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EasyJet apresenta queixa contra agências de viagens online

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PhillipC / Flickr

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A easyJet apresentou uma queixa contra diversas agências de viagens online por falta de transparência nos preços, más práticas empresariais e prejuízo aos consumidores portugueses, denunciados pela DECO – Associação de Defesa do Consumidor.

Em comunicado, a companhia aérea low cost adiantou que apresentou queixa na Direção-Geral do Consumidor, no Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e na Autoridade da Concorrência contra diversas agências de viagens online, tendo em conta que “os consumidores portugueses estão a pagar mais do que deviam por viagens na easyJet”.

Esta queixa surge na sequência do estudo realizado pela DECO, que avaliou os preços praticados por quatro agências de viagens online – Rumbo, eDreams, Logitravel e netviagens – e os preços reais pagos pelo consumidor.

A easyJet explica que os preços anunciados por estas agências são mais baixos do que o preço real e o processo de compra leva o passageiro a pagar mais do que devia, situação que não acontece numa compra no site da easyJet, onde o preço se mantém inalterável durante todo o processo.

“A easyJet quer garantir que todos os seus passageiros pagam o valor correto pela sua viagem. A atividade desenvolvida por algumas agências de viagens online leva-nos a crer que milhares de portugueses e perto de um milhão de passageiros easyJet em toda a Europa anualmente estão a pagar mais do que deviam pelas suas viagens”, afirma o diretor-geral da easyJet Portugal, Javier Gandara.

A companhia aérea de baixo custo adiantou que está também em contacto com os reguladores europeus uma vez que as agências de viagem online operam em toda a Europa.

Através da compra simulada de “dezenas” de viagens, com e sem bagagem e seguro, só de ida e de ida e volta, entre outros exemplos, a associação encontrou, especialmente no que toca aos preços, “muitas irregularidades”, de acordo com a jurista da DECO, Carla Varela.

“Os preços que a Rumbo e a eDreams anunciam são sempre mais baratos do que os efetivamente cobrados”, contou, explicando que no final da operação de compra é que estas agências dão a conhecer a cobrança de comissões de serviço, de gestão ou de reserva.

Em algumas simulações em agências de viagens, os técnicos da DECO depararam-se com preços mais baratos do que os anunciados pela própria transportadora aérea, um valor que a associação diz que se “vem a verificar não ser verdade”.

/Lusa

1 Comment

  1. Fiz uma simulação num sitio de viagens on-line, que me deu 57€ e quando fui para colocar o nome aumentou para 93€, mas quando fui para pagar já estava em 136€, deixei de comprar nesses site, agora o que faço são buscar e depois compro no sitio da própria companhia é sempre mais barato. Outra coisa que acontece é que alguns (Rumbo) é um deles, “dá preferencia a algumas companhias”

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