Duterte admitiu ter abusado sexualmente de uma mulher quando era adolescente

Mast Irham / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, revelou num discurso público que, quando era adolescente, tentou abusar sexualmente de uma empregada que trabalhava na sua casa enquanto esta dormia.

Duterte descreveu a situação na semana passada, durante um discurso púbico na cidade de Kidapawan, capital da província de Cotabato, no qual revelou ter entrado no quarto da mulher quando esta dormia. “Levantei o cobertor (…) tentei tocar-lhe por debaixo da roupa. Estava a tocar-lhe. [A mulher] acordou e eu saí do quarto”, disse o líder das Filipinas citado pelo jornal espanhol El País.

O líder das Filipinas acrescentou que admitiu a um padre da escola católica onde estudava que voltou a entrar no quarto da mulher e que tentou voltar a abusar dela. De acordo com Duterte, citado pelo Rappler, o padre disse-lhe para rezar “cinco Pais Nossos, seis Avé Marias”, uma vez que iria “para o inferno”.

As afirmações de Duterte, que já por diversas vezes teceu comentários depreciativos sobre as mulheres, provocaram indignação entre as organizações de defesa dos direitos das mulheres. O partido político Gabriela, que representa alguns destes grupos, considera que as afirmações equivalem a admitir uma violação.

“A violação não acontece apenas através da penetração com o pénis. Se for com um dedo ou com um objeto é considerada violação”, realçou a secretário-geral do partido, Joms Salvador. O partido exigiu ainda a renúncia do Presidente, classificando as suas palavras coo “repulsivas”.

Salvador disse ainda que este tipo de declarações são muito “prejudiciais”, não só para as mulheres, mas também para os homens, uma vez que estes acabam por alterar a forma com veem as mulheres, escreve ainda o jornal espanhol.

Entretanto, e depois das várias críticas, o porta-voz do Presidente filipino afirmou que estes comentários foram “inventados” pelo próprio Duterte no discurso de domingo, tendo o líder das Filipinas “exagerado” a contar o que realmente aconteceu.

“O Presidente inventou uma história para chamar à atenção da agressão que ele e os seus colegas sofrerem na escola”, disse Salvador Panelo.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. “Duterte admitiu ter abusado sexualmente de uma mulher quando era adolescent
    “….Rodrigo Duterte, revelou num discurso público que, quando era adolescente, tentou abusar sexualmente de uma empregada…”
    Tentou ou abusou?!
    É escolher….

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …