Eduardo Lourenço recusa uma “nova revolução”

Carlos Botelho / Flickr

Eduardo Lourenço por Carlos Botelho

Eduardo Lourenço por Carlos Botelho

O pensador Eduardo Lourenço defendeu hoje que só o respeito pela Constituição é consentâneo com a indignação dos portugueses que estão a sofrer, recusando “movimentos incontrolados” ou uma “nova revolução”.

Eduardo Lourenço foi o orador convidado dos almoços organizados pela associação 25 de Abril, inseridos nas comemorações dos 40 anos da revolução dos cravos.

O pensador disse compreender “perfeitamente” as “reações de indignação, de sofrimento, ao que se está passar, sobretudo, sofrimento pessoal de uma parte da população mais afetada”.

“Penso que só o respeito dessa mesma Constituição e do seu espírito é que é consentâneo com essa indignação”, afirmou aos jornalistas.

“Não penso que seja esperado movimentos incontrolados, nova revolução, coisas desse género, neste momento, porque a Europa não está vivendo nesta perspetiva. E mais, já é uma coisa extraordinária que Portugal possa manter o essencial das conquistas de Abril, que é ideia de democracia e aquilo a que ela obriga”, sublinhou.

Para Eduardo Lourenço, “basta ler a Constituição” e não é necessária “outra referência”.

“O contributo do 25 de Abril na nossa história contemporânea, para aquilo que Portugal é neste momento, foi o de ter restaurado o nosso passado democrático”, afirmou, sublinhando que “esse bem mais precioso” está consignado no documento que saiu da revolução, a Constituição.

Já durante a sua intervenção Eduardo Lourenço tinha afirmado que só aceitaria uma revolução “amanhã” se soubesse que seria como o 25 de Abril, mostrando-se cauteloso relativamente a outro tipo de movimentos.

“Os custos dessas aventuras são sangrentos, difíceis”, afirmou, referindo que não é possível antecipar “como acabam”.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …