EDP está a servir de “bode expiatório” para os incêndios

Tiago Petinga / Lusa

O presidente da EDP, António Mexia

O presidente executivo da EDP, António Mexia, não duvida de que a eléctrica nacional está a ser usada como “bode expiatório” na procura por culpados pelos incêndios do Verão passado, que mataram várias pessoas.

“Percebemos que às vezes seja tentador procurar bodes expiatórios, mas acho que ficou claro para todos que a EDP não teve nada a ver com o antes, porque estava tudo limpo”, constata António Mexia em entrevista à TSF, durante um encontro de presidentes das companhias de electricidade, em Washington, nos EUA.

O responsável da eléctrica nacional salienta que a EDP cumpriu todas as normas quanto aos procedimentos de limpeza das florestas.

Nós limpamos mais de 7.500 quilómetros todos os anos respeitando aquilo que são faixas de 7,5 metros para cada lado e a única coisa que não se pode limpar são as espécies protegidas”, frisa Mexia, salientando que a empresa recorre, hoje em dia, a “tecnologias como helicópteros e drones”.

Desta forma, Mexia continua a contestar as conclusões do relatório do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CESIF) da Universidade de Coimbra que apurou que o grande incêndio de Pedrógão Grande começou por causa de uma linha de média tensão da EDP, que terá entrado em contacto com a vegetação.

Outro relatório realizado pela Comissão Técnica Independente, que avaliou as circunstâncias dos fogos do ano passado, na região centro, concluiu também que a causa do fogo que começou a 15 de Outubro na Lousã, e se espalhou a nove concelhos, foi a negligência da EDP, por não cumprir o regulamento de segurança das linhas eléctricas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quando se trata de “CULPA” ninguém se assume como culpado. É muito difícil alguém assumir erros, caso o fizessem o mundo certamente seria muito melhor. Na minha opinião todos são culpados, e muito mais quem dirigiu as operações, foi uma calamidade a todo o plano. Gente sem escrúpulos, sem conhecimentos, sem NADA. São os politicos/governantes que temos. São expert a roubar, manipular, vigarizar, nisso eles são os melhores…

  2. “respeitando aquilo que são faixas de 7,5 metros para cada lado e a única coisa que não se pode limpar são as espécies protegidas!”
    Mentiroso!!
    Este parasita ganha mais de 7 mil euros por dia e é presidente da EDP, mas, quando quiser, eu mostro-lhe árvores a menos de 7,5m das linhas de alta tensão!
    Eu mesmo já comuniquei à EDP algumas dessa situações.

RESPONDER

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …

O avião-baleia da Airbus já fez o seu primeiro voo

https://vimeo.com/385554265 O BelugaXL, da Airbus, é um avião-baleia e é a aeronave com mais espaço de carga do mundo. O avião foi desenvolvido para transportar peças de aviões entre as várias fábricas da empresa europeia e …