Einstein previu o Holocausto. A sua carta foi leiloada por 28 mil euros

(dr)

Albert Einstein, Prémio Nobel da Física em 1921

Albert Einstein receava o crescimento do antissemitismo alemão e escreveu sobre isso uma década antes de os nazis chegarem ao poder. A carta foi vendida por mais de 28 mil euros.

A carta, datada de 1922, foi adquirida na terça-feira num leilão em Jerusalém. A destinatária era a sua irmã Maria, de acordo com a Reuters.

“Aqui estão a nascer tempos economicamente e politicamente sombrios, por isso fico feliz em poder afastar-me de tudo”, escreveu o físico de 43 anos, após sair de Berlim para um local não identificado na carta.

Albert Einstein, que três meses depois ganhou o Prémio Nobel, deixou a capital alemã depois de extremistas de extrema-direita terem assassinado o ministro dos Negócios Estrangeiros, Walter Rathenu, um amigo e colega judeu, com a polícia a avisá-lo de que poderia ser a próxima vítima.

“Ninguém sabe onde estou e acredito em ficar desaparecido“, escreveu Einstein. “Estou muito bem, apesar de todos os antissemitas que existem entre os meus colegas alemães.”

A carta fala numa viagem planeada por Einstein ao Japão, o que sugere que ele a escreveu enquanto esperava para partir do porto de Kiel, no norte da Alemanha.

Quando os nazis chegaram ao poder na Alemanha, em 1933, iniciaram uma campanha de perseguição anti-judaica que culminaria no Holocausto. Einstein acabaria por renunciar à cidadania alemã e ficar a viver nos EUA.

“O que é especial nesta carta é que Einstein realmente prevê. Ele percebe, com 10 anos de antecedência, o que vai acontecer na Alemanha”, observou Meron Eren, co-fundador da leiloeira Kedem Auction House, que vendeu a carta a um comprador não identificado.

Esta é a segunda carta de Einstein que vai a leilão no espaço de três meses mês. A famosa carta em que o físico alemão afirmava que a Bíblia não passa de uma “lenda primitiva” e que Deus é uma fraqueza humana vai ser leiloada pela Christie’s a 4 de dezembro.

O texto, escrito por Albert Einstein em 1954, um ano antes da sua morte, em resposta ao livro Choose Life: The Biblical Call to Revolt do filósofo Eric Gutkind, poderá valer algo entre 870 mil euros e 1,3 milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O título da notícia é uma deturpação.
    Entre prever o crescimento do anti-semitismo e prever o extermínio em massa de judeus vai uma enormíssima distância.
    O anti-semitismo tem séculos e foi particularmente intenso em alguns países em algumas épocas (Portugal incluído). Mas não houve extermínio em massa na maioria desses países.

  2. É assustador a deturpação das notícias através de titulos completamente desadequados. Concordo plenamente com o seu comentário. Muito, mas muito mesmo a dizer sobre este tema.

  3. A expressão “Aqui estão a nascer tempos economicamente e politicamente sombrios” é uma indicação que Einstein era um espetador atento e sabia interpretar os sinais que surgiam na sociedade alemã. Prever que chegaria á carnificina que se seguiu já é um exagero; ninguém pensava que um povo culto e socialmente evoluído iria embarcar numa deriva sangrenta e irracional.
    No entanto a frase é intemporal; era bom que hoje tb se soubesse ler bem os sinais que emanam de algumas sociedades, pois o ressurgimento dos populismos nacionalistas, das xenofobias e racismos, dos ideais das extremas direitas, pode levar novamente o Mundo á guerra global e a um novo holocausto. Como já alguém disse ” Muitas vezes a história repete-se; por vezes como Ópera Bufa, outras como Tragédia”

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …