México entrega El Chapo a Obama na véspera da posse de Trump

Tbj15 / Wikimedia

Joaquin “El Chapo” Guzman

O narcotraficante Joaquim “El Chapo” Guzman aterrou esta noite num aeroporto situado nos arredores de Nova Iorque, horas depois de ter sido extraditado do México, segundo imagens transmitidas pela televisão.

Sob a custódia de agentes da agência antidroga dos Estados Unidos (DEA), El Chapo chegou ao aeroporto de MacArthur às 21h30 de quinta-feira (1h30 de sexta-feira em Lisboa).

As imagens difundidas pela CNN e outras estações de televisão mostram o narcotraficante a entrar num hangar do terminal aéreo depois de ter abandonado o avião que o transportou desde o México.

A Secretaria de Negócios Estrageiros do México anunciou, em comunicado, que Guzman foi entregue às autoridades norte-americanas depois de o Tribunal Superior do México ter recusado os recursos interpostos pelo seu advogado, nos quais o narcotraficante se opunha à extradição.

Fugas do “criminoso mais procurado”

El Chapo era um dos mais poderosos traficantes do país e líder do cartel de Sinaloa. Ganhou destaque quando, em julho de 2015, fugiu da prisão de Altiplano (de segurança máxima), cavando um túnel de 1,5 km de extensão para sair da cela.

Com grande cobertura dos media, na altura levantou-se a hipótese de que teria fugido com a conivência dos polícias, uma vez que as câmeras de segurança registaram o momento da saída e sua ausência só foi percebida 18 minutos depois.

A fuga de El Chapo foi bastante negativa para o governo mexicano, com rumores de que o traficante tinha ligações com pessoas do alto escalão governamental. Após a fuga, o presidente Peña Nieto pôs a captura do narcotraficante na lista de prioridades do país, tendo sido recapturado em janeiro de 2016, após uma denúncia.

Nascido em 1957, Joaquin Guzmán Loera iniciou a sua carreira criminal na década de 1980 como adjunto de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara, cuja detenção, em 1989, o levou a fundar a sua própria organização em Sinaloa, o seu Estado natal.

Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de que foi extraditado para o México e, a 19 de Janeiro de 2001, fugiu da prisão de Puente Grande, Estado ocidental de Jalisco, a bordo de um camião de limpezas, com a ajuda de alguns funcionários da prisão.

A sua detenção a 22 de Fevereiro de 2014 chegou a considerada o maior golpe infligido ao narcotráfico no México em 10 anos, já que El Chapo era o criminoso mais procurado tanto pelo México como pelos Estados Unidos.

Relações México-EUA

Tribunais do Texas e da Califórnia já tinham requerido a extradição ao governo de Enrique Peña Nieto. Nos Estados Unidos, ele é acusado de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Nos Estados Unidos, a imprensa sublinha a ocasião da extradição: na véspera da posse de Donald Trump, mas ainda com o presidente Barack Obama à frente da Casa Branca.

Não quiseram dar a vitória a Donald Trump. A extradição hoje era o primeiro momento legalmente possível e politicamente viável. Foi como dizer: sim, extraditamos El Chapo, mas a medalha não é sua, Trump”, disse à BBC o especialista em segurança Alejandro Hope.

Trump tem tomado medidas desfavoráveis em relação ao México. O presidente eleito afirmou que a construção do muro que pretende fazer para separar a fronteira deverá ser paga pelo governo mexicano.

Além disso, Trump tem contactado com empresas multinacionais da área automóvel para que abandonem planos de expansão na região, sob ameaça de sobretaxar os carros produzidos fora do território norte-americano.

ZAP // ABr / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.