Narcotraficante El Chapo escapa por túnel e foge da prisão pela segunda vez

Mario Guzman / EPA

O barão da droga, Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

O barão da droga Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

O narcotraficante Joaquin “El Chapo” Guzmán Loera fugiu da prisão no Estado do México por um túnel com 1,5km de comprimento que ligava a um prédio fora da área prisional, informaram as autoridades mexicanas.

Numa conferência de imprensa, o titular da Comissão Nacional de Segurança, Monte Alejandro Rubido, sublinhou que na cela de El Chapo, que fugiu no sábado à noite, foi encontrado, na zona do duche, um buraco com 50 centímetros de largura e 10 metros de profundidade com um escadote.

O buraco ligava a um grande túnel com ventilação, afirmou Rubido, adiantando que a saída era num edifício que estava em construção.

Rubido também sublinhou que 18 guardas prisionais vão ser interrogados pelo Ministério Público, depois de El Chapo ter fugido no sábado pelo buraco que conduzia ao túnel.

Entretanto, com o objectivo de voltar a deter o narcotraficante, a Comissão explicou que foi montado “uma operação de localização na zona e nas estradas dos Estados vizinhos”.

O narcotraficante Joaquin Guzmán Loera, líder do cartel de Sinaloa e conhecido como El Chapo, fugiu este sábado da prisão de máxima segurança do Estado do México, no centro do país, onde estava preso desde Fevereiro de 2014, informaram fontes oficiais.

Num comunicado, a Comissão Nacional de Segurança sublinhou que a fuga, a segunda do narcotraficante depois da de 2001, ocorreu na noite de sábado, e El Chapo foi visto pela última vez nessa noite, quando foi tomar banho, na prisão de máxima segurança de Altiplano.

A prisão de Altiplano é uma prisão federal localizada em Almoloya de Juárez, no Estado do México, a 25 quilómetros de Toluca, a capital estatal, e a cerca de 80 quilómetros da Cidade do México.

Segundo a Comissão Nacional de Segurança, “ao prolongar-se a não visibilidade do interno, verificou-se a cela, que se encontrava vazia, pelo que, de imediato, foi emitido um alerta correspondente devido à provável evasão do mencionado recluso”.

Nascido em 1957, Joaquin Guzmán Loera, conhecido como El Chapo, iniciou a sua carreira criminal na década de 1980 como adjunto de Miguel Ángel Félix-Gallardo, chefe do cartel de Guadalajara, cuja detenção, em 1989, o levou a fundar a sua própria organização em Sinaloa, o seu Estado natal.

Em 1993 foi capturado na Guatemala, país de que foi extraditado para o México e, a 19 de Janeiro de 2001, fugiu da prisão de Puente Grande, Estado ocidental de Jalisco, a bordo de um camião de limpezas, com a ajuda de alguns funcionários da prisão.

A última detenção, a 22 de Fevereiro de 2014, foi considerada o maior golpe infligido ao narcotráfico no México, em dez anos, já que El Chapo era o criminoso mais procurado, tanto pelo México como pelos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. …Das conivências de lá ou por cá as “conveniências” dos envolvidos em movimentos estranhos, se tivessem “voltado” o colchão, tinham ganho uma boa almofada! Não.Não acredito. O “cubico” deles foi ‘vistoriado’ e um túnel faz-se bom muita terra! Conversa de anjinho penitente!

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …