Narcotraficante El Chapo escapa por túnel e foge da prisão pela segunda vez

Mario Guzman / EPA

O barão da droga, Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

O barão da droga Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

O narcotraficante Joaquin “El Chapo” Guzmán Loera fugiu da prisão no Estado do México por um túnel com 1,5km de comprimento que ligava a um prédio fora da área prisional, informaram as autoridades mexicanas.

Numa conferência de imprensa, o titular da Comissão Nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido, sublinhou que na cela de El Chapo, que fugiu no sábado à noite, foi encontrado, na zona do duche, um buraco com 50 centímetros de largura e 10 metros de profundidade com um escadote.

O buraco ligava a um grande túnel com ventilação, afirmou Rubido, adiantando que a saída era num edifício que estava em construção.

Rubido também sublinhou que 18 guardas prisionais vão ser interrogados pelo Ministério Público, depois de El Chapo ter fugido no sábado pelo buraco que conduzia ao túnel.

Entretanto, com o objectivo de voltar a deter o narcotraficante, a Comissão explicou que foi montado “uma operação de localização na zona e nas estradas dos Estados vizinhos”.

O narcotraficante Joaquin Guzmán Loera, líder do cartel de Sinaloa e conhecido como El Chapo, fugiu este sábado da prisão de máxima segurança do Estado do México, no centro do país, onde estava preso desde Fevereiro de 2014, informaram fontes oficiais.

Num comunicado, a Comissão Nacional de Segurança sublinhou que a fuga, a segunda do narcotraficante depois da de 2001, ocorreu na noite de sábado, e El Chapo foi visto pela última vez nessa noite, quando foi tomar banho, na prisão de máxima segurança de Altiplano.

A prisão de Altiplano é uma prisão federal localizada em Almoloya de Juárez, no Estado do México, a 25 quilómetros de Toluca, a capital estatal, e a cerca de 80 quilómetros da Cidade do México.

Segundo a Comissão Nacional de Segurança, “ao prolongar-se a não visibilidade do interno, verificou-se a cela, que se encontrava vazia, pelo que, de imediato, foi emitido um alerta correspondente devido à provável evasão do mencionado recluso”.

Nascido em 1957, Joaquin Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, iniciou a sua carreira criminal na década de 1980 como adjunto de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara, cuja detenção, em 1989, o levou a fundar a sua própria organização em Sinaloa, o seu Estado natal.

Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de que foi extraditado para o México e, a 19 de Janeiro de 2001, fugiu da prisão de Puente Grande, Estado ocidental de Jalisco, a bordo de um camião de limpezas, com a ajuda de alguns funcionários da prisão.

A última detenção, a 22 de Fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe infligido ao narcotráfico no México, em dez anos, já que El Chapo era o criminoso mais procurado, tanto pelo México como pelos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …Das conivências de lá ou por cá as “conveniências” dos envolvidos em movimentos estranhos, se tivessem “voltado” o colchão, tinham ganho uma boa almofada! Não.Não acredito. O “cubico” deles foi ‘vistoriado’ e um túnel faz-se bom muita terra! Conversa de anjinho penitente!

RESPONDER

O chef sírio Imad Alarnab

Imad fugiu da Síria há seis anos. Agora, tem um restaurante de sucesso em Londres

O chef sírio Imad Alarnab deixou a Síria há seis anos, onde tinha vários restaurantes, rumo a Inglaterra. Não desistiu dos seus sonhos e agora tem um novo projeto no agitado Soho, no centro de …

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …