É praticamente impossível impedir referendo sobre independência da Catalunha

Lohen11 / wikimedia

Manifestação pela independência da Catalunha

Manifestação em Barcelona pela independência da Catalunha

O presidente catalão, Artur Mas, considerou hoje “praticamente impossível” impedir eternamente a Catalunha de votar sobre o seu futuro, como pretende o governo espanhol.

“Se a população catalã quer votar sobre o seu futuro, é praticamente impossível impedir isso sempre (…). Penso que que é absurdo pretendê-lo e creio que o governo espanhol deve chegar a essa conclusão”, declarou Artur Mas, em entrevista à AFP, na véspera de uma grande manifestação em Barcelona pela independência da Catalunha.

O presidente do governo nacionalista catalão empenhou-se em organizar, em 09 de novembro próximo, um referendo sobre a independência desta região do nordeste de Espanha.

O governo de Madrid quer impedir esta consulta, que considera inconstitucional.

Convergència Democràtica de Catalunya / Flickr

Artur Mas, presidente do governo autónomo da Catalunha

Artur Mas, presidente do governo autónomo da Catalunha

As associações independentistas organizam esta quinta-feira uma manifestação a favor do referendo que já conta com meio milhão de inscritos.

Artur Mas estima que a Catalunha vai beneficiar de um voto da Escócia pela sua independência face ao Reino Unido, em caso da vitória do “sim” no referendo de 18 de setembro, e manifestou-se convencido de que a União Europeia iria querer manter a Escócia independente no seu seio.

“Se o sim ganhar, estou absolutamente seguro de que vai haver negociações muito rápidas, mesmo imediatas, para procurar manter a Escócia na União europeia”, declarou.

A Comissão Europeia tem repetido que, segundo os tratados, um Estado que nasça de uma cisão de um Estado-membro sairá automaticamente da União Europeia e deve seguir um longo processo de adesão.

“Não é pragmático tratar estas questões políticas apenas do ponto de vista estritamente legal”, estimou Mas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal só tem 4 fiscais da ferrovia (e cada um tem de inspecionar 811 quilómetros)

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) tem apenas quatro técnicos afetos à fiscalização do setor. O organismo está a pedir o reforço destes profissionais desde 2014. De acordo com a edição desta quarta-feira do …

Dybala eleito melhor jogador do ano em Itália. Ronaldo fora da lista

O avançado argentino da Juventus foi eleito o melhor jogador da temporada 2019/20 do futebol italiano, enquanto o português Cristiano Ronaldo ficou de fora da lista de premiados. Na nota publicada no site oficial da Série …

Novo Banco registou perdas de 260 milhões à revelia do Banco de Portugal

A equipa António Ramalho terá inscrito nas contas 260 milhões de euros em perdas, passíveis de reembolso, sem falar com o Fundo de Resolução. O Público avança que a equipa de António Ramalho sinalizou, nos resultados …

Pingo Doce

Vídeo denuncia desperdício alimentar em supermercado. Jerónimo Martins está a investigar

Hugo Breda e João Relógio, ambos associados à produtora Swag On, publicaram na suas contas de Instagram um vídeo no qual denunciam o desperdício alimentar numa cadeia de supermercados em Lisboa.  O vídeo publicado nas …

O adeus de uma lenda. Ronaldo, Messi e Buffon despedem-se de "San Iker"

O internacional português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi recorreram às redes sociais para se despedirem de Iker Casillas, que esta terça-feira anunciou o fim da sua carreira.  "Foi um orgulho ter partilhado grandes momentos …

Há trabalhadores que estiveram em lay-off sem direito ao apoio salarial

O apoio destinado a trabalhadores que estiveram em regime de lay-off só se aplica a quem tenha estado nesta situação um mês civil completo. A 19 de junho, o Governo aprovou o decreto-lei que criou o …

Ordenado de 3 milhões e outros tantos em prémios. O contrato de Jesus à lupa

Jorge Jesus, que esta segunda-feira foi oficialmente apresentado como treinador do Benfica, vai ganhar três milhões de euros líquidos temporada, valor a que acrescem outros tantos milhões mediante prémios. Apesar de vir auferir um salário …

Já com luz verde de Bruxelas, Governo quer Banco de Fomento a funcionar no final do ano

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital disse esta terça-feira à agência Lusa que quer o Banco Português de Fomento a funcionar no final do ano, depois da sua criação ter sido …

"Partenon dos Naufrágios". Grécia abre o seu primeiro museu arqueológico subaquático

A Grécia abriu nesta segunda-feira o seu primeiro museu arqueológico subaquático, que reúne um conjunto de ânforas do século V a.C e que foi batizado como o "Partenon dos Naufrágios", na costa da ilha de …

Mais um funcionário do Parlamento infetado com covid-19. Outros cinco testaram negativo

Mais um funcionário da Assembleia da República foi diagnosticado com covid-19, enquanto outros cinco, atualmente em isolamento e que tinham estado em contacto com o primeiro infetado, testaram negativo. A informação foi avançada esta terça-feira …