EDP está a servir de “bode expiatório” para os incêndios

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

O presidente executivo da EDP, António Mexia, não duvida de que a eléctrica nacional está a ser usada como “bode expiatório” na procura por culpados pelos incêndios do Verão passado, que mataram várias pessoas.

“Percebemos que às vezes seja tentador procurar bodes expiatórios, mas acho que ficou claro para todos que a EDP não teve nada a ver com o antes, porque estava tudo limpo”, constata António Mexia em entrevista à TSF, durante um encontro de presidentes das companhias de electricidade, em Washington, nos EUA.

O responsável da eléctrica nacional salienta que a EDP cumpriu todas as normas quanto aos procedimentos de limpeza das florestas.

Nós limpamos mais de 7.500 quilómetros todos os anos respeitando aquilo que são faixas de 7,5 metros para cada lado e a única coisa que não se pode limpar são as espécies protegidas”, frisa Mexia, salientando que a empresa recorre, hoje em dia, a “tecnologias como helicópteros e drones”.

Desta forma, Mexia continua a contestar as conclusões do relatório do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CESIF) da Universidade de Coimbra que apurou que o grande incêndio de Pedrógão Grande começou por causa de uma linha de média tensão da EDP, que terá entrado em contacto com a vegetação.

Outro relatório realizado pela Comissão Técnica Independente, que avaliou as circunstâncias dos fogos do ano passado, na região centro, concluiu também que a causa do fogo que começou a 15 de Outubro na Lousã, e se espalhou a nove concelhos, foi a negligência da EDP, por não cumprir o regulamento de segurança das linhas eléctricas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando se trata de “CULPA” ninguém se assume como culpado. É muito difícil alguém assumir erros, caso o fizessem o mundo certamente seria muito melhor. Na minha opinião todos são culpados, e muito mais quem dirigiu as operações, foi uma calamidade a todo o plano. Gente sem escrúpulos, sem conhecimentos, sem NADA. São os politicos/governantes que temos. São expert a roubar, manipular, vigarizar, nisso eles são os melhores…

  2. “respeitando aquilo que são faixas de 7,5 metros para cada lado e a única coisa que não se pode limpar são as espécies protegidas!”
    Mentiroso!!
    Este parasita ganha mais de 7 mil euros por dia e é presidente da EDP, mas, quando quiser, eu mostro-lhe árvores a menos de 7,5m das linhas de alta tensão!
    Eu mesmo já comuniquei à EDP algumas dessa situações.

RESPONDER

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …

Ministério Público quer anular libertação do amante de Rosa Grilo

O Ministério Público (MP) pediu a nulidade do despacho judicial que ordenou esta sexta-feira a libertação de António Joaquim, acusado de matar o triatleta Luís Grilo, em coautoria com a mulher da vítima, Rosa Grilo. “O …

Cofina condenada a pagar 55 mil euros ao ex-ministro Miguel Macedo

O grupo Cofina Media foi condenado a pagar 55 mil euros ao antigo ministro da Administração Interna Miguel Macedo por ter exibido ilegalmente imagens e áudio de interrogatórios no âmbito do processo dos Vistos Gold, …