Ébola chegou aos Estados Unidos

NIAID / FLickr

Imagem do vírus do Ébola obtida com microscopia electrónica da superfície de uma célula epitelial do fígado de um macaco africano

Imagem do vírus do Ébola obtida com microscopia electrónica da superfície de uma célula epitelial do fígado de um macaco africano

O governo americano confirmou esta terça-feira o primeiro caso de Ébola diagnosticado nos Estados Unidos. O diretor do CDC, Thomas Frieden, não descarta a possibilidade de mais pessoas terem sido contaminadas.

O paciente, cuja identidade não foi revelada, será um homem do Texas infectado na Libéria, que terá apresentado os sintomas já em território americano. Deixou a Libéria no último dia 19 e chegou aos EUA no dia 20, ainda sem apresentar qualquer sintoma da doença.

Poucos dias depois de desembarcar, o paciente começou a sentir-se mal e procurou o médico. Foi admitido no hospital Texas Health Presbyterian, em Dallas, no último domingo, e colocado em isolamento.

A confirmação do diagnóstico foi feita pelo Centro de Controle de Doenças, CDC, órgão do governo americano ligado ao Ministério da Saúde.

“Um indivíduo proveniente da Libéria foi diagnosticado com Ébola nos Estados Unidos”, disse à BBC Thomas Frieden, o Director do CDC.

“Não tenho dúvida de que vamos controlar este caso de Ébola, para que não se espalhe no país”, disse Frieden.

“É possível que alguém que tenha tido contacto com o indivíduo, por exemplo um familiar, possa desenvolver Ébola nos próximos dias, mas não tenho dúvidas de que vamos parar por aqui”; assegurou.

Esta é a primeira vez que o vírus é diagnosticado num paciente nos EUA.

Até agora, apenas tinham estado em tratamento em hospitais americanos pessoas infectadas e diagnosticadas em outros países, como é o caso do médico Kent Brantly.

HHSgov / Wikimedia

Thomas Frieden, o Director do  Centro de Controle de Doenças, CDC

Thomas Frieden, o Director do Centro de Controle de Doenças, CDC

Alguns médicos e outros profissionais da saúde americanos foram infectados na região e recuperaram, depois de serem transferidos para os Estados Unidos para tratamento.

Mais de 3000 pessoas morreram já no oeste de África, infectadas com o vírus do Ébola, segundo as últimas estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a OMS, mais de 6500 pessoas podem estar infectadas nos três países mais afectados da região: Libéria, Guiné e Serra Leoa.

O surto é considerado uma “ameaça à segurança global” pela ONU.

Alguns estudos avaliam que o vírus pode contagiar mais de 20 mil pessoas nos próximos 2 meses.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …

"Árvores dinossauro". Bombeiros australianos conseguiram salvar floresta pré-histórica

Os bombeiros australianos conseguiram salvar dos incêndios uma floresta com árvores pré-históricas localizada no sudeste do país, anunciou o Governo. Em causa estão árvores da espécie Wollemia nobilis, vulgarmente conhecidas como Pinheiro de Wollemi, que se …

Príncipe Harry e Meghan renunciam aos títulos da realeza

O Palácio de Buckingham anunciou, este sábado, um acordo em que o príncipe Harry e a sua mulher renunciaram aos respetivos títulos, abandonando os deveres enquanto membros seniores da família real do Reino Unido e …

Polaris Slingshot chega ao mercado com um sistema de transmissão inovador

A nova versão do Polaris Slingshot vem equipado com um sistema de transmissão que mescla a condução do manual com o conforto do automático. Para quem não conhece o Polaris Slingshot, apresentado pela primeira vez em …

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …