja detenção, em 1989, o levou a fundar a sua própria organização em Sinaloa, o seu Estado natal.

Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de que foi extraditado para o México e, a 19 de Janeiro de 2001, fugiu da prisão de Puente Grande, Estado ocidental de Jalisco, a bordo de um camião de limpezas, com a ajuda de alguns funcionários da prisão.

A sua detenção a 22 de Fevereiro de 2014 chegou a considerada o maior golpe infligido ao narcotráfico no México em 10 anos, já que El Chapo era o criminoso mais procurado tanto pelo México como pelos Estados Unidos.

Relações México-EUA

Tribunais do Texas e da Califórnia já tinham requerido a extradição ao governo de Enrique Peña Nieto. Nos Estados Unidos, ele é acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Nos Estados Unidos, a imprensa sublinha a ocasião da extradição: na véspera da posse de Donald Trump, mas ainda com o presidente Barack Obama à frente da Casa Branca.

Não quiseram dar a vitória a Donald Trump. A extradição hoje era o primeiro momento legalmente possível e politicamente viável. Foi como dizer: sim, extraditamos El Chapo, mas a medalha não é sua, Trump”, disse à BBC o especialista em segurança Alejandro Hope.

Trump tem tomado medidas desfavoráveis em relação ao México. O presidente eleito afirmou que a construção do muro que pretende fazer para separar a fronteira deverá ser paga pelo governo mexicano.

Além disso, Trump tem contactado com empresas multinacionais da área automóvel para que abandonem planos de expansão na região, sob ameaça de sobretaxar os carros produzidos fora do território norte-americano.

ZAP // ABr / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investigação portuguesa descobriu 14 espécies marinhas com potencial para produção de antibióticos

Uma investigação conjunta da Universidade de Aveiro e da Universidade Católica descobriu 14 novas espécies e um género de fungos marinhos, com potencial para produção de antibióticos, revelou esta segunda-feira fonte académica. "Neste momento, estão a …

Impossíveis de cumprir. Directores preocupados com novas regras para as escolas

As orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS) para as escolas com vista ao regresso das aulas presenciais, em Setembro, estão a preocupar os directores dos estabelecimentos de ensino. Isto porque as consideram impossíveis de …

Homicídios disparam na maioria das cidades norte-americanas durante a pandemia

O número de homicídios cometidos em solo norte-americano disparou na maioria das cidades do país na primeira metade de 2020, comparativamente com o mesmo período do ano passado, revela uma investigação do New York Times. …

Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana. O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a …

Sérgio Figueiredo deixa direção de informação da TVI

Sérgio Figueiredo saiu do cargo de diretor de informação da TVI, anuncia a estação de televisão em comunicado enviado às redações. A cessação de funções é efetiva a partir desta sexta (10) e põe fim a …

Dinamarca lança "passaporte covid-19"

O Governo da Dinamarca lançou o "passaporte covid-19", um documento que atesta que o portador do mesmo não teve um resultado positivo ao novo coronavírus recentemente. Deverá ser utilizado em viagens internas ou externas. De …

Mais oito mortes e 342 novos casos. Mais 305 pessoas dadas como recuperadas

Portugal regista este sábado mais oito mortes por covid-19 e mais 342 casos confirmados em relação a sexta-feira, segundo dados da Direção-Geral de Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico diário da DGS, há 46.221 casos …

Ainda há esperança para os gorilas mais raros do mundo. Foram fotografados com crias

Os gorilas do rio Cross, os mais raros do mundo, foram fotografados na Nigéria com algumas crias, aumentando a esperança para esta espécie de primatas. A fotografias foram divulgadas por uma organização não-governamental nigeriana, a …

"Já sofreu muito". Trump comuta pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comutou a pena de prisão do seu amigo e antigo conselheiro Roger Stone, que foi condenado em fevereiro a 40 meses de prisão, anunciou sexta-feira a Casa Branca. Roger …

Armas, droga, sucata e prostituição financiam neonazis portugueses (mas lucros não vão todos para a causa)

Os grupos neonazis portugueses são "bastante desorganizados" e financiam-se com dinheiro obtido em negócios ilícitos, como o tráfico de armas, de droga e de mulheres para prostituição e a sucata. Mas os ganhos obtidos não …