Eis o primeiro prato de peixe cultivado em laboratório. Nada menos que uma garoupa

Steakholder Foods

Há dois anos, a empresa israelita  Steakholder Foods de Israel já tinha apresentado ao mundo o seu bife cultivado em laboratório. Agora, produziu o que diz serem os primeiros filetes inteiros de peixe cultivado do mundo. Para sermos mais exatos, filetes de garoupa.

Os primeiros filetes de peixe cultivados em laboratório, que ainda não se encontram à venda, foram criados através de uma parceria entre a Steakholder Foods, de Israel, e a Umami Meats, de Singapura.

Esta última forneceu células naturais de garoupa, que a Steakholder cultivou e incorporou numa espécie de tinta biológica para impressão em 3D.

A empresa israelita, então na altura com a designação de MeaTech 3D, apresentou em 2021 o maior bife do mundo feito com carne criada em laboratório, com ajuda da impressão 3D.

“Estamos muito satisfeitos por termos produzido os primeiros filetes de peixe cultivado do mundo, em parceria com a Steakholder Foods”, disse Mihir Pershad, CEO da Umami Meats.

Segundo a Vegconomist, os filetes resultantes estão prontos a cozinhar logo após serem impressos, apresentando uma textura naturalmente escamosa graças a “uma tecnologia patenteada acabada de desenvolver”.

Tal não acontece com outras carnes cultivadas em laboratório, que requerem um período de incubação e maturação após serem impressas.

Os filetes de laboratório mantêm o sabor de uma garoupa verdadeira — o que, de certa forma, acabam mesmo por ser.

Num evento de degustação recentemente realizado nas instalações da Steakholder, alguns convidados especiais tiveram a oportunidade de provar pratos com estes filetes, cozinhados ao estilo das gastronomias de Israel e Singapura.

“Nesta primeira degustação, apresentamos um produto cultivado que se desfaz, tem gosto e derrete na boca exatamente como um excelente peixe deve ser”, descreveu  Pershad.

Um dos ilustres convidados foi nada menos que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que, depois de assistir ao processo de impressão 3D, provou a garoupa cultivada dele resultante — tornando-se o primeiro governante do mundo a comer um peixe feito em laboratório.

As duas empresas estão agora também a colaborar no desenvolvimento de enguias cultivadas em laboratório. Mal podemos esperar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.