Einstein previu o Holocausto. A sua carta foi leiloada por 28 mil euros

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

Albert Einstein receava o crescimento do antissemitismo alemão e escreveu sobre isso uma década antes de os nazis chegarem ao poder. A carta foi vendida por mais de 28 mil euros.

A carta, datada de 1922, foi adquirida na terça-feira num leilão em Jerusalém. A destinatária era a sua irmã Maria, de acordo com a Reuters.

“Aqui estão a nascer tempos economicamente e politicamente sombrios, por isso fico feliz em poder afastar-me de tudo”, escreveu o físico de 43 anos, após sair de Berlim para um local não identificado na carta.

Albert Einstein, que três meses depois ganhou o Prémio Nobel, deixou a capital alemã depois de extremistas de extrema-direita terem assassinado o ministro dos Negócios Estrangeiros, Walter Rathenu, um amigo e colega judeu, com a polícia a avisá-lo de que poderia ser a próxima vítima.

“Ninguém sabe onde estou e acredito em ficar desaparecido“, escreveu Einstein. “Estou muito bem, apesar de todos os antissemitas que existem entre os meus colegas alemães.”

A carta fala numa viagem planeada por Einstein ao Japão, o que sugere que ele a escreveu enquanto esperava para partir do porto de Kiel, no norte da Alemanha.

Quando os nazis chegaram ao poder na Alemanha, em 1933, iniciaram uma campanha de perseguição anti-judaica que culminaria no Holocausto. Einstein acabaria por renunciar à cidadania alemã e ficar a viver nos EUA.

“O que é especial nesta carta é que Einstein realmente prevê. Ele percebe, com 10 anos de antecedência, o que vai acontecer na Alemanha”, observou Meron Eren, co-fundador da leiloeira Kedem Auction House, que vendeu a carta a um comprador não identificado.

Esta é a segunda carta de Einstein que vai a leilão no espaço de três meses mês. A famosa carta em que o físico alemão afirmava que a Bíblia não passa de uma “lenda primitiva” e que Deus é uma fraqueza humana vai ser leiloada pela Christie’s a 4 de dezembro.

O texto, escrito por Albert Einstein em 1954, um ano antes da sua morte, em resposta ao livro Choose Life: The Biblical Call to Revolt do filósofo Eric Gutkind, poderá valer algo entre 870 mil euros e 1,3 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O título da notícia é uma deturpação.
    Entre prever o crescimento do anti-semitismo e prever o extermínio em massa de judeus vai uma enormíssima distância.
    O anti-semitismo tem séculos e foi particularmente intenso em alguns países em algumas épocas (Portugal incluído). Mas não houve extermínio em massa na maioria desses países.

  2. É assustador a deturpação das notícias através de titulos completamente desadequados. Concordo plenamente com o seu comentário. Muito, mas muito mesmo a dizer sobre este tema.

  3. A expressão “Aqui estão a nascer tempos economicamente e politicamente sombrios” é uma indicação que Einstein era um espetador atento e sabia interpretar os sinais que surgiam na sociedade alemã. Prever que chegaria á carnificina que se seguiu já é um exagero; ninguém pensava que um povo culto e socialmente evoluído iria embarcar numa deriva sangrenta e irracional.
    No entanto a frase é intemporal; era bom que hoje tb se soubesse ler bem os sinais que emanam de algumas sociedades, pois o ressurgimento dos populismos nacionalistas, das xenofobias e racismos, dos ideais das extremas direitas, pode levar novamente o Mundo á guerra global e a um novo holocausto. Como já alguém disse ” Muitas vezes a história repete-se; por vezes como Ópera Bufa, outras como Tragédia”

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …